Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12385
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) (Des)encantos para a educação sensível nas etnopoesias de Márcia Kambeba(Universidade Federal do Pará, 2025-02-17) OLIVEIRA, Juliana Lara Melo de; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823Essa pesquisa objetivou trazer as relações existentes entre as poéticas e a literatura que têm sido produzidas pelos povos originários e a educação sensível. Para isso, utilizou-se da obra poética da escritora indígena Márcia Wayna Kambeba para responder a questão acima e averiguar a hipótese de proposição de materiais, como a sequência expandida, em oficinas de leitura para estudantes do nono ano. Assim, amparada nas obras de Santin (1995), Dorrico et al (2018), Kambeba (2018; 2020; 2021), dentre outras, realizou-se estudo, que utilizou-se do método levantamento bibliográfico consultado na literatura, e, portanto da análise qualitativa do estudo. O trabalho teve por objetivo geral entender de que forma os poemas de Márcia Kambeba correlacionam-se às concepções de educação sensível, e por objetivos específicos: verificar aspectos da resistência ameríndia nos etnopoemas da autora; compreender a educação sensível e seus apontamentos sobre a alteridade nos povos indígenas; e sugerir uma sequência expandida que compreenda os poemas da autora em destaque junto à formação como processo de educação sensível. A partir da pesquisa foi feito um levantamento nas bases da CAPES, a respeito dos trabalhos existente sobre a obra da autora relacionados à educação sensível, por meio do qual constatou-se existência de trabalhos na obra de Kambeba, mas nenhum relacionado ao tema supracitado. Desse modo, construiu-se a proposição de sequência expandida que priorizou a literatura ameríndia, pois demonstrou-se a falta de inclusão dessa nas redes de ensino, apesar das políticas públicas. Também, verificou-se a importância de discussões de conceitos relevantes, como alteridade, educação sensível e a respeito da produção e divulgação das produções literárias indígenas. Chegou-se a conclusão de que ainda negam-se os espaços a esses corpos e às suas culturas. Portanto, discussões sobre a educação sensível, inclusiva e sobre a alteridade são muito pertinentes ao tratar-se da inserção das literaturas e formas de organização bem como aceitação das práticas do outro no espaço escolar e na sociedade. Ademais, o trabalho com as narrativas indígenas demonstra-se crucial para o respeito às relações de alteridade em um sistema de ensino cuja herança é colonial, e corrói as práticas de sensibilidade na formação dos indivíduos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) (R)existência e etnopatrimonialidades do Quilombo das Criolas nas tramóias do tempo(Universidade Federal do Pará, 2025-03-28) SILVA, Wanderlan Montão da; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142A pesquisa está situada na Comunidade de Remanescente de Quilombo da Vila de Criolas, localizada na zona rural do município de Breu Branco, Pará, às margens direita do Rio Tocantins, onde na época do período de ditadura militar, grandes empresas ocuparam territórios indígenas e quilombolas sob o pretexto do desenvolvimento econômico. Nesse lócus, o conceito de etnopatrimonialismo e a salvaguarda de materialidades arqueológicas se destacam como forma de proteger a cultura e garantir sua sustentabilidade, relacionando-se com a permanência territorial e a preservação do meio ambiente, especialmente a sociobiodiversidade. As mudanças climáticas e as ações humanas alteraram o equilíbrio ecológico na localidade, causando a migração de espécies e impactando diretamente a cultura local. Ainda assim a gentrificação tem provocado desorganização na região, modificando a paisagem e enfraquecendo a identidade cultural quilombola. Resiliente e (r)existindo, o Quilombo das Criolas se mantém protetor tanto de culturas tangíveis como as intangíveis, utilizando os afrossaberes transmitidos pelos mestres da cultura local como técnica de salvaguarda. A sociobiodiversidade das Criolas envolve a interação entre seres humanos e a identidade natural, ajudando a fortalecer a comunidade e a proteger o meio e o ambiente. Em vista disso, viu-se que a valorização da herança negra e dos povos da pré-história da Amazônia se mostram essenciais para manter a biocultura viva e enfrentar os desafios ambientais atuais com base nos conhecimentos do passado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cartas literárias: cartografia sócio-literária de pessoas e paisagens de Belém a partir da poesia de Bruno de Menezes(Universidade Federal do Pará, 2024-11-29) SANTOS, Joice Freitas dos; FERNANDES, José Guilherme dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7023812449790431; https://orcid.org/0000-0001-9946-4961O presente trabalho propõe uma nova perspectiva sobre o cruzamento entre a Geografia e Literatura: uma cartografia sócio-literária da poesia de Bruno de Menezes, levando em consideração a existência de pessoas e paisagens no espaço de Belém do Pará. A questão que guiou o trabalho foi comprovar que Bruno de Menezes era um poeta-cartógrafo, explicando a relação da ficção com a cartografia; investigando como os espaços influenciaram na estilística da poesia; estabelecendo uma comparação de como estão os espaços citados e como eram na época dos escritos. Neste sentido, contribuiu para a comunidade acadêmica ao dar prosseguimento nos estudos sobre o poeta paraense negro, periférico, autodidata e precursor do Modernismo na capital paraense, além de continuar as pesquisas sobre Cartografia Literária que, como comprovamos, ainda está em fase de adensamento. Como metodologia, utilizamos as principais teorias da cartografia literária, para síntese em tabela a Malha de Saberes criada por Fernandes et al (2021), para apresentação dos mapas as teorias de Moretti (2003), para análise dos espaços e classificação da espacialidade no poema os postulados de Ozíris (2007). O produto desta pesquisa foi uma correlação entre os elementos visuais e textuais, com mapas e tabelas que sintetizam a capacidade do autor em retratar a cidade em poesia. O leitor verá que os espaços mais recorrentes nos poemas foram os bairros do Jurunas, Cidade Velha, Campina, Umarizal, Telégrafo, Pedreira e Sacramenta (Nazaré e Guamá aparecem algumas vezes), com pessoas que existiram na periferia de Belém nos séculos XVIII, XIX e XX, mas não tiveram sua existência marcada nos documentos oficiais. É o princípio do que desejamos ser um retorno para a sociedade com disponibilização dos mapas e outros recursos tecnológicos para o público. Assim, o trabalho buscou mostrar que os espaços de Belém têm memória, contando um pouco da história de ocupação desses lugares.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade cultural no nordeste paraense: um olhar para Nova Timboteua-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-09-05) SILVA, Marcia Souto da; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142O processo de povoamento do município de Nova Timboteua, no estado do Pará remonta a quatro origens ancestrais, que são: os povos originários, os europeus, os afrodescendentes e os nordestinos, representando respectivamente, as antigas ocupações territoriais da região bragantina; o contato com os estrangeiros; a utilização de mão de obra escravizada, e por último, o grupo que viria a trabalhar na abertura da Estrada de Ferro Belém-Bragança. A carência de documentação escrita e de fontes bibliográficas que tratem da temática da origem de Nova Timboteua ocasiona um apagamento das relações sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais referentes a essas diversidades de ocupação. Dessa maneira, essa pesquisa instaura sua relevância acadêmica, que busca dar visibilidade aos diferentes grupos sociais e, ao mesmo tempo, estimula a elaboração de diretrizes para o inventário cultural de Nova Timboteua, referentes aos diversos bens patrimoniais de cunho material, imaterial e natural que ainda não foram devidamente apropriados pelas comunidades locais. Neste sentido, objetiva-se contribuir com a disseminação das heranças deixadas pela miscigenação na Região Bragantina do Pará, interpretando os aspectos culturais, históricos, sociais e econômicos que contribuíram para a expansão urbana da cidade. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa documental, bibliográfica e de campo. Os resultados sugerem que, embora não haja registro escrito de populações originárias ocupantes das terras de Timboteua (Nova e Velha), vestígios arqueológicos, tais como, terra preta arqueológica (TPA), lâminas de machados de rocha e artefatos cerâmicos, comprovam essa presença. O mapa de Curt Nimuendaju (1944) também é uma fonte iconográfica (linguística) a respeito dos grupos indígenas que povoavam a região. Outras referências das diversidades do patrimônio cultural são os instrumentos de pesca, a dança (carimbó), bem como os hábitos alimentares e os usos de plantas medicinais e de palmeiras de frutos comestíveis, que também reforçam isso. Existe ainda um elemento identitário importante para a cidade, que popularmente está relacionado à Festa do Mingau, realizada desde 1985, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará a partir de 2013.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memórias, etnoconhecimentro: diálogos com estudantes sujeitos da EJAI rural em Cipoal e Vila Modelo, São Francisco do Pará/Pa(Universidade Federal do Pará, 2024-09-09) TABAYARA, Tiago José da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O estudo investiga a interação entre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e o etnoconhecimento nas localidades do campo Cipoal e Modelo, no município de São Francisco do Pará. Fundamentada nas teorias de Paulo Freire (2018) sobre educação emancipatória e dialogada, o estudo analisa as memórias coletivas e as narrativas orais de estudantes que retornaram à escola após longos períodos sem oportunidade educacional, revelando as complexas relações entre saberes tradicionais e conhecimentos escolares. A pesquisa, conduzida por meio de entrevistas narrativas com 8 (oito) sujeitos da EJAI, selecionados após um levantamento inicial com 20 (vinte) participantes, utiliza a técnica de análise de conteúdo, conforme Bardin (2009), para extrair e categorizar as unidades de sentido a partir das unidades de contexto. A análise teórica é apoiada nos estudos de Fernandes e Ramos (2020) e Fernandes e Fernandes (2018); Santos e Rocha (2022), que tratam dos estudos antrópicos, fornecem uma visão sobre as interações humanas e suas transformações no ambiente, com uma abordagem interdisciplinar na Amazônia, reforçando a importância de integrar saberes ambientais e culturais na educação. As categorias analíticas foram formuladas baseando-se nos objetivos da pesquisa e no roteiro de perguntas, enquanto as subcategorias emergiram a partir dos discursos dos participantes. Os resultados indicam que a EJAI, quando contextualizada cultural e historicamente, atua como um meio de transformação social, integrando o etnoconhecimento acumulado ao longo de gerações ao currículo educacional. A análise das narrativas revela que a memória coletiva e os saberes tradicionais são essenciais para fortalecer a identidade coletiva e individual dos estudantes, assim como para promover um currículo que valorize as especificidades culturais e os saberes ancestrais, conforme discutido por Bosi (1994). O estudo também aponta para a necessidade de um maior reconhecimento institucional das memórias e dos saberes tradicionais no contexto da EJAI, destacando a importância de políticas públicas inclusivas, como o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, que é fundamental para enfrentar o analfabetismo no Brasil, conforme evidenciado por Haddad e Di Pierro (2000). Nesse sentido, as contribuições de Salomão Hage (2021) são essenciais para a análise dos movimentos sociais e políticas públicas voltadas à EJA/EJAI, ressaltando a importância da mobilização social no fortalecimento dessas políticas educacionais. Além disso, Nascimento (2022) caracteriza o sujeito da EJAI como participante de um processo formativo de caráter cidadão, político, pedagógico e emancipador. Neste processo de (re)construção constante, busca-se a expressividade e a visibilidade das memórias e etnoconhecimentos destes homens e mulheres amazônidas, reforçando a importância de seu papel na sociedade. Por fim, a dissertação garante a integração dos saberes locais ao currículo da EJAI e destaca a relevância da memória coletiva na construção da identidade comunitária. A pesquisa conclui que a educação deve caminhar na direção de um diálogo mais profundo entre conhecimento formal e tradicional, reconhecendo e valorizando a diversidade cultural dos estudantes. O avanço para uma sociedade mais justa e equitativa depende da implementação de práticas pedagógicas que respeitem e integrem as especificidades culturais e históricas dos estudantes sujeitos da EJAI, visando uma educação mais inclusiva, crítica e emancipatória.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares de Ananindeua(Universidade Federal do Pará, 2024-03-15) MARTINS, Leide Daiane dos Anjos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983A pesquisa busca compreender a formação da identidade cultural de crianças do ensino fundamental à luz das diretrizes curriculares municipais de Ananindeua. Utilizou-se uma abordagem qualitativa envolvendo documentos e representações descritivas de crianças do 4º e 5º anos matutino e vespertino de uma escola do ensino fundamental do município. Os resultados apontam que o documento curricular do município criou macroáreas e entre elas a de Multiculturalismo passando a ser chamada de Identidade Cultural envolvendo cidadania e civismo. Na prática é necessário repensar as abordagens educacionais, considerando o papel fundamental que desempenham na formação identitária e cultural das crianças, a fim de mais bem promover a valorização da diversidade como parte integrante desse processo identitário cultural de crianças no âmbito escolar, pois reflete sobre diversos conceitos da educação amazônica e sobre o cotidiano do mundo globalizado. A pluralidade cultural amazônica presente no cotidiano escolar deve ratificar a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades de crianças, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização, no âmbito escolar municipal de Ananindeua.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Atendimento educacional especializado durante a pandemia da Covid-19 em escolas municipais de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2024-08-07) BATISTA, Claudia Alves; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A presente dissertação objetivou conhecer as práticas pedagógicas organizadas pelos professores do atendimento educacional especializado (AEE) aos estudantes com deficiência em escolas municipais de Castanhal – Pará durante as aulas emergenciais no período da pandemia da Covid-19 nos anos de 2020 e 2021. Os fundamentos metodológicos adotados seguem a abordagem qualitativa com base na pesquisa de campo. O levantamento e coleta de informações ocorreram no período de novembro a dezembro de 2022, sob a técnica da netnografia, por meio de entrevistas e questionários aplicados a nove professores do AEE de três escolas municipais distintas da rede de ensino de Castanhal – Pará nos anos letivos de 2020 e 2021. Os resultados encontrados, analisados sob a ótica da análise de conteúdo, mostram que durante as aulas emergenciais no período da pandemia da Covid-19, os professores do AEE encontraram muitos obstáculos para oferecer um ensino acessível e de qualidade aos estudantes com deficiência. A falta de acesso às tecnologias adequadas e à internet de qualidade foi um dos principais obstáculos enfrentados, tanto pelos professores do AEE quanto pelos professores das turmas comuns e demais profissionais. Por outro lado, muitos estudantes com deficiência também não possuíam os recursos necessários para acompanharem as aulas remotas, o que agravou ainda mais as desigualdades educacionais. O estudo evidenciou, ainda, que, mesmo diante da fragilidade e do pouco conhecimento pedagógico dos pais, a participação ativa e contínua deles foi um componente crucial e fortaleceu a rede de apoio durante as aulas emergenciais. Com isso, o estudo destacou a importância da colaboração entre professores da turma comum, professores do AEE, demais profissionais da educação especial e os pais para atender às necessidades dos estudantes com deficiência durante as aulas emergenciais nos anos de 2020 e 2021. Por fim, os desafios enfrentados pelos professores do AEE durante o ensino remoto evidenciam a necessidade de um investimento contínuo em formação profissional, infraestrutura tecnológica e desenvolvimento de políticas públicas que promovam a inclusão digital e educacional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Castanhal-PA: a diversidade biocultural como chave para o conhecimento arqueológico na região (sítios arqueológicos e áreas de uso de sítio)(Universidade Federal do Pará, 2024-12-02) NEVES NETO, Stellyrio de Brito; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; LOPES, Paulo Roberto do Canto; http://lattes.cnpq.br/2039723060755142Este estudo investigou a diversidade biocultural no município de Castanhal-PA, com foco na sua histórica interação com a antropização urbana e possíveis áreas de sítio e de uso de sítio arqueológico. Foram analisados dados históricos e geográficos do município, assim como a ocupação de duas áreas de estudos principais: o Parque Municipal de Castanhal e a Comunidade Remanescente Quilombola de Macapazinho. A investigação inclui visitas de campo, registros fotográficos e análise de imagens de satélites, o que contribuiu para a inferência de áreas com potencial arqueológico nos locais visitados, e gerou insumos para maiores investigações dentro do território castanhalense, propondo estratégias de preservação eficazes para esses espaços. A pesquisa revelou a importância da preservação dos espaços com potenciais arqueológicos para manter o equilíbrio entre urbanização, conservação ambiental, respeito ao patrimônio cultural e políticas de educação ambiental voltadas à comunidade dentro da realidade local. O trabalho destaca a relevância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos vestígios culturais e naturais da região, além de explicitar a necessidade de mais investigações multidimensionais de forma interdisciplinar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caracterização socioeconômica da pesca artesanal na Resex Marinha de Araí-Peroba (PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-08-30) CAVALCANTE, Alessandro dos Santos; JIMENEZ, Érica Kitazono Antunes; http://lattes.cnpq.br/8793273902733669; https://orcid.org/0000-0002-2985-4515; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XA pesquisa realizada na Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, no Pará, teve como objetivo caracterizar socioeconomicamente as famílias pescadoras, avaliar sua resiliência financeira e investigar a percepção sobre a gestão pesqueira. Os dados foram coletados entre março e julho de 2022 em 11 comunidades, totalizando 293 entrevistas. A coleta foi realizada através do Programa Pesca para Sempre, implementado pela Rare Brasil, utilizando um formulário eletrônico que abrangeu tópicos como demografia, subsistência, pesca, resiliência e capital social. Os resultados indicam que a pesca artesanal é a principal fonte de renda, representando 74,7% do total familiar, mas 42,7% dos entrevistados relataram uma diminuição significativa na captura nos últimos dois anos. A pesquisa revelou que a dependência exclusiva da pesca expõe as comunidades a riscos socioeconômicos, especialmente diante de variações ambientais e econômicas. A diversificação das fontes de renda, é apontada como estratégia essencial para aumentar a resiliência econômica. Além disso, a pesquisa destacou a divisão de trabalho por gênero, com homens predominando na captura e mulheres no beneficiamento do pescado. Valorizar o papel das mulheres e promover a igualdade de gênero são fundamentais para melhorar as condições de vida das comunidades. O estudo também evidenciou a importância do capital social, mostrando que a confiança mútua e a cooperação são cruciais para práticas de manejo sustentável. Conclui-se que uma abordagem integrada e multidimensional, que valorize o conhecimento local, promova a inclusão financeira e fortaleça o capital social, é essencial para a gestão sustentável dos recursos pesqueiros na RESEX Araí-Peroba.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Avaliação de usabilidade em sites de notícias a partir de grupos universitários(Universidade Federal do Pará, 2023-12-14) LIMA, Danilo Teixeira; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560O consumo de informações jornalísticas por meio da Internet no Brasil tem superado os meios tradicionais, tais como televisão, jornais/revistas impressos e rádio. Dessa forma, além da credibilidade das notícias, a usabilidade passa ser um aspecto fundamental para que os leitores possam ter uma interação satisfatória ao buscarem uma informação. No entanto, há poucos estudos sobre como sites de notícias podem ser projetados a fim de proporcionarem uma usabilidade de alta qualidade. Um dos principais desafios está associado a complexidade da avaliação de usabilidade, uma vez que os sites de notícias são acessados por perfis de usuários de diferentes localidades geográficas do país, com hábitos e costumes variados, considerando a fácil disseminação da informação no formato on-line. Assim, o objetivo deste trabalho investigativo foi analisar a usabilidade de sites de notícias a partir de usuários residentes em diferentes localidades geográficas do Brasil, a fim de identificar possíveis contrastes e similaridades nos resultados de avaliação. Esta investigação é classificada como um estudo de caso e possui uma abordagem quanti-qualitativa. A partir desses métodos foi realizado um estudo com grupos de estudantes universitários de duas instituições de ensino superior (IES), localizadas no norte e sul do Brasil, com o objetivo de avaliar a usabilidade na leitura dos sites de notícias G1, R7, Metrópoles, Uol Notícias e Terra, os cinco mais acessados deste país. Ao longo do estudo foram coletados: dados individuais dos usuários sobre experiência com tecnologias e consumo de notícias, a fim de compreender o público participante; dados gerados a partir da interação dos usuários com os sites investigados, por meio de uma ferramenta de captura multimodal; e satisfação dos usuários com os sites avaliados por meio do teste QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction), escolhido por sua validade, padronização e foco na satisfação do usuário. Os resultados indicaram que, apesar das diferenças geográficas, a localidade dos usuários teve pouca influência nas avaliações de usabilidade. A pesquisa destacou a importância de considerar fatores individuais ao projetar interfaces de notícias, indo além da localização geográfica. O estudo contribuiu apresentando uma nova percepção da usabilidade em sites de notícias, a partir da utilização de uma ferramenta de captura multimodal, bem como com a evolução das metodologias de pesquisa ao demonstrar a eficácia de métodos mais avançados para o contexto de avaliação de usabilidade em ambientes digitais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entrelaçando saberes: alimentação e cultura na Comunidade Tradicional de Achuí - Santa Helena (MA)(Universidade Federal do Pará, 2024-07-17) SOARES, Maria de Lourdes Araújo; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116A literatura sugere que preferências e aversões alimentares persistem geracionalmente e contribuem para a identidade, resiliência e defesa de seus corpos e territórios tradicionais. No entanto, muitos aspectos do uso da fauna cinegética e como fonte de proteína na alimentação carecem de levantamentos básicos, em especial de pesquisas realizadas de forma participativa e com protagonismos de membros da própria comunidade. Este trabalho teve por objetivo investigar a diversidade de hábitos alimentares e o uso de pescados e caças no contexto da sociobiodiversidade da Comunidade Quilombola do Achuí, situada no município de Santa Helena, região da Amazônia Costeira Maranhense. Foram utilizadas as metodologias da Etnobiologia por meio de pesquisa participativa, com entrevistas dialogadas e abertas. O estudo evidenciou que a comunidade mantém o uso da diversidade de espécies da fauna local, com importância para alimentação, garantia da saúde, prevenção de doenças, bem relevante sobre diversos aspectos socioculturais. A comunidade atua na coleta e manejo de fruteiras, sementes, pesca e caça constituindo um sistema socioecológico que se entrelaça com a identidade e diversidade da Comunidade Quilombola Achuí. Desta forma, recomenda-se o monitoramento dos impactos antrópicos históricos na região somados as alterações climática atuais acerca das condições para reprodução física e simbólica da Comunidade Quilombola Achuí, no estado do Maranhão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico socioambiental e estratégias comunitárias de conservação e ecoturismo no Baixo Tocantins, Mocajuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-07-16) MELO, Fernando Bosco de Sousa; COSTA, Gabriel Brito; http://lattes.cnpq.br/0980355943575182; https://orcid.org/0000-0002-5254-489X; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116Este estudo teve como propósito subsidiar a gestão socioambiental e conservação da socio biodiversidade no baixo Tocantins, município de Mocajuba-PA. O diagnóstico socioambiental foi realizado por meio de matriz SWOT registrando as forças(s), fraquezas(w), oportunidades(o) e ameaças(t) associadas aos usos do solo e a atividades de turismo com mamíferos aquáticos na região. algumas das fraquezas e ameaças registradas incluem: i) a suscetibilidade de acidentes envolvendo botos e embarcações; ii) o desmatamento da vegetação ciliar no rio Tocantins e; iii) a ausência de política de saneamento básico no município de Mocajuba-PA. Apresentamos recomendações de ordenamento do uso do solo, reflorestamento com árvores nativas entre os bairros da cidade, bem como ordenamento da atividade turística de contemplação não invasiva de botos. Recomendamos a criação de Unidade de Conservação como política pública para conservação da socio biodiversidade local e seus serviços ecossistêmicos. Propomos avaliação de aplicação do Turismo de Base Comunitária para benefício da população local, articulada com a conservação da fauna aquática e a sustentabilidade socioambiental. Este estudo contribui com estratégias de alcance de metas para os ODS 14 e ODS 6 (ONU, AGENDA-2030).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Macroindicadores qualitativos de inclusão e a alteridade na escolarização de estudantes com TEA(Universidade Federal do Pará, 2024-08-08) DIOMEDES, Maria Eduarda Matos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A presente pesquisa se propõe analisar como ocorre a qualidade de atendimento na educação especial através do emprego de macroindicadores nas dimensões de Estratégia Pedagógica e de Aprendizagem, e ainda, de Gestão Escolar, atenta às relações de alteridade entre os educandos com Transtornos do Espectro Autista (TEA) nas escolas públicas municipais de Castanhal-Pará, visando a educação inclusiva. Optou-se por uma abordagem qualitativa e características descritivas e exploratórias. Utilizou-se como procedimento para a coleta de dados, a observação e entrevista com o uso de questionários autoadministrados, com a participação de 09 (nove) professores atuantes na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 07 (sete) gestores. Foi estabelecido um recorte de indicadores qualitativos estruturados em duas dimensões: 1) Estratégias Pedagógicas e de Aprendizagem e 2) Gestão Escolar. Estas dimensões permitiram alcançar a proposição de 10 (dez) macroindicadores. Os resultados indicaram que a dimensão 1, está em uma fase iniciante de desenvolvimento, revelando que há uma necessidade de maior suporte inicial e adaptação escolar, mesmo diante da compreensão pelos educadores da valorização e estabelecimento das relações de alteridade na escolarização de alunos com TEA, com a necessidade de uma colaboração mais efetiva e multidisciplinar entre profissionais à oferta aos serviços da saúde. Na dimensão 2, os macroindicadores apontam para indícios de iniciação à implementação das práticas inclusivas, evidenciando a falta de adequação física do ambiente escolar e a necessidade de mudanças na conscientização por parte dos educadores como áreas críticas a serem abordadas. A pesquisa, revela tanto avanços quanto desafios na promoção de uma educação inclusiva para estudantes com autismo, diante de uma crescente no quantitativo de matrículas TEA na rede o que tem acompanhado a realidade a nível nacional, porém há necessidade de um esforço conjunto para garantia de uma educação inclusiva, equitativa e mais atenta as relações de alteridade, onde todos os estudantes possam ter acesso a uma educação de qualidade independentemente de suas particularidades, nas escolas públicas municipais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Relações de alteridade e letramento literário no conto indígena brasileiro de Daniel Munduruku: A Pele Nova da Mulher Velha(Universidade Federal do Pará, 2024-04-29) OLIVEIRA, Lanna Fonsêca de Araújo; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823A literatura é indispensável ao ser humano e a partir desta compreensão apresentamos esta dissertação que tem por objetivo refletir acerca das relações de alteridade no conto “A pele nova da mulher velha”, de Daniel Munduruku e sua adaptação para a formação de leitores proficientes no âmbito da educação sensível. Partimos da compreensão de que a necessidade da prática de leitura por meio da literatura é uma realidade latente, uma vez que as narrativas indígenas são ainda pouco utilizadas ou nem sequer apresentadas no contexto escolar, nas práticas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, apresentamos como tal obra é permeada de elementos que demonstram sua cultura, identidade e tradição, pois apresenta e inserem-nos em nossa própria história. Assim, objetivamos especificamente: a) evidenciar a alteridade estabelecida no conto em análise, a partir da identidade indígena e de sua rica cultura; b) apresentar e enfatizar o quanto os textos de Munduruku são propícios à reflexão e à análise a partir de uma perspectiva de leitura sensível; c) verificar de que forma esses dois aspectos podem contribuir para a implementação da proposta de atividade a partir de uma Sequência Básica (Cosson, 2014). Esta investigação consiste em um estudo teórico-analítico a partir de uma pesquisa bibliográfica propositiva da noção mais ampla da Literatura, perpassando pela alteridade presente na obra estudada, bem como o percurso apropriado para o letramento literário, afunilando à análise do conto indígena de Munduruku (2021) com a perspectiva de uma leitura sensível e humanizadora para formar leitores proficientes, conhecedores da própria história e identidade. Para tanto, ancoramo-nos nos estudos de Candido (1971); Sá (2012); Souza (2015); Bueno (2018; Petit (2009); Lajolo (1993), Bakhtin (2014), Cosson (2014), bem como Munduruku (2021), além de outros autores que são basilares nesta investigação. Como proposta de um ensino diferente do tradicional realizado com a Literatura em sala de aula, apresentamos a elaboração de uma Sequência Básica a partir do conto indígena de Daniel Munduruku com etapas que partem de um ensino interacionista, em vista da formação de leitores proficientes e ativos, percebendo a leitura como bússola que nos leva ao autoconhecimento e à visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A leitura que liberta à luz da filosofia da libertação na Unidade de Custódia e Reinserção de Castanhal(Universidade Federal do Pará, 2024-08-12) SILVA, Leliane Aguiar da; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente estudo teve como escopo analisar a prática de leitura voltada para remição da pena, sobre a rubrica do Novo Projeto a Leitura que Liberta, na Unidade de Custódia e Reinserção de Castanhal, à luz da Filosofia de Libertação, proposta por Enrique Dussel, além de buscar compreender a relação entre leitura e liberdade em ambiente prisional. Tal envergadura reporta se frente à urgência da humanização do sistema prisional brasileiro, que instrumentalizou à leitura nos espaços de privação de liberdade como atividade passível de remição da pena, engendrada pela política de execução penal no Brasil para processo de reintegração social pautada nos direitos humanos. De natureza aplicada, a pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, com a aplicabilidade procedimental da pesquisa-ação pedagógica - PAPe, enquanto ferramenta educacional que pressuponha a cooperação entre os participantes e pesquisadora, num exercício contínuo entre ação e investigação, que em suas fases usou-se a sequência didática, a pesquisa participantes o quais geraram a produção de poesias de autorias dos leitores privados, e uso questionários, tendo como sustentáculos para análise dos dados o aporte teórico centrado nos sentidos acerca da proposta da filosofia da libertação, de Enrique Dussel, como um contínuo de entendimentos à educação libertadora. Assim, identificou-se que projetos de leituras em ambiente prisional como NPPL, cria impacto significativos na vida leitores privados de liberdade, que passam ampliar suas concepções de liberdade para além da proposição de diminuir a pena, mas que precisa ser desenvolvida como complemento das atividades educacionais enquanto efetiva prática de um direito humano e não como mais um mero mecanismo disciplinar do tempo ocioso dos PLLs, dimensionada pela da práxis filosófica da Libertação, que além de política, é antes, pedagógica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O uso de plantas medicinais no tratamento de leshimaniose tegumentar no município de São Domingos do Capim, Pará(Universidade Federal do Pará, 2024-03-28) LEAL, Helen Betânia Lobato; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) referem-se a um grupo de doenças que afetam principalmente áreas de extrema pobreza. Muitas vezes essas não recebem a devida atenção e investimento em pesquisa, prevenção e tratamento. A região Norte do Brasil é responsável pelo maior número de casos notificados, em especial o município de São Domingos do Capim/PA. O que motivou a necessidade de compreender quais os meios terapêuticos naturais usados no tratamento das DTNs, em especial a Leishmaniose Tegumentar (LT) neste município. Este estudo teve como objetivo avaliar o número de casos positivos da doença em estudo, durante os últimos 5 anos no município, bem como, identificar o uso de plantas medicinais que são mais usadas para o tratamento da LT em indivíduos portadores da doença. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e observacional, qualitativo e quantitativo realizado com base na aplicação de questionários para avaliar as condições socioeconômicas e estruturais além do conteúdo envolvendo o uso de plantas medicinais da amostra estudada. Após informações serem fornecidas pelo setor de Vigilância em Saúde do Município, encontrou-se o total de 06 pessoas positivadas nos últimos 5 anos para LT. Este estudo mostra que os números de pessoas notificadas como positivas para LT no Município de São Domingos do Capim entre 2019 a 2023 são menores quando comparados com outros municípios da região norte, apesar disso o Pará ainda permanece no ranque de um dos maiores estados que mais notificam LT no Brasil. Após, notou-se que quatro pessoas (04) relataram não ter utilizado nenhuma planta medicinal como medida terapêutica, e apenas duas (02) pessoas relataram ter usado alguma planta medicinal no início do tratamento da doença, no entanto as mesmas ainda referiram não usarem mais que uma semana, haja vista que não obtiveram bons resultados, e que além disso as plantas utilizadas colaboraram para o agravo dos sintomas. Este estudo mostra que apesar de o Município de São Domingos do Capim ainda contar com um sistema de saneamento básico precário, e alta vulnerabilidade social dentre outros fatores agravantes, a LT teve uma queda significativa em casos notificados pela Vigilância do local. É importante mencionar que, a maioria dos participantes referiram ser muito bem assistidos por esse setor, com tratamentos medicamentosos adequados a doença. Por isso, a utilização de plantas medicinais como uma alternativa de cura ou tratamento a essa doença foi considerada algo pouco utilizado, sendo considerada neste estudo uma prática pouco eficaz pelos portadores de LT neste município.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas corporais e tecnologias digitais, inovações e desafios para educação física(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) SANTOS, Lúcia Telma Souza dos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082Diante do contexto do isolamento social, ocasionado pela Pandemia da Covid-19, uma nova rotina é inserida na realidade social, e suas interações passam a ser mediados por equipamentos tecnológicos, seja para trabalho ou estudo. Perante os fatos apresentados as atividades corporais, seja escolar ou não escolar passaram por profundas transformações, faz-se necessário investigar como a Educação Física se adaptou ao contexto pandêmico, como as aulas de Educação Física escolar aconteceram? Como as práticas esportivas, recreativas e de promoção à saúde foram realizadas?Nesse sentido, a pesquisa intitulada “ Práticas Corporais e Tecnologias Digitais, Inovações e Desafios para a Educação Física é uma pesquisa de campo descritiva e documental, com um abordagem qualitativa e quantitativa , desenvolvida no município de Castanhal, onde foi analisado os Projeto pedagógicos dos cursos de formação em Educação Física das principais Instituições de Ensino Superior do município, além da aplicação de questionário Google Forms com os professores de Educação Física atuantes, com vínculo na prefeitura municipal, onde compreende duas secretarias: Secretaria de Educação (SEMED) e de Secretaria de Esporte e Lazer ( SEMEL), e os demais professores de Educação Física com vínculo nas principais academias de ginástica do município. O objetivo central do trabalho foi observar o uso de tecnologias digitais e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física no contexto da Pandemia da Covid-19; além de analisar se obtiveram em sua formação inicial que ampare o uso de tecnologias. Os dados são oriundos de informações coletadas junto às secretarias SEMEL e SEMED, professores de Educação Física e academias, por meio de questionários estruturados, elaborados através da ferramenta Google Forms, enviados de forma eletrônica. A análise e correlação dos dados foi quantitativa com o auxílio de planilhas eletrônicas para quantificar a frequência dos dados e elaboração dos gráficos. Assim, conclui que ao analisar o projeto pedagógico dos IES do município que oferta o curso de formação em Educação Física, suas matrizes curriculares contam com apenas uma disciplina com abordagem das tecnologias. A principal adaptação foi a mediação por ferramentas tecnológicas, como: internet, câmera fotográfica, smartphones, formulários eletrônicos, plataformas digitais, facebook e WhatsApp, entre outros. Sobre as dificuldades enfrentadas por esse grupo, destaca-se o despreparo profissional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acordo de pesca do Rio Caeté, Bragança, Pará: análise do processo de construção(Universidade Federal do Pará, 2024-03-25) TAVARES, Mayra Patrícia Corrêa; OLIVEIRA, Marcelo do Vale; http://lattes.cnpq.br/2841179890845657; https://orcid.org/0000-0001-6047-939X; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XEsta pesquisa foi desenvolvida no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2023. A construção deste trabalho se deu por meio de levantamento bibliográfico acerca do tema: acordos de pesca na Amazônia, uso de recurso comum e território, além da observação direta, entrevistas semiestruturadas, emprego de técnicas participativas (árvore de problemas, mapeamento participativo, matriz histórica) e de análise dos dados coletados. Com base em demandas das próprias comunidades ribeirinhas do rio Caeté sobre pesca indevida no espaço estuarino e apreensão de material de pesca, observamos como o processo de implementação do acordo de pesca do rio Caeté iniciou-se, bem como, analisamos os vários conflitos que ocorriam entre os atores sociais no espaço do rio narrados pelos pescadores e comunitários. Com base em levantamento bibliográfico a região bragantina é a primeira a desenvolver um acordo de pesca na região litorânea do Caeté, nordeste paraense. O acordo de pesca do rio Caeté concentra-se em pelo menos 20 comunidades do médio rio Caeté, situado na planície costeira bragantina, nordeste do Pará. A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de construção do acordo de pesca do médio rio Caeté em Bragança, Pará, analisando os tipos de conflitos que levaram as comunidades a se mobilizarem em busca de melhorais na prática da atividade da pesca. Por meio dos dados coletados constatamos que os conflitos dos grupos sociais locais com pescadores externos e órgãos estatais dificultaram o controle e a manutenção dos territórios pesqueiros na área estudada. Pescadores externos e pescadores locais introduziram práticas de pesca consideradas “indevidas” pelas comunidades, bem como pelos órgãos de fiscalização ambiental, acarretando desta forma diversos conflitos entre eles mesmos e com os órgãos municipais de fiscalização. Assim, foi possível inferir que as regras de manejo instituídas localmente pela secretaria municipal de aquicultura e pesca da cidade de Bragança (SEMAP) em conjunto com os pescadores apresentaram um caráter de efetivação na manutenção dos estoques pesqueiros. Porquanto, percebemos que o acordo é um instrumento de gestão participativa condicionando o acesso de modo responsável aos recursos naturais do espaço estuarino em que vivem as populações tradicionais do rio Caeté.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Situação de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental como fator de incidência das doenças tropicais negligenciadas no município de São Domingos do Capim-PA(Universidade Federal do Pará, 2023-12-08) SILVA, Leidiane Araújo; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902No Pará, novos casos agudos de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN’s) vêm sendo notificados de forma crescente, razão pela qual os serviços de vigilância epidemiológica estão cada vez mais em alerta. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar a incidência das DTN’s no município de São Domingos do Capim – Pará, com destaque para a Doença de Chagas (DC), a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral (LV). Trata-se de um estudo do tipo documental, descritivo e exploratório a partir da coleta de dados epidemiológicos de leishmaniose tegumentar e visceral e Doença de Chagas obtidos no banco de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) entre o período de 2015 a 2022. Quanto aos casos de Leishmaniose, foram notificados 23.763 casos de LTA no estado do Pará e 2.727 casos de LV. O perfil epidemiológico dos casos de LTA foi predominante em indivíduos do sexo masculino (n= 12; 75%), com faixa etária de 35 a 49 anos, com ensino fundamental incompleto, raça parda e em produtores agrícolas polivalente. Na LV, o perfil foi predominantemente no sexo masculino, faixa etária < 10 anos, nível de escolaridade sem informação, raça parda e que tem os estudos como ocupação. Foi evidenciado maior número de casos de DC em 2017, tanto no estado do Pará, quanto no município de São Domingos do Capim. A soma total dos casos referiu as comunidades Sagrada Família e Rua Marcílio Dias como maiores responsáveis pelas notificações de DC no município estudado. Além disso, foi observado maior predisposição dos casos no sexo masculino, faixa etária de 20 a 34 anos, raça parda e estudantes. Quanto à análise espacial, observou-se uma distribuição heterogênea, com maior concentração de casos, principalmente, ao centro-norte do município. Dessa forma, a elevada ocorrência de doenças negligenciadas em regiões de alta vulnerabilidade socioambiental reforça a importância de investimentos públicos para a realização de projetos viáveis e eficazes que ofereçam serviços constantes de saneamento básico, água potável e educação em saúde para esta população.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vozes dos estaleiros: percepção dos carpinteiros navais artesanais de embarcações sobre saúde ocupacional, riscos e prevenção de acidentes em estaleiros da Amazônia costeira (Bragança/PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-01-04) NEGRÃO, Ângelo Solano; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553X; BARBOZA, Myrian Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/4827055067722362; https://orcid.org/0000-0002-6712-7386Introdução: A carpintaria naval artesanal desempenha um papel vital na produção de embarcações tradicionais de madeira para navegação nos rios amazônicos e no mar. No entanto, muitos dos carpinteiros enfrentam condições insalubres e riscos à saúde, como exposição a substâncias tóxicas e impactos das mudanças climáticas. Esses desafios podem resultar em problemas de saúde de longo prazo, agravados pela falta de equipamentos de proteção adequados, afetando não apenas sua capacidade de trabalho, mas também suas atividades diárias. Objetivo: Analisar a percepção dos carpinteiros navais artesanais, localizados na cidade de Bragança/PA, sobre saúde, riscos percebidos nos estaleiros e estratégias de autoproteção para prevenir acidentes. Métodos: Utilizou-se uma abordagem qualitativa, descritiva e transversal. As entrevistas foram conduzidas com seis carpinteiros navais artesanais, com idades entre 44 e 67 anos, de diferentes estaleiros em Bragança. Os participantes foram selecionados a partir de estaleiros identificados previamente e recomendações de outros profissionais, mantendo suas identidades protegidas por meio de codinomes. As entrevistas, adaptadas de um projeto anterior, ocorreram nos estaleiros durante o expediente. A análise dos dados seguiu a metodologia de análise de conteúdo de Bardin, com organização e codificação das respostas utilizando o software NVivo para identificar temas principais e subtemas. O estudo foi conduzido com a devida aprovação ética, garantindo a privacidade, sigilo e consentimento dos participantes, respeitando todas as diretrizes éticas para pesquisa com seres humanos. Resultados: Os carpinteiros discutiram os riscos associados ao trabalho, como acidentes físicos ao manipular materiais pesados e o uso de produtos químicos tóxicos na construção de barcos. Conscientes desses riscos, adotaram medidas preventivas, como uso de equipamentos de segurança adequados. Em termos de autocuidado, destacaram a importância da comunicação clara durante operações de alto risco, responsabilidade compartilhada de cuidar dos colegas menos experientes e precauções adicionais devido à localização remota dos estaleiros. Mencionaram a mudança para ferramentas mais tradicionais após incidentes anteriores e enfatizaram a colaboração e trabalho em equipe para reduzir os riscos no manuseio de materiais pesados. Conclusão: Sua consciência dos perigos do trabalho destaca a necessidade de medidas preventivas e uma cultura de segurança, evidenciando uma abordagem proativa na prevenção de acidentes. Embora a pesquisa tenha limitações, como a restrição geográfica na participação dos trabalhadores, é a primeira na região a abordar a saúde desses profissionais. Recomenda-se intervenções específicas de saúde ocupacional, treinamentos para reduzir riscos e a exploração da relação entre cultura organizacional e saúde mental. Propõe-se estudos futuros e estratégias colaborativas para aprimorar a saúde e segurança desses trabalhadores.
