Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14523
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): CNCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa
MATOS, Maria Laiane do Carmo
SILVA, Maria de Lourdes de Sousa
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú
Citar como: CONCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa; MATOS, Maria Laiane do Carmo; SILVA, Maria de Lourdes de Sousa. O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 353-359. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14523. Acesso em:.
Resumo: O presente estudo é o resultado de ações educativas desenvolvidas pela equi- pe integrante do projeto de extensão “Olhares sobre a Educação Intercultural: Indígena, Quilombola, Campo/ Ribeirinho em Comunidades Tradicionais do Nordeste Paraen- se”, cujo objetivo a ser atingido foi o domínio da leitura, escrita e cálculo por crianças e jovens da escola municipal da comunidade Chaú. A metodologia utilizada foi ações educativas através de oficinas de Letramento nas áreas da linguagem e matemática, formas pedagógicas para formação de lideranças comunitárias, atividades lúdicas (es- portes, brincadeiras, gincana). O público alvo atingido foram estudantes da educação básica, residentes na comunidade. O período de desenvolvimento aconteceu no 2o se- mestre de 2017. O resultado alcançado foi satisfatório diante do objetivo do trabalho realizado, como maior desenvolvimento na leitura e escrita, diante das realizações das atividades didáticas, houve também um rendimento significante se comparado ao pri- meiro contato com esses discentes, além da empolgação dos alunos participantes do projeto, os pais destes começaram a se envolver no processo de aprendizagem dos seus filhos, participando juntamente com os integrantes do projeto, não somente durante as aulas, mas também nas reuniões e nos momentos de lazer. Onde não importava o local e simplicidade que nele existia, não importava os pés sujos após as aulas ou a poeira em que teimava em nos atrapalhar. Não importava a sede, a fome e a preocupação em voltar para casa. O que realmente importava era ensinar aquelas crianças com sede de aprender, com brilho nos olhos em busca de conhecimento.
Palavras-chave: Educação
Progresso educacional
Oportunidades de ensino
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
Eixo Temático: Currículo, Formação Docente e Práticas Educativas Transformadoras
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EstimuloEnsinoAprendizagem.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons