Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14523
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CNCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa | - |
dc.creator | MATOS, Maria Laiane do Carmo | - |
dc.creator | SILVA, Maria de Lourdes de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T18:48:12Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T18:48:12Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa; MATOS, Maria Laiane do Carmo; SILVA, Maria de Lourdes de Sousa. O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 353-359. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14523. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-5306 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14523 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-07-27T18:47:48Z No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_353-359.pdf: 1287448 bytes, checksum: edc5fab86240d37fefb96adfd357a0cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-07-27T18:48:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_353-359.pdf: 1287448 bytes, checksum: edc5fab86240d37fefb96adfd357a0cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-27T18:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_353-359.pdf: 1287448 bytes, checksum: edc5fab86240d37fefb96adfd357a0cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source.uri | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Progresso educacional | pt_BR |
dc.subject | Oportunidades de ensino | pt_BR |
dc.title | O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | ExePEPe | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5020379058013294 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4551073998540985 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4220505500961412 | pt_BR |
dc.citation.issue | 23 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo é o resultado de ações educativas desenvolvidas pela equi- pe integrante do projeto de extensão “Olhares sobre a Educação Intercultural: Indígena, Quilombola, Campo/ Ribeirinho em Comunidades Tradicionais do Nordeste Paraen- se”, cujo objetivo a ser atingido foi o domínio da leitura, escrita e cálculo por crianças e jovens da escola municipal da comunidade Chaú. A metodologia utilizada foi ações educativas através de oficinas de Letramento nas áreas da linguagem e matemática, formas pedagógicas para formação de lideranças comunitárias, atividades lúdicas (es- portes, brincadeiras, gincana). O público alvo atingido foram estudantes da educação básica, residentes na comunidade. O período de desenvolvimento aconteceu no 2o se- mestre de 2017. O resultado alcançado foi satisfatório diante do objetivo do trabalho realizado, como maior desenvolvimento na leitura e escrita, diante das realizações das atividades didáticas, houve também um rendimento significante se comparado ao pri- meiro contato com esses discentes, além da empolgação dos alunos participantes do projeto, os pais destes começaram a se envolver no processo de aprendizagem dos seus filhos, participando juntamente com os integrantes do projeto, não somente durante as aulas, mas também nas reuniões e nos momentos de lazer. Onde não importava o local e simplicidade que nele existia, não importava os pés sujos após as aulas ou a poeira em que teimava em nos atrapalhar. Não importava a sede, a fome e a preocupação em voltar para casa. O que realmente importava era ensinar aquelas crianças com sede de aprender, com brilho nos olhos em busca de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.affiliation | UFPA - Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.subject.theme | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes | pt_BR |
dc.subject.thematicaxis | Currículo, Formação Docente e Práticas Educativas Transformadoras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EstimuloEnsinoAprendizagem.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons