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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14411
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 21-Set-2020 |
Autor(es): | PEREIRA, Edvaldo Santos |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primeiro(a) Orientador(a): | SIMÕES, Maria do Perpétuo Socorro Galvão |
Título: | A expressão do poder na produção literária de Bruno de Menezes |
Citar como: | PEREIRA, Edvaldo Santos. A expressão do poder na produção literária de Bruno de Menezes. Orientadora: Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões. 2021. 220 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14411. Acesso em:. |
Resumo: | Sob a perspectiva de que na composição de narrativas literárias é frequente o desenvolvimento da ação a partir das relações de poder, foi formulada a hipótese de que as relações dessa natureza se destacam como componentes estéticos da ação nessas obras. Nesse sentido, toma-se como suporte teórico desta pesquisa o pensamento de Michel Foucault acerca do poder, sobretudo abordado no livro Microfísica do Poder; além disso, considera-se a concepção de Karl Marx quanto ao poder manifestado nas relações de trabalho, no processo de produção da sociedade. Nesse sentido, estabelece-se uma relação com o estudo das estruturas que compõem o ambiente social, por uma microfísica do poder que tem como princípio a formação molecular da sociedade, mas também as questões voltadas à luta pela igualdade social no campo do trabalho. Essas concepções se firmam no poder que se manifesta nos mais variados níveis e diferentes pontos da rede social. Nessas circunstâncias, a abrangência da obra literária se estende com a reprodução dessas relações na ação narrativa, mediante a apropriação desse recurso na composição de seus personagens. Para a sustentação desta tese, tomou-se como objeto literário a produção do escritor paraense Bruno de Menezes, sobretudo em treze poemas selecionados, na novela Maria Dagmar e no romance Candunga, narrativa acerca do drama de retirantes do Nordeste brasileiro, que se instalaram na região bragantina, em áreas próximas à estrada de ferro Belém-Bragança. Dividido em quatro seções, apresenta-se, na primeira, a manifestação do poder que vai da realidade à ficção; na segunda, as formas de manifestação do poder como prática dos diversos níveis da sociedade, transpostas para a obra literária; na terceira, aspectos biográficos do autor, com ênfase em sua trajetória de vida, enquanto sujeito atento aos problemas sociais, engajado em movimentos sindicalistas e cooperativistas, que trouxe essa vivência para sua obra; por fim, a quarta será voltada à produção literária do autor, com foco nas relações de poder manifestadas em sua obra poética e em sua narrativa de ficção. |
Abstract: | From the perspective that the composition of literary narratives, the development of the action from power relations is frequent, the hypothesis was formulated that relationships of this nature stand out as aesthetic components of the action in these works. Although without any concerns regarding philosophical concepts, Michel Foucault’s principles on power are used as basis for this research, mainly addressed in the book Microphysics of Power. In addition, Karl Marx’s concept of the power manifested in labor relations in the production process of society will also be considered. In this sense, a relationship is established with the study of the structures that make up the social environment, through microphysics, the principle of which includes issues related to the struggle for social equality in labor, as well as to the molecular formation of society. These concepts are based on a power manifested on the most varied levels and different aspects of a social network. In these circumstances, the scope of the literary work extends with the reproduction of these relations in the narrative action, through the appropriation of this resource in the composition of its characters. To support this thesis, the works of writer Bruno de Menezes, from the state of Pará, were taken as literary object. Divided into four sections, the first addresses manifestation of power from reality to fiction; the second, forms of power manifestation as a practice of the different levels of society transposed to literary work; the third, biographical aspects of the author, with emphasis on his life trajectory, as a person who is attentive to social problems, engaged in union and cooperative movements, and who brought this experience to his work; finally, the fourth section will focus in the author’s literary works, focusing on the power relations manifested in his poetic work and in his fictional narrative. |
Palavras-chave: | Literatura Literature Menezes, Bruno de - crítica e interpretação Menezes, Bruno de, 1893-1963 -Criticism and interpretation Poder Power Relações de poder Power relations |
Área de Concentração: | ESTUDOS LITERÁRIOS |
Linha de Pesquisa: | LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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