Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERREIRA, Renata Lopes-
dc.creatorRIBEIRO, Edilene dos Santos-
dc.creatorFONSECA, Jéssica Lanna Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-29T15:39:05Z-
dc.date.available2022-07-29T15:39:05Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationFERREIRA,Renata Lopes; RIBEIRO, Edilene dos Santos; FONSECA, Jéssica Lanna Oliveira. Construção naval como patrimônio cultural e educacional. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 183-191. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14540. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2595-5306pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14540-
dc.description.provenanceSubmitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-07-29T14:28:52Z No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_183-191.pdf: 935440 bytes, checksum: d4ea854c92312289e71c6e7e5c763ed8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-07-29T15:39:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_183-191.pdf: 935440 bytes, checksum: d4ea854c92312289e71c6e7e5c763ed8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-29T15:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 anais_epepe2018_183-191.pdf: 935440 bytes, checksum: d4ea854c92312289e71c6e7e5c763ed8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2018-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherExecutiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.urihttps://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0pt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEmbarcaçõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConstrução naval como patrimônio cultural e educacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsExePEPept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319679185535616pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5485799308701291pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho com o tema: Construção Naval como patrimônio cultural e educacional, tem por objetivo ressaltar a importância que essa atividade traz para a construção cultural e educacional para seus praticantes, os “construtores de barco”, assim chamados pelas pessoas de suas localidades, onde se encontram os estaleiros, lugares, nos quais, produzem essas embarcações. A pesquisa foi fundamentada em ca- ráter qualitativo, sendo desenvolvida a partir de observações em campo e análise das entrevistas semiestruturadas, com visitas realizadas nos municípios de Abaetetuba e Igarapé Miri, no Estado do Pará. Por conseguinte, se tem as seguintes questões como norteadoras: Como o conhecimento necessário foi adquirido apesar da baixa (ou nenhu- ma) escolaridade dos construtores e como ele é repassado para as gerações seguintes? Esses trabalhadores consideram a atividade que praticam como sendo um patrimônio cultural do município? Dessa maneira, almejou-se analisar os direcionamentos de como o processo educativo e cultural se concebem, e como se refletem na vida dos fazedores de barcos, além de seu valor cultural e históricos nos municípios citados.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
dc.subject.themeA Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberespt_BR
dc.subject.thematicaxisEducação, Cultura e Diversidadept_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAPED/CABAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConstrucaoNavalPatrimonio.pdf913,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons