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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14472
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Nov-2021 |
Autor(es): | CHELALA, Joseph Cavalcante |
Primeiro(a) Orientador(a): | PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro |
Título: | Aprendizagem de licenciandos como produção subjetiva em práticas de modelagem no ensino de química |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | CHELALA, Joseph Cavalcante. Aprendizagem de licenciandos como produção subjetiva em práticas de modelagem no ensino de química. Orientadora: Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14472. Acesso em:. |
Resumo: | A perspectiva de ensino por modelagem auxilia o processo de aprendizagem dos estudantes. Esse ensino visa facilitar a compreensão, visualização dos sistemas macro e microscópicos da ciência química considerando sua natureza teórica, imaginativa e criativa. Contudo, as pesquisas em contexto de ensino por modelagem concedem importância exclusiva à metodologia como fator determinante da aprendizagem. Este trabalho compreende que os processos envolvendo a aprendizagem se desenvolvem de maneira mais complexa, na dimensão subjetiva da aprendizagem do estudante, no qual a metodologia é apenas um dos fatores que a influenciam. Tendo como referência a Teoria da Subjetividade, este trabalho tem por objetivo investigar como Laura, participante da pesquisa, aprende subjetivamente, personalizando o processo de produção de modelos. Para isso, investigamos a aprendizagem de Laura na ação de aprender na relação dinâmica da subjetividade individual e social, tendo como referência a Epistemologia Qualitativa. Interpretamos as manifestações de Laura, participante do curso: “Aprender sobre alimentos com modelos e por pesquisa” considerando informações obtidas em observações, sistemas conversacionais, complemento de frases e transcrição de diálogos ocorridos durante o curso. O modelo teórico construído indica que participaram da configuração subjetiva da aprendizagem de Laura seu interesse de proporcionar uma vida melhor para sua família, suas experiências na educação básica, na graduação, e no próprio curso no qual motivou-se a protagonizar a produção de um modelo para explicar o desprendimento do aroma de um alimento, recorrendo a recursos subjetivos configurados subjetivamente na sua histórica pessoal e durante o próprio curso. |
Abstract: | The modeling teaching perspective encourages the student learning process in the context of model production by students. This teaching aims to facilitate the understanding of chemical science considering its theoretical, imaginative and creative nature. However, research in the context of teaching by modeling gives exclusive importance to methodology as a determining factor in learning. This work understands that the processes involving learning develop in a more complex way, in the subjective dimension of student learning, in which the methodology is only one of the factors that influence it. Based on the Theory of Subjectivity, this work aims to investigate how Laura, a research participant, learns subjectively, personalizing the model production process. For this, we investigate Laura's learning in the action of learning in the dynamic relationship of individual and social subjectivity, using Qualitative Epistemology as a reference. We interpreted the manifestations of Laura, a participant in the course: “Learning about food with models and through research” considering observations, conversational systems, sentence complementation and transcription of dialogues that took place during the course. The theoretical model built indicates that Laura's interest in providing a better life for her family, her experiences in basic education, and undergraduate participation, and in the course itself, in which she plays a leading role in the production of a model to explain the issue, participate in the subjective configuration of Laura's learning. detachment of the aroma of a food, resorting to subjective resources configured subjectively in their personal history and during the course itself. |
Palavras-chave: | Subjetividade Epistemologia qualitativa Aprendizagem de química Ensino de ciências por modelos Subjectivity Qualitative epistemology Learning Teaching chemistry science Science teaching by models |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
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