Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14546
Tipo: | Artigo de Evento |
Data do documento: | Jul-2018 |
Autor(es): | FURTADO, Daniela Santos RAMOS, Sirlane de Jesus Damasceno RODRIGUES, Fabrícia Alfaia |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Algumas convergências de ideias entre Paulo Freire e Amílcar Cabral |
Citar como: | FURTADO, Daniela Santos; RAMOS, Sirlane de Jesus Damasceno; RODRIGUES, Fabrícia Alfaia. Algumas convergências de ideias entre Paulo Freire e Amílcar Cabral. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 41-50. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14546. Acesso em:. |
Resumo: | Este artigo é uma reflexão teórica sobre algumas convergências de ideias entre Cabral e Freire, dois educadores que com sua práxis contribuíram para a libertação das racionalidades que os colonizadores enraizaram nas mentes dos “ex-colonizados” (o povo africano). Dentre as convergências discutidas no texto estão: primeiro que Cabral e Freire são atores da práxis revolucionária, uma vez que ambos lutavam intransigentemente contra todas as formas de opressão em defesa da autoconscientização; segundo, que os mesmos são educadores da emancipação, da descolonização das mentes e corações e por isso defendem um educação emancipadora. Cabral e Freire foram educadores da libertação, e nesse educar, a maior convergência de todas é que não usavam apenas o conhecimento, a experiência, a práxis, a educação, a cultura como “armas” no processo de emancipação do homem; mas eram guiados pelo coração. |
Palavras-chave: | Paulo Freire e Cabral Convergências Educação emancipadora e in-tegral |
Título do Periódico: | Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia |
Tema: | A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes |
Eixo Temático: | Educação, Cultura e Diversidade |
ISSN: | 2595-5306 |
País: | Brasil |
Instituição: | Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia |
Sigla da Instituição: | ExePEPe |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AlgumasConvergenciasIdeias.pdf | 382,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons