Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14546
Tipo: Artigo de Evento
Data do documento: Jul-2018
Autor(es): FURTADO, Daniela Santos
RAMOS, Sirlane de Jesus Damasceno
RODRIGUES, Fabrícia Alfaia
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Algumas convergências de ideias entre Paulo Freire e Amílcar Cabral
Citar como: FURTADO, Daniela Santos; RAMOS, Sirlane de Jesus Damasceno; RODRIGUES, Fabrícia Alfaia. Algumas convergências de ideias entre Paulo Freire e Amílcar Cabral. In: ENCONTRO D@S ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 23., 2018, Cametá. Anais eletrônicos [...]. Belém: EXEPEPe, 2018. p. 41-50. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14546. Acesso em:.
Resumo: Este artigo é uma reflexão teórica sobre algumas convergências de ideias entre Cabral e Freire, dois educadores que com sua práxis contribuíram para a libertação das racionalidades que os colonizadores enraizaram nas mentes dos “ex-colonizados” (o povo africano). Dentre as convergências discutidas no texto estão: primeiro que Cabral e Freire são atores da práxis revolucionária, uma vez que ambos lutavam intransigentemente contra todas as formas de opressão em defesa da autoconscientização; segundo, que os mesmos são educadores da emancipação, da descolonização das mentes e corações e por isso defendem um educação emancipadora. Cabral e Freire foram educadores da libertação, e nesse educar, a maior convergência de todas é que não usavam apenas o conhecimento, a experiência, a práxis, a educação, a cultura como “armas” no processo de emancipação do homem; mas eram guiados pelo coração.
Palavras-chave: Paulo Freire e Cabral
Convergências
Educação emancipadora e in-tegral
Título do Periódico: Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia
Tema: A Práxis do Pedagogo no Brasil: valorização e integração de saberes
Eixo Temático: Educação, Cultura e Diversidade
ISSN: 2595-5306
País: Brasil
Instituição: Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia
Sigla da Instituição: ExePEPe
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://sites.google.com/view/anais-epepe/atual?authuser=0
Aparece nas coleções:Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AlgumasConvergenciasIdeias.pdf382,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons