Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14539
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | CRUZ, Rosiane Oliveira da SANTANA, Rosa Carla Costa SANTOS, Sonia Helena Moraes dos SOARES, Maria Eliana |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | As contribuições do jogo “No movimento dos números” para o ensino da adição nos anos iniciais do ensino fundamental |
Citar como: | CRUZ, Rosiane Oliveira da et al. As contribuições do jogo “No movimento dos números” para o ensino da adição nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 193-202. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14539. Acesso em:. |
Resumo: | Neste artigo abordamos o ensino da adição no 2o ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é problematizar e discutir a importância e as contribuições do jogo “O Movimento dos Números” para o ensino da adição, além de desenvolver uma prática pedagógica dinâmica utilizando o lúdico para trabalhar a Matemática, no intuito de um relato de nossas experiências e troca de saberes enquanto acadêmicas do quinto semestre do curso de Pedagogia 2015 noturno da UFPA. Utilizamos a pesquisa biblio- gráfica e de campo com abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), cuja proposta surgiu na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino da Matemática, e foi realizada em maio de 2017 numa escola municipal de Castanhal/PA. Para discutirmos sobre o jogo enquanto instrumento de ensino nos fundamentamos em Pedroza (2005); Brasil (2007), Smole et al (2007), Santos (2008), dentre outros. Com a aplicação do jogo conhecemos o nível de desenvolvimento matemático dos alunos e, embora com a assimilação da adição na casa das unidades e dezenas, o processo de aprendizagem na casa das centenas continue em construção, a realização desta intervenção contribuiu para o processo de nossa formação a partir da reflexão sobre importância das metodo- logias utilizadas para o ensino da Matemática nos anos iniciais. |
Palavras-chave: | Ludicidade Aprendizagem Adição Jogo |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Educação, Cultura e Diversidade |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CCAST |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ContribuicoesJogoMovimento.pdf | 715,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons