Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14500
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Ago-2021 |
Autor(es): | BANDEIRA NETTO, Felipe |
Primeiro(a) Orientador(a): | GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver |
Título: | Clube de ciências da Universidade Federal do Pará: ensino de ciências e divulgação científica: um estudo iconográfico antropológico narrativo |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | BANDEIRA NETTO, Felipe. Clube de ciências da Universidade Federal do Pará: ensino de ciências e divulgação científica: um estudo iconográfico antropológico narrativo. Orientadora: Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14500. Acesso em:. |
Resumo: | Busco nesta dissertação analisar aspectos epistemológicos e históricos do ensino de Ciências no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará – CCIUFPA. Para isso, faço uso de imagens fotográficas do acervo do Clube de Ciências e do acervo pessoal de professores e coordenadores egressos deste espaço formativo. Nesta pesquisa, início tratando dos meus primeiros contatos com a fotografia, que se desenha desde minha infância no Quilombo de Mangueiras, localizado no Arquipélago do Marajó, na cidade de Salvaterra, no Estado do Pará, até o momento atual desta pesquisa de mestrado. A problematização desta pesquisa ocorre por meio de relatos memorialísticos evocadas a partir de fotografias, de pessoas que viveram o CCIUFPA em épocas diversas. Para análise das falas e imagens, faço uso de elementos teóricos pertinentes e que me auxiliam no levantamento de informações e na construção de dados. Busco aporte teórico antropológico no pensamento de teóricos como Geertz, Campos, Bourdieu, Kossoy, assim como Hine e Turkle para discutir antropologia virtual. Como esta é uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa, assumo a perspectiva teórica de Clandinin e Connelly. Para o movimento analítico, faço uso da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi. Como a pesquisa transcorreu durante a pandemia de Covid-19, causada pelo coronavírus de Sars-Cov 2, parte das entrevistas realizadas foram feitas de modo virtual, e para respeitar os limites científicos, faço uso de teóricos que me auxiliam neste processo. O movimento analítico possibilitou construir duas categorias tratando de Iniciação Científica e de Comunicação Científica na trajetória histórica do ensino de ciências no CCIUFPA. |
Abstract: | I seek in this dissertation to analyze epistemological and historical aspects of science teaching at the Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará - CCIUFPA. For this, I make use of photographic images of the collection of the Clube de Ciências and the personal collection of teachers and coordinators graduated from this training space. In this research, I begin with my first contacts with photography, which is designed since my childhood in Quilombo de Mangueiras, located in the Ilha do Marajó, in the city of Salvaterra, in the Estado do Pará, until the current moment of this master's research. The problematization of this research occurs through memorialistic reports evoked from photographs of people who lived the CCIUFPA in different times. For the analysis of speeches and images, I make use of relevant theoretical elements that help me in the collection of information and in the construction of data. I seek anthropological theoretical contribution in the thinking of theorists such as Geertz, Campos, Bourdieu, Kossoy, as well as Hine and Turkle to discuss virtual anthropology. As this is a qualitative research in the narrative modality, I take the theoretical perspective of Clandinin and Connelly. For the analytical movement, I make use of the discursive textual analysis of Moraes e Galiazzi. As the research took place during the Covid-19 pandemic, caused by the Sars-Cov 2 coronavirus, part of the interviews were conducted virtually, and to respect scientific limits, I make use of theorists who assist me in this process. The analytical movement made it possible to build two categories dealing with Scientific Initiation and Scientific Communication in the historical trajectory of science teaching at CCIUFPA. |
Palavras-chave: | Educação em ciências Pesquisa narrativa Divulgação cientifica Ensino de ciências Antropologia Science education Narrative research Scientific divulgation Science teaching Anthropology |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_ClubeCienciasUniversidade.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons