Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14523
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | CNCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa MATOS, Maria Laiane do Carmo SILVA, Maria de Lourdes de Sousa |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú |
Citar como: | CONCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa; MATOS, Maria Laiane do Carmo; SILVA, Maria de Lourdes de Sousa. O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 353-359. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14523. Acesso em:. |
Resumo: | O presente estudo é o resultado de ações educativas desenvolvidas pela equi- pe integrante do projeto de extensão “Olhares sobre a Educação Intercultural: Indígena, Quilombola, Campo/ Ribeirinho em Comunidades Tradicionais do Nordeste Paraen- se”, cujo objetivo a ser atingido foi o domínio da leitura, escrita e cálculo por crianças e jovens da escola municipal da comunidade Chaú. A metodologia utilizada foi ações educativas através de oficinas de Letramento nas áreas da linguagem e matemática, formas pedagógicas para formação de lideranças comunitárias, atividades lúdicas (es- portes, brincadeiras, gincana). O público alvo atingido foram estudantes da educação básica, residentes na comunidade. O período de desenvolvimento aconteceu no 2o se- mestre de 2017. O resultado alcançado foi satisfatório diante do objetivo do trabalho realizado, como maior desenvolvimento na leitura e escrita, diante das realizações das atividades didáticas, houve também um rendimento significante se comparado ao pri- meiro contato com esses discentes, além da empolgação dos alunos participantes do projeto, os pais destes começaram a se envolver no processo de aprendizagem dos seus filhos, participando juntamente com os integrantes do projeto, não somente durante as aulas, mas também nas reuniões e nos momentos de lazer. Onde não importava o local e simplicidade que nele existia, não importava os pés sujos após as aulas ou a poeira em que teimava em nos atrapalhar. Não importava a sede, a fome e a preocupação em voltar para casa. O que realmente importava era ensinar aquelas crianças com sede de aprender, com brilho nos olhos em busca de conhecimento. |
Palavras-chave: | Educação Progresso educacional Oportunidades de ensino |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Currículo, Formação Docente e Práticas Educativas Transformadoras |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EstimuloEnsinoAprendizagem.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons