Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14525
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | AMARAL, Daniela Pantoja do RIBEIRO, Leileanne Mac Dovel |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | O currículo da educação infantil em uma escola no município de Abaetetuba |
Citar como: | AMARAL, Daniela Pantoja do; RIBEIRO, Leileanne Mac Dovel. O currículo da educação infantil em uma escola no município de Abaetetuba. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 335-344. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14525. Acesso em:. |
Resumo: | Este artigo é obra de uma pesquisa de campo realizada durante a disciplina Teoria do Currículo, a qual foi efetuada em uma Escola de Educação Infantil localizada na zona urbana do Município de Abaetetuba-Pará. A pesquisa teve como objetivos rela- cionar as teorias aprendidas em sala de aula, às práticas desempenhadas na escola pes- quisada; analisar as perspectivas de currículo, dentro de aspectos importantes que im- plicam na formação cognitiva e social das crianças dentro da comunidade escolar. Para tanto, foi priorizado documentos oficiais como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNs), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), bem como autores como BUJES (2001) e YOUNG (2014). Sendo assim, foi considerado termos que ressaltam a formação curricular dentro dos padrões das DCNs como por exemplo, a infraestrutura da escola, os temas transversais abordados na formação das crianças, a adaptação do currículo. Como resultados notamos que a escola busca trabalhar com as crianças o que os documentos oficiais sugerem, onde procuram adequar os conteúdos de acordo com a realidade desses sujeitos. Percebemos sobre tudo o compromisso dos educadores com a formação integral das crianças nos diversos âmbitos. |
Palavras-chave: | Currículo Educação Infantil Escola |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Currículo, Formação Docente e Práticas Educativas Transformadoras |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CABAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CurriculoEducacaoInfantil.pdf | 999,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons