Escola e trabalho: uma análise pedagógica no centro integrado de educação do baixo Tocantins - Ciebt/Cametá, sobre o princípio educativo da práxis no Curso de Ensino Médio Integrado de Agropecuária

Imagem de Miniatura

Data

01-07-2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia

Citar como

CASTRO, Osvaldo Luís Martins de. Escola e trabalho: uma análise pedagógica no centro integrado de educação do baixo Tocantins - Ciebt/Cametá, sobre o princípio educativo da práxis no Curso de Ensino Médio Integrado de Agropecuária. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 281-290. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14531. Acesso em:.

DOI

O presente artigo que tem como tema Escola e Trabalho: uma análise peda- gógica no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins – CIEBT/Cametá, sobre o princípio educativo da práxis no curso de ensino médio integrado de agropecuária é parte do projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação de Educação Básica. O ar- tigo busca fazer uma reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no CIEBT/ Cametá, verificando se na ação da sala de aula há integração entre os saberes científicos e técnicos com a formação geral do discente contemplando a formação para a vida e o trabalho. O objetivo aqui é promover uma reflexão sobre a práxis educativa desenvolvi- da no CIEBT/Cametá no curso de ensino médio integrado de agropecuária e relacioná- -la com a vida e o mundo do trabalho dos alunos egressos desse curso do ano de 2013. Assim determinamos como objetivo geral identificar nas práticas pedagógicas e nas atividades docentes elementos de integração entre os conhecimentos técnicos e a ação prática decorrente destes no mundo do trabalho. Tendo como objeto de pesquisa escola e trabalho, definimos como problemática a ser estudada a seguinte arguição: As ativida- des pedagógicas desenvolvidas no CIEBT/Cametá estão contribuindo na formação om- nilateral dos alunos integrando conhecimento e ação no mundo do trabalho? A partir dessa problemática com a finalidade de viabilizar a pesquisa optamos para a realização do estudo utilizar a pesquisa qualitativa pois, acreditamos que tal metodologia pode fornecer os dados reais para a investigação da problemática, através da observação in lócus, aplicação de questionários semiestruturados, entrevistas e análise do conteúdo.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

ExePEPe

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0