Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCNCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa-
dc.creatorMATOS, Maria Laiane do Carmo-
dc.creatorSILVA, Maria de Lourdes de Sousa-
dc.date.accessioned2022-07-27T18:48:12Z-
dc.date.available2022-07-27T18:48:12Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa; MATOS, Maria Laiane do Carmo; SILVA, Maria de Lourdes de Sousa. O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 353-359. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14523. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2595-5306pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14523-
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-07-27T18:47:48Z No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_353-359.pdf: 1287448 bytes, checksum: edc5fab86240d37fefb96adfd357a0cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-07-27T18:48:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_353-359.pdf: 1287448 bytes, checksum: edc5fab86240d37fefb96adfd357a0cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T18:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_353-359.pdf: 1287448 bytes, checksum: edc5fab86240d37fefb96adfd357a0cd (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherExecutiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProgresso educacionalpt_BR
dc.subjectOportunidades de ensinopt_BR
dc.titleO estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaúpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsExePEPept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020379058013294pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4551073998540985pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4220505500961412pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é o resultado de ações educativas desenvolvidas pela equi- pe integrante do projeto de extensão “Olhares sobre a Educação Intercultural: Indígena, Quilombola, Campo/ Ribeirinho em Comunidades Tradicionais do Nordeste Paraen- se”, cujo objetivo a ser atingido foi o domínio da leitura, escrita e cálculo por crianças e jovens da escola municipal da comunidade Chaú. A metodologia utilizada foi ações educativas através de oficinas de Letramento nas áreas da linguagem e matemática, formas pedagógicas para formação de lideranças comunitárias, atividades lúdicas (es- portes, brincadeiras, gincana). O público alvo atingido foram estudantes da educação básica, residentes na comunidade. O período de desenvolvimento aconteceu no 2o se- mestre de 2017. O resultado alcançado foi satisfatório diante do objetivo do trabalho realizado, como maior desenvolvimento na leitura e escrita, diante das realizações das atividades didáticas, houve também um rendimento significante se comparado ao pri- meiro contato com esses discentes, além da empolgação dos alunos participantes do projeto, os pais destes começaram a se envolver no processo de aprendizagem dos seus filhos, participando juntamente com os integrantes do projeto, não somente durante as aulas, mas também nas reuniões e nos momentos de lazer. Onde não importava o local e simplicidade que nele existia, não importava os pés sujos após as aulas ou a poeira em que teimava em nos atrapalhar. Não importava a sede, a fome e a preocupação em voltar para casa. O que realmente importava era ensinar aquelas crianças com sede de aprender, com brilho nos olhos em busca de conhecimento.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.subject.themeA Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberespt_BR
dc.subject.thematicaxisCurrículo, Formação Docente e Práticas Educativas Transformadoraspt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EstimuloEnsinoAprendizagem.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons