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Tipo: Dissertação
Data do documento: 24-Nov-2021
Autor(es): MENDES, Roberta Pinheiro
Afiliação do(s) Autor(es): Causo & Companhia
Primeiro(a) Orientador(a): CASTRO, Marina Ramos Neves de
Título: Feminino pau e corda na Amazônia: as sereias de Vila Silva Tocadoras de Carimbó
Citar como: MENDES, Roberta Pinheiro. Feminino pau e corda na Amazônia: as sereias da Vila Silva Tocadoras de Carimbó. Orientadora: Marina Ramos Neves de Castro. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14474. Acesso em:.
Resumo: Este trabalho pretende superar a imagem essencializada e midiatizada da mulher carimbozeira proposta pelas mídias tradicionais. O grupo escolhido como fio condutor dessa narrativa descolonial que se realiza através de imagens é o grupo pioneiro, composto, prioritariamente, por mulheres oriundas do vilarejo Vila Silva, localizado em Marapanim, denominado Sereia do Mar. Apresentações musicais, articulações e o cotidiano da Vila, evidenciado a partir da perspectiva de um feminismo descolonial (LUGONES, 2010) são o foco deste trabalho que enseja discutir outras formas de narrativas provenientes da Região Amazônica. Este trabalho também dialoga com o termo Escrevivência (EVARISTO,2021) de Conceição Evaristo que propõe uma perspectiva feminina e afrodescendente (2018/ Revista Língua & Literatura) na construção do texto, em sua poética. Este conceito foi criado analisando obras literárias, entretanto este trabalho utiliza este recorte na escrita para o texto acadêmico. Por isso, o relato em primeira pessoa da pesquisadora em vários momentos vem à tona e se faz importante na construção dessa narrativa visual. Por que, pautado nesse pensar de Evaristo, de onde parte a escrita se revela muito sobre o trabalho.
Abstract: This work aims to overcome the essentialized and mediated image of the stamping woman proposed by traditional media. The group chosen as the guiding thread of this decolonial narrative that takes place through images is the pioneer group, composed, primarily, of women from the village Of Vila Silva, located in Marapanim, called Sereia do Mar. Musical presentations, articulations and the daily life of the village, evidenced from the perspective of a decolonial feminism (LUGONES, 2010) are the focus of this work that will discuss other forms of narratives coming from the Amazon Region. This work also dialogues with the term Escreviveência (EVARISTO,2021) by Conceição Evaristo, which proposes a feminine and Afrodescendant perspective (2018/ Revista Língua & Literatura) in the construction of the text, in its poetics. This concept was created by analyzing literary works, however this work uses this cut out in writing for the academic text. Therefore, the researcher's first-person account at various times comes to the fore and is important in the construction of this visual narrative. Why, based on this thought of Evaristo, where the writing is part, it reveals a lot about the work.
Palavras-chave: Mulheres carimbozeiras
Women stamps
Tocadoras
Touchpeople
Fotoetnografia
Photoethnography
Carimbó
Decolonialidade
Decoloniality
Área de Concentração: COMUNICAÇÃO
Linha de Pesquisa: COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZÔNIA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Comunicação, Cultura e Amazônia (Mestrado) - PPGCOM/ILC

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