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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14452
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 27-Set-2021 |
Autor(es): | LIMA, Murilo Henrique dos Santos |
Primeiro(a) Orientador(a): | PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro |
Primeiro(a) coorientador(a): | NASCIMENTO, Maridalva Costa |
Título: | Aprender a ensinar com/por pesquisa: um caso sobre as mudanças subjetivas de Diego |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | LIMA, Murilo Henrique dos Santos. Aprender a ensinar com/por pesquisa: um caso sobre as mudanças subjetivas de Diego. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14452. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo geral investigar e compreender como se constitui processos de mudanças subjetivas na formação de um licenciando em química, à medida que vivenciava processos de aprender a ensinar com/por pesquisa. Assim, buscou-se compreender a constituição da subjetividade individual e processos de mudanças subjetivas do participante da pesquisa. Na revisão bibliográfica, na área de formação de professores, nota-se que muitos autores têm investido em pesquisas para impulsionar mudanças na formação inicial de professores de química, articulando consensos discursivos e dispositivos de formação, que os valorizam enquanto indivíduos históricos e produtores de conhecimento. Há tendências para a reflexão na interação teoria e prática, na formação do professor pesquisador e na criação de comunidades de aprendizagem, dentre outros. A fundamentação teórica desse estudo está pautada na compreensão dos modelos de formação de professores e na Teoria da Subjetividade de González Rey em articulação com a Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa do mesmo autor. A emergência das categorias teóricas permitiu tecer discussões acerca das mudanças subjetivas do participante da pesquisa, cujo convite para participar do estudo ocorreu no curso “Aprender sobre alimentação por modelos e com pesquisa”. Os participantes deste eram oriundos dos cursos de licenciatura em química, licenciatura integrada em ciências, matemática e linguagens e recém-formados. Diego teve experiências antecipadas à profissão professor no CCIUFPA e estava à espera da integralização do curso de graduação em química, enquanto participava do curso. O cenário social da pesquisa contou com o envolvimento do participante nas atividades do curso e da pesquisa, com o auxílio dos instrumentos: dinâmicas conversacionais, momentos informais, completamento de frases e momentos de atividades síncronas do curso. As interpretações realizadas sinalizaram que constituem a subjetividade de Diego sentidos subjetivos relacionados à responsabilidade, o compromisso nas atividades e com o outro, e o interesse em aprender. O que está intimamente articulado às vivências dele no CCIUFPA e que emergiram na trajetória atual das atividades do curso. Aprender a ensinar ciências com/por pesquisa envolveu movimentos processuais da sua subjetividade, produções subjetivas que relacionam o histórico vivenciado e a ação atual, a emergência de recursos subjetivos e as mudanças subjetivas necessárias que aconteciam por vias que o desafiaram e o tensionaram, nas condições da cultura, modificando crenças, representações e concepções acerca do ensinar e aprender química. Esses são aspectos que fazem parte do processo de preparação para o exercício da profissão professor de química. |
Abstract: | This study had the general objective of investigating and understanding how subjective change processes are constituted in the formation of a graduating in chemistry, as they experience processes of learning to teach with/per research. Thus, we sought to understand the constitution of individual subjectivity and processes of subjective changes of the research participant. Thus, we sought to understand the constitution of individual subjectivity and processes of subjective changes of the research participant. In the literature review, in the area of teacher training, it is noted that many authors have invested in research to promote changes in the initial training of chemistry teachers, articulating discursive consensus and training devices, that value them as historical individuals and producers of knowledge. There are tendencies towards reflection on the interaction between theory and practice, on the formation of the researcher teacher and on the creation of learning communities, among others. The theoretical foundation of this study is based on the understanding of teacher training models and on González Rey's Theory of Subjectivity in conjunction with Qualitative Epistemology and Constructive-Interpretative Methodology by the same author. The emergence of theoretical categories allowed for discussions about the subjective changes of the research participant, whose invitation to participate in the study took place in the course “Learning about feeding by models and with research”. Participants in this were from undergraduate courses in chemistry, integrated graduation in science, mathematics and languages, and recent graduates. Diego had previous experiences in the teaching profession at CCIUFPA and was waiting for the completion of the undergraduate course in chemistry, while participating in the course. The social scenario of the research included the involvement of the participant in the course and research activities, with the help of instruments: conversational dynamics, informal moments, sentence completion and moments of synchronous course activities. The interpretations carried out signaled that subjective senses related to responsibility, commitment to activities and to others, and interest in learning constitute Diego's subjectivity. This is closely linked to his experiences at CCIUFPA and which emerged in the current trajectory of the course's activities. Learning to teach science with/per research involved procedural movements of your subjectivity, subjective productions that relate the experienced history and current action, the emergence of subjective resources and the necessary subjective changes that happened in ways that challenged and strained it, under the conditions of culture, modifying beliefs, representations and conceptions about teaching and learning chemistry. These are aspects that are part of the preparation process for the profession of chemistry teacher. |
Palavras-chave: | Subjetividade Formação de professores Aprendizagem de professores Ensino com/por pesquisa Subjectivity Teacher training Teacher learning Teaching with/per research |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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