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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14618
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 14-Mar-2022 |
Autor(es): | CRUZ, Cleidinei Santos Everton |
Primeiro(a) Orientador(a): | PIRES, Yomara Pinheiro |
Título: | Profissionais de apoio escolar na educação especial: um estudo de caso no município de Castanhal-PA |
Citar como: | CRUZ, Cleidinei Santos Everton. Profissionais de apoio escolar na educação especial: um estudo de caso no município de Castanhal-PA. Orientadora: Yomara Pinheiro Pires. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia) - Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14618. Acesso em:. |
Resumo: | O direito das Pessoas com Deficiência ao acesso à educação em classes regulares de ensino é uma conquista resultante do empreendimento da luta desses sujeitos, apoiados por familiares e movimentos sociais, que através de diversos marcos legais alcançaram na legislação nacional, normativas que assegurassem sua educação numa perspectiva inclusiva. Neste cenário, este estudo de caso descritivo, de caráter qualitativo, objetiva analisar a Lei no 005/2018 do município de Castanhal, que criou cargos públicos de cuidador e mediador escolar. As análises foram realizadas a partir das discussões com base no estudo da referida lei, de leis nacionais, da fala dos participantes e de referenciais teóricos nacionais como: Mendes 2010 e Mazzota 2011, bem como, pesquisas na área realizadas por Cappeline e Rodrigues 2014; Carvalho 2016; Portalette 2017; Kassar e Rebelo 2018; e Lopes 2019. Utilizando-se como instrumento de coleta de dados questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, após sistematização e organização das respostas em softwares específicos foi-se gerado nuvens de palavras para a realização das discussões e elaboração de eixos temáticos. Dentre os resultados, verificou-se que mesmo tendo embasamento legal a criação dos cargos, os mesmos extrapolam atribuições e diretrizes pertinentes a inclusão de alunos, acentuando exclusões e precarizando o trabalho docente e que, mesmo havendo explanações a respeito das lacunas geradas pela legislação em elaboração por parte de especialistas da área, entidades públicas que deveriam atuar pelo bem comum, não se posicionaram em vista da resolução das mesmas antes da aprovação do documento final. Assim, concluiu-se que ainda existem muitos desencontros e equívocos na descrição das legislações nacionais para a educação inclusiva, que possibilitam a leitura e interpretação por parte de gestores e agentes públicos de acordo com seus interesses e entendimentos, o que pode se estabelecer em prejuízos aos envolvidos no processo educativo. |
Abstract: | The right of People with Disabilities to access education in regular education classes is an achievement resulting from the struggle of these subjects, supported by family members and social movements, which through various legal frameworks achieved in national legislation, regulations to ensure their education in an inclusive perspective. In this scenario, this descriptive case study, of qualitative nature, aims to analyze Law no. 005/2018 of the municipality of Castanhal, which created public positions of caregiver and school support. The analyses were performed from the discussions based on the study of the referred law, national laws, the participants' speech and national theoretical references such as: Mendes 2010 and Mazzota 2011, as well as, research in the area conducted by Cappeline and Rodrigues 2014; Carvalho 2016; Portalette 2017; Kassar and Rebelo 2018; and Lopes 2019. The data collection instrument used was structured questionnaires with open and closed questions. After systematizing and organizing the answers in specific software, word clouds were generated for discussions and the elaboration of thematic axes. Among the results, it was verified that even though the creation of the positions is legally grounded, they extrapolate attributions and guidelines pertinent to the inclusion of students, accentuating exclusions and making the teaching work more precarious and that, even though there were explanations about the gaps generated by the legislation being prepared by specialists in the area, public entities that should act for the common good did not take a position in view of solving them before the final document was approved. Thus, it was concluded that there are still many misunderstandings and mistakes in the description of national legislation for inclusive education, which allow the reading and interpretation by managers and public agents according to their interests and understandings, which can be established in damages to those involved in the educational process. |
Palavras-chave: | Educação especial Educação inclusiva Inclusão escolar Special education Inclusive education Mainstreaming in education |
Área de Concentração: | ESTUDOS ANTRÓPICOS |
Linha de Pesquisa: | LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E SABERES CULTURAIS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Castanhal |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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