Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14539
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): CRUZ, Rosiane Oliveira da
SANTANA, Rosa Carla Costa
SANTOS, Sonia Helena Moraes dos
SOARES, Maria Eliana
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: As contribuições do jogo “No movimento dos números” para o ensino da adição nos anos iniciais do ensino fundamental
Citar como: CRUZ, Rosiane Oliveira da et al. As contribuições do jogo “No movimento dos números” para o ensino da adição nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 193-202. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14539. Acesso em:.
Resumo: Neste artigo abordamos o ensino da adição no 2o ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é problematizar e discutir a importância e as contribuições do jogo “O Movimento dos Números” para o ensino da adição, além de desenvolver uma prática pedagógica dinâmica utilizando o lúdico para trabalhar a Matemática, no intuito de um relato de nossas experiências e troca de saberes enquanto acadêmicas do quinto semestre do curso de Pedagogia 2015 noturno da UFPA. Utilizamos a pesquisa biblio- gráfica e de campo com abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), cuja proposta surgiu na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino da Matemática, e foi realizada em maio de 2017 numa escola municipal de Castanhal/PA. Para discutirmos sobre o jogo enquanto instrumento de ensino nos fundamentamos em Pedroza (2005); Brasil (2007), Smole et al (2007), Santos (2008), dentre outros. Com a aplicação do jogo conhecemos o nível de desenvolvimento matemático dos alunos e, embora com a assimilação da adição na casa das unidades e dezenas, o processo de aprendizagem na casa das centenas continue em construção, a realização desta intervenção contribuiu para o processo de nossa formação a partir da reflexão sobre importância das metodo- logias utilizadas para o ensino da Matemática nos anos iniciais.
Palavras-chave: Ludicidade
Aprendizagem
Adição
Jogo
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
Eixo Temático: Educação, Cultura e Diversidade
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CCAST

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ContribuicoesJogoMovimento.pdf715,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons