Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14535
Tipo: Artigo de Evento
Fecha de publicación : jul-2018
Autor(es): PANTOJA, Airton Pereira
WANZELER, Adelmo Viana
SANTOS, Denise dos Santos
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Título : O Sistema de Organização Modular de Ensino: saberes sociais, processos formativos e as implicações das metamorfoses do mundo do trabalho, na perspectiva de jovens estudantes trabalhadores
Citación : PANTOJA, Airton Pereira; WANZELER, Adelmo Viana; SANTOS, Denise dos. O Sistema de Organização Modular de Ensino: saberes sociais, processos formativos e as implicações das metamorfoses do mundo do trabalho, na perspectiva de jovens estudantes trabalhadores. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 239-250. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14535. Acesso em:.
Resumen: No presente trabalho investigamos como se realiza dialeticamente, nos pro- cessos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá, a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio – fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada – e as metamorfoses do mundo do tra- balho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspecti- vas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.
Palabras clave : Saberes sociais
Educação
Juventude
Series/Report no.: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
metadata.dc.subject.theme: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
metadata.dc.subject.thematicaxis: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais na Amazônia
ISSN : 2595-5306
País: Brasil
Editorial : Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece en las colecciones: Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_SistemaOrganizacaoModular.pdf911,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons