Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14412
Tipo: Tese
Data do documento: 26-Fev-2021
Autor(es): SANTOS, Elijames Moraes dos
Afiliação do(s) Autor(es): UEMA - Universidade Estadual do Maranhão
Primeiro(a) Orientador(a): GUIMARÃES, Mayara Ribeiro
Título: Corpo, linguagem e transgressão em lavoura
Agência de fomento: 
Citar como: SANTOS, Elijames Moraes dos. Corpo, linguagem e transgressão em lavoura. Orientadora: Mayara Ribeiro Guimarães. 2021. 264 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14412. Acesso em:.
Resumo: Esta tese intitulada Corpo, linguagem e transgressão em Lavoura arcaica é um estudo sobre questões ligadas ao erotismo dos corpos, e as transgressões que se dão na e pela linguagem da narrativa do romance, de Raduan Nassar, publicado em 1975. Procedo com a hipótese de que ocorre no Lavoura arcaica um conflito entre o instinto e a razão, que são desdobrados nos discursos da narrativa por meio de uma linguagem alegórica. Desse modo, é por meio do instinto do corpo que o sujeito viola a norma patriarcal e, ao mesmo tempo, revela como o desejo e a sexualidade são interditados. Para tanto, o percurso teórico utilizado para sustentar esse estudo tem como base os trabalhos de Georges Bataille (2016; 2017; 2018), de Walter Benjamin (1984; 2013b); Michel Foucault (1977; 1988) e Sigmund Freud (2006; 2011; 2013); Giorgio Agamben (2007) e Mircea Eliade (2001). Aponto que a narrativa de Lavoura arcaica está sustentada numa linguagem que transita por uma poética erotizada, a qual revela os instintos do sujeito e seus conflitos. Com efeito, ocorre um confronto entre a razão, do mundo dos valores patriarcais, e a subversão do filho que deixa a casa da família e vai em busca de novas realizações. É com a partida de André que são revelados os problemas ligados à questão do interdito dos desejos e das paixões. Assim, esse corpo carrega em si a desmedida, que vai ser revelada pela forma fragmentada, pelo vazio, e por sua vez pela ruína que se espalha sobre os demais membros da família. Com isso, a partir do conjunto teórico aqui delineado foi possível apresentar uma discussão em torno da narrativa, de Raduan Nassar, no que se refere a presença do corpo, seus impulsos, entre outras questões que são da ordem da violação da norma, da lei, ou seja, daquilo que é interdito pelo pai. Reforço, portanto, que se verificaram alguns desdobramentos por meio de alegorias inerentes à linguagem do corpus, que deixa à mostra a fragmentação de um corpo que emana o trágico.
Abstract: This thesis titled Body, language and transgression in Ancient Tillage is a study on issues related to the eroticism of bodies, and the transgressions that take a place in and by the language of the novel's narrative, by Raduan Nassar, published in 1975. I proceed with the hypothesis of in Ancient Tillage, there is a conflict between instinct and reason, which are unfolded in the narrative discourses through an allegorical language. Therefore, it is through the body's instinct which the subject violates the patriarchal norm and, at the same time, reveals how desire and sexuality are forbidden. For this purpose, the theoretical path used to support this study is based on the work of Georges Bataille (2016; 2017; 2018), by Walter Benjamin (1984; 2013, b); Michel Foucault (1977; 1988) and Sigmund Freud (2006; 2011; 2013); Giorgio Agamben (2007) and Mircea Eliade (2001). I aim at in Ancient Tillage narrative is based on a language that transits an eroticized poetics, which reveals the subject's instincts and their conflicts. Indeed, there is a confrontation between reason, the world of patriarchal values, and the subversion of the son who leaves the family home and goes in search of new achievements. It is with André's departure that the problems related to the issue of forbidding desires and passions are revealed. Thus, this body carries within itself the unmeasured, which will be revealed by the fragmented form, the emptiness, and in turn by the ruin that spreads over the other members of the family. With this, from the theoretical set outlined here, it was possible to present a discussion around Raduan Nassar´s narrative regarding the presence of the body, its impulses, among other issues that are in the order of violation of the norm, the law, that is, what is forbidden by the father. I reinforce, therefore, that there were some developments through allegories inherent to the language of the corpus, which reveals the fragmentation of a body that emanates the tragic.
Résumé: Cette thèse intitulée Corps, langage et transgression dans La maison de la mémoire est une étude sur les questions liées à l'érotisme des corps et aux transgressions qui se produisent dans et par le langage du récit du roman de Raduan Nassar, publiée en 1975. Je pars de l'hypothèse qu'il se produit dans La maison de la mémoire un conflit entre l'instinct et la raison, qui se déploient dans les discours du récit à travers un langage allégorique. De cette manière, c'est par l'instinct du corps que le sujet viole la norme patriarcale et, en même temps, révèle comment le désir et la sexualité sont interdits. À cette fin, le parcours théorique utilisé pour soutenir cette étude repose sur les travaux de Georges Bataille (2016 ; 2017 ; 2018), de Walter Benjamin (1984 ; 2013, b) ; Michel Foucault (1977 ; 1988) et Sigmund Freud (2006 ; 2011 ; 2013) ; Giorgio Agamben (2007) et Mircea Eliade (2001). Je souligne que le récit de La maison de la mémoire est soutenu dans un langage qui transite par une poétique érotisée, qui révèle les instincts du sujet et leurs conflits. En effet, il y a une confrontation entre la raison, du monde des valeurs patriarcales et la subversion de l’enfant qui quitte la maison familiale et part à la recherche de nouvelles réalisations. C'est avec le départ d'André que se sont révélés les problèmes liés à la question d’interdiction des désirs et des passions. Ainsi, ce corps porte en soi, l’excessive, qui sera révélée par la forme fragmentée, par le vide et à son tour par la ruine qui se répand sur les autres membres de la famille. Ainsi, à partir de l'ensemble théorique esquissé ici, il a été possible de présenter une discussion autour du récit, de Raduan Nassar, en ce qui concerne la présence du corps, ses impulsions, entre autres questions de l'ordre de la violation de la norme, de la loi, c'est-à-dire de ce qui est interdit par le père. Il faut donc souligner qu'il y a eu quelques dédoublements à travers les allégories inhérentes au langage du corpus, qui laisse apparaître la fragmentation d'un corps qui émane du tragique.
Palavras-chave: Lavoura arcaica
Ancient tillage
Corpo
Body
Linguagem
Language
Transgressão
Transgression
Interdito
Interdict
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_ CorpoLinguagemTransgressao.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons