Dissertações em Estudos Antrópicos na Amazônia (Mestrado) - PPGEAA/Castanhal
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Anemia ferropriva e o hábito alimentar das crianças ribeirinhas nas comunidades da Ilha do Combu, Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-05-14) FREITAS, Rosilene Ilma Ribeiro de; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902O presente estudo almejou caracterizar a população infantil ribeirinha da Ilha do Combu, de Zero (0) a 12 anos de idade, quanto à ocorrência de anemia ferropriva, identificando a prevalência e a possível interferência dos hábitos alimentares das crianças nesta condição clínica. O estudo se desenvolveu em três etapas e foi caracterizado como qualitativo e quantitativo de natureza descritiva epidemiológica, realizado na Estratégia de Saúde da Familia (ESF) na Ilha do Combu com as comunidades igarapé Combu e igarapé Piriquitaquara no período de outubro de 2018 a fevereiro de 2019 e incluiu 153 crianças. Os critérios investigativos foram avaliados por três medidas antropométricas: peso, idade e estatura, utilizando-se a referência antropométrica do WHO/MS e diagnóstico da anemia que foi realizado em duas etapas: 1) coleta de hemoglobina de polpa digital, 2) por meio da determinação da concentração de hemoglobina e da concentração de ferro sérico e ferritina sérica. Foram consideradas crianças anêmicas aquelas que apresentaram concentração de hemoglobina conforme o consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria e Ministério da Saúde, RN*até 15dias (17.0 μg/L), 16 dias a 11 meses (9,5. a 14.1 μg/L); 1 a 2 anos (8.9 a 13.5μg/L); 3 a 9 anos (10 a 14.8μg/L); 10 a 12 anos (11.1 a 15.7 μg/L). Informações sobre anemia na gravidez da mãe, suplementação de ferro oral, uso de remédio caseiro para anemia, uso de medicamentos contendo ferro e práticas alimentares, também foram estudadas. A amostra abrangeu a faixa etária de 19 dias a 12 anos de idade, sendo que 4% dos lactentes tinham menos de 12 meses. A prevalência de anemia ferropriva encontrada neste estudo foi de 10%, sendo que a classificação da gravidade dos anêmicos ficou entre leve (Hb=9,5g/dl) e moderada (Hb=7,2g/dl), e nenhum caso de anemia grave (Hb < 7g/dl) nem muito grave (Hb <4g/dl). Ressalta-se que 44% das crianças avaliadas recebiam suplementação com sais de ferro no momento da pesquisa. Referente aos alimentos consumidos no café da manhã constatou-se que todos os grupos etários, com a predominância do grupo de 5 a 6 anos, consomem café/pão/leite, ou seja, com baixa biodisponibilidade em ferro, quanto ao almoço e jantar, constatou-se que o alimento mais consumido por 98% das crianças, é a bebida açaí, como alimento principal no almoço e jantar e também por algumas crianças em forma de mingau no café da manhã e no jantar. Há grande controvérsia na literatura quanto à biodisponibilidade de ferro havendo diferença de 8,1 mg/100g. Por fim, as crianças consomem ferro animal (ferro heme) no almoço (93%) e no jantar (74%), acompanhados de ferro vegetal (ferro não heme), no almoço (95%) e jantar (92%) ambos fundamentais para a formação do indivíduo, pois o ferro faz parte do transporte de oxigênio, produção de energia, metabolismo de substâncias externas, síntese imune, formação do sangue. O ferro vegetal necessita de acompanhamento de vitamina C (ácido ascórbico) para ser transportado para dentro da célula, porém, ambos são fundamentais para o equilíbrio orgânico. Conclui-se então, que a prevalência de anemia ferropriva nas crianças ribeirinhas do estudo, foi relativamente menor a perspectiva da pesquisa, provavelmente pelo fato das crianças terem acesso ao protocolo do Ministério da saúde com suplementação de ferro e adaptação orgânica ao hábito alimentar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Desastre socioambiental em Barcarena: a percepção dos moradores de Vila do Conde sobre o naufrágio Haidar(Universidade Federal do Pará, 2019-05-14) MACÊDO, Jucimeire Rocha; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902Esta pesquisa possui como delimitação temática o estudo acerca dos desastres socioambientais na região da Amazônia, e traz como proposta central de investigação compreender os efeitos socioambientais gerados pelo naufrágio da embarcação Haidar aos moradores de Vila do Conde – comunidade costeira da Amazônia brasileira. O desastre socioambiental ocorreu no dia 06 de outubro de 2015, no qual um navio cargueiro de bandeira libanesa carregado com, aproximadamente, 5 mil bois vivos afundou no Porto de Vila do Conde, ocasionando a morte dos animais mediante intenso sofrimento, o derramamento de 700 toneladas de óleo combustível no Rio Pará, 90 toneladas de fardo de feno e 50 toneladas de fardos de arroz destinados à alimentação dos animais durante a viagem. O objetivo geral que norteou o estudo buscou compreender os efeitos socioambientais e na saúde dos moradores de Vila do Conde, gerados pelo naufrágio Haidar. Os objetivos específicos foram pautados em: 1) Caracterizar como se constituía o modo de vida dos moradores de Vila do Conde, em um breve recorte histórico; 2) Analisar os efeitos socioambientais decorrentes do desastre; 3) Investigar os efeitos na saúde dos moradores, a partir do naufrágio Haidar. O caminho trilhado para compreender o fenômeno possui referências teóricas embasadas em autores como: Artaxo (2014), sobre as transformações planetárias; Victor Marchezini (2018), atuante no tema sobre desastres socioambientais, que evocam reflexões a respeito da legitimidade para as questões ambientais e desigualdade social; Rita Barata (2009) e Ribeiro (2004), que exemplificam a compreensão sobre a saúde ambiental e também sobre o resultado das desigualdades sociais e ambientais no âmbito da saúde humana e Nascimento (2010), que elucida os desastres socioambientais ocorrentes e recorrentes no município de Barcarena. Compreendendo a complexidade do objeto de estudo, a abordagem utilizada foi a Pesquisa quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos optou-se pela pesquisa de campo. As técnicas aplicadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários elaborados com questões abertas e fechadas e registros no diário de campo. Os dados recolhidos foram organizados, categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo, em um recorte temporal, antes e após o desastre. As considerações finais demostraram que o desastre socioambiental acarretou uma série de desequilíbrios no tocante à saúde, ao lazer, a economia e a reorganização sociocultural. Em relação à saúde foi quantificado 603 atendimentos médicos, sendo que os sintomas mais recorrentes foram: enjoo, dor de cabeça, mal-estar e vômito. As práticas de lazer foram comprometidas, já que a praia foi interditada. As atividades econômicas concentradas no lazer, turismo e pesca foram gravemente prejudicadas com a interdição da praia. A saída dos moradores de suas residências, localizadas na praia de Vila do Conde, marca assim, a reorganização social após o desastre.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “A TEUCY é uma nação própria”?: transnação e malha ritual no culto as folhas na tenda espírita de umbanda cabocla Yacira – Ananindeua-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-06) RIBEIRO, Rafael Santos; VILLACORTA, Gisela Macambira; http://lattes.cnpq.br/4673875521234184A vida nas religiões afro-brasileiras está na expressão e vivência da natureza. Os adeptos dos diversos segmentos desta religião não percebem o mundo como algo distante ou separado de si, mas, como fluxos circulatórios ligados ao mesmo tecido, chamado por eles de ayê (terra). Este movimento e inserção no mundo dialoga com o que Tim Ingold (2012; 2017) chama de malha de linhas entrelaçadas de crescimento e movimento. Todo esse processo está longe de uma percepção do ambiente enquanto fator material, mas o percebe enquanto materialidade, ou seja, elementos que não estão em um lugar, mas ao longo do caminho e, principalmente, estão vivos. Partindo desta perspectiva, busca-se compreender neste trabalho o espaço da folha nos cultos litúrgicos de matriz africana, especificamente na Tenda Espírita de Umbanda Cabocla Yacira (T.E.U.C.Y.), localizada na cidade de Ananindeua-PA. Entende-se que o espaço da folha nestes cultos não é vivido dentro de um ambiente, mas através dele, peregrinando, criando vida, perpetuando a materialidade do culto na própria folha, assim, à folha não possui o poder apenas de cura, através de banhos, garrafadas, ebós, mas é importante na ordenação da produção de conhecimento, na base epistemológica do ambiente do terreiro. Através desse pensamento, observo as ramificações religiosas da TEUCY não como um objeto que se separa do mundo que está inserido, mas como coisas que se entrelaçam, que geram conhecimento e relações de força, o que Ingold chama de fluxos, ou seja, já não é mais interessante os objetos que estão contidos no terreiro, mas como elas (ramificações religiosas) interagem entre elas e com meio e como se expandem além delas mesmas através do culto às folhas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O enfrentamento do analfabetismo de mulheres velhas no município de Castanhal, na Amazônia Paraense: a velhice negada e a educação “garantida”(Universidade Federal do Pará, 2019-06-19) FALCÃO, Ildete da Silva; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O enfrentamento do analfabetismo de mulheres velhas no Município de Castanhal, na Amazônia Paraense, configurou-se objeto desta pesquisa ao despertar em nós a problematização e a vontade de investigar sobre esse fenômeno, pelo muito que ele exclui nesta região, particularmente em Castanhal, no Estado do Pará, onde está localizado o Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará (UFPA), que, por meio da extensão universitária, desenvolve o programa Grupo de Educação na Terceira Idade (GETI), lócus desta pesquisa. O estudo foi realizado com 12 sujeitas, alunas e ex-alunas das turmas de 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), resultantes da parceria entre o Campus e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), objetivando investigar os fatores determinantes para o enfrentamento do analfabetismo pelas mulheres velhas que frequentam o programa GETI. Na condição de pesquisadora, professora e mulher velha, nosso interesse pelo estudo configurou-se de caráter teórico, político e existencial. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo-exploratória, a qual forjou alguns procedimentos metodológicos, a saber: o levantamento bibliográfico, com a leitura das/os teóricas/os que versam sobre o tema, a imersão no arquivo do programa GETI e a necessária escuta das sujeitas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para analisar os dados das entrevistas nos utilizamos da Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2016) e Franco (2018). O estudo revelou a situação de prejuízo socioeconômico e cultural das mulheres velhas investigadas, como consequência do longo período da vida em condição de analfabetismo ou baixa escolaridade. Evidenciou, ainda, o protagonismo quando da superação de tal condição pela revelação de atitudes de independência e autonomia adquiridas pelo processo de alfabetização. Aclara-se, também, que os sistemas de ensino atuais não estão preparados para atender às especificidades das pessoas idosas, o que exige das/os governantes a implementação das determinações legais, concernentes ao direito da pessoa idosa com adequada estrutura física e pedagógica, no sentido de garantir com que estas/es cidadãs/os sejam acolhidas/os com segurança física e emocional, por meio de intervenções pedagógicas críticas, dialógicas e respeitosas, em uma perspectiva de oportunizar aprendizagens significativas ao longo da vida.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estudo sobre persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) XAVIER, Maria do Perpétuo Socorro Ramos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo intitulado “Persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições”. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, no nordeste paraense, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. O aporte teórico desse estudo, ancorou-se em autores, como Arroyo, Bourdieu, Freire, Patto e Fazenda, que dialogam sobre os sujeitos inseridos em diversos contextos sociais, os quais são fundamentais para ressignificar as relações humanas, justas e solidárias, e Fernandes, Pires, Ramos e Seruffo, que têm “desenhado” uma prática pedagógica no contexto amazônico dos atores sociais EJA, enfatizando a alteridade do estudante, vislumbrando o trabalho social e o trabalho docente na dinâmica das Instituições. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando quais escolas apresentam maiores índices de evasão e/ou persistência escolar. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA em Castanhal-PA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações- problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Raiva humana e transmissão do vírus rábico por morcegos: o que sabe e como se informa a população de um município sob risco na Amazônia brasileira(Universidade Federal do Pará, 2019-07-01) ANDRADE, Etiene Monteiro de; BEZERRA, Isis Abel; http://lattes.cnpq.br/3274919406647242O objetivo deste estudo foi verificar o que a população de Curuçá, um município na Amazônia paraense, no qual as agressões por morcegos figuram em segundo lugar nos relatos de agressões por animais, sabe sobre a transmissão, prevenção e riscos da raiva, especialmente àquela transmitida por morcegos, assim como identificar os meios de comunicação utilizados pela população para se informar sobre a doença e notícias em geral. Foi realizado um estudo observacional transversal, com uma amostra de 377 moradores da cidade, selecionados aleatoriamente por meio de uma amostragem estratificada proporcional, considerando os setores censitários de Curuçá como estratos. Estes sujeitos responderam a um questionário semiestruturado para avaliar o que sabiam sobre a raiva e os meios utilizados para obter essas informações. Como resultados, verificou-se que a maioria dos entrevistados (72,9%) declarou saber o que é a raiva, apesar de pouco saber indicar aspectos como os reservatórios, formas de transmissão e sintomas, além de não apresentar práticas de autocuidado para a prevenção. Verificou-se também, que o morcego é o segundo animal mais presente nos relatos de agressões (24,6%) e que a maioria dos entrevistados (67,9%) não tinha conhecimento sobre os surtos ocorridos no estado do Pará nos anos de 2004 e 2005. Concluiu-se com esse estudo que o conhecimento da população de Curuçá sobre a raiva é limitado, obtido principalmente em seu próprio círculo de convivência, por meio de contatos pessoais e quanto aos meios de comunicação de massa, se constatou uma preferência de obter informações por meios que dispensam leitura, como a televisão e o rádio. Este trabalho aponta quais os conteúdos que precisam estar ao acesso dessa população e os meios de comunicação que seriam mais efetivos nesse contexto sociogeográfico e cultural.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Conhecimento etnobotânico de moradores da comunidade quilombola Itaboca, município de Inhangapi, estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-07-03) SILVA, Sueli de Castro; CAVALCANTE, Gustavo Góes; http://lattes.cnpq.br/4614184899519791O conhecimento tradicional a respeito do uso de plantas medicinais em uma comunidade quilombola é o tema desta pesquisa, cujo objetivo principal é descrever o conhecimento etnobotânico de moradores da comunidade quilombola Itaboca, município de Inhangapi, região nordeste do estado do Pará, no contexto das relações socioculturais. O estudo foi desenvolvido a partir das abordagens metodológica qualitativa descritiva e quantitativa, com aplicação de questionários semiestruturados, entrevistas abertas e observação direta. Foram entrevistados 24 praticantes da medicina popular os quais foram selecionados por amostragem não aleatória, utilizando o método da bola de neve, indicadas por três pessoas da comunidade chamadas de sementes A, B e C. Foram entrevistados também, quatro representantes da comunidade por meio de entrevistas abertas. Os resultados revelam um conjunto de saberes e práticas com uso de plantas medicinais cultivadas pelas famílias. Contudo, em função da relação de parentesco, são as matriarcas e anciães da comunidade que concentram maior credibilidade para exercício da medicina popular, por apresentarem maiores conhecimentos e experiência empírica com plantas medicinais. Esses saberes interferem na organização social da comunidade, atravessando práticas de cura e modificando a paisagem do ambiente comunitário por meio de processos antrópicos de substituição da floral por espécies medicinais cultivadas nos quintais. No âmbito do conhecimento etnobotânico dos moradores de Itaboca, foram registradas 83 espécies, das quais 41 foram identificadas. As plantas mais citadas foram boldo (Plectranthus ornatus), hortelãzinho (Menta pulegium L.), erva-cidreira (Lippia alba (Mill).N.E.Br). O chá é a forma mais comum de preparação. O tratamento de complicações do aparelho digestivo é o mais indicado. Neste estudo, observou-se um sincretismo religioso de caráter curativo. A finalização do trabalho aponta para o risco de perdas culturais etnobotânicas decorrentes do pouco interesse das gerações mais jovens pela manutenção deste saber, o que requer políticas de incentivo a preservação de saberes culturais de populações tradicionais e leis efetivas que garantam reconhecimento e valorização do patrimônio cultural destas comunidades. Considera-se que os conhecimentos advindos desse universo, podem fornecer relevantes contribuições para a conservação das tradições culturais e biológicas de comunidade tradicionais, como também, prover subsídios teóricos/práticos aos debates culturais e pesquisas científicas laboratoriais na esfera acadêmica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Maravilhoso e alteridade em narrativas da Matintaperera(Universidade Federal do Pará, 2019-07-12) RAMOS, Andressa de Jesus Araújo; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823Este trabalho, vinculado ao Projeto de Pesquisa Alteridade, Literaturas do Insólito e Psicanálise (ALLIP), objetiva, de modo geral, compreender o maravilhoso a partir da alteridade em narrativas orais da Matintaperera, recolhidas pelo Projeto O Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP). De forma específica, objetivamos verificar aspectos comuns entre a Matintaperera, o Saci-Pererê, o Acauã e a Mula sem cabeça, bem como examinar a ocorrência de Das Unheimliche (O estranho) em narrativas orais da Matintaperera. O referencial teórico deste estudo ampara-se em Bravo (1985), Freud (1919/2017) e Paz (2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, com abordagem qualitativa, cuja metodologia consistiu em, primeiramente, fizemos uma revisão da literatura, em seguida, realizamos o exame das narrativas orais da Matintaperera presentes nos livros Santarém conta..., Belém conta..., Abaetetuba conta... e Bragança conta..., feito isso selecionamos dois contos da Matintaperera e, por fim, realizamos a análise literária das narrativas orais escolhidas. Os resultados revelaram que é possível compreender o conto maravilhoso da Matintaperera a partir da noção de alteridade em narrativas orais do IFNOPAP, uma vez que a Matinta, em sua constituição humana, pode ser compreendida pela alteridade (mulher- homem), (jovem-velha). No que se refere à metamorfose, a Matintaperera pode se metamorfosear em animais, de classes biologicamente distintas tais como (ave, anfíbio, réptil, mamífero e peixe), o que a possibilita transitar em meios (aéreos-terrestres), (rural-urbano), podendo ser (quadrúpede ou bípede). O assobio, por sua vez, se estabelece pela alteridade (boca-ânus). Além disso, constatamos que a Matinta possui aspectos comuns com o Saci-Pererê, o Acauã e a Mula sem cabeça, o que nos faz pensá-la não através de uma unidade, isto é (mulher-velha que se transforma em coruja), mas sim em uma pluralidade cultural. Desse modo, como veremos, os opostos em Matintaperera, assim como o termo alemão Das Unheimliche (O estranho), de Freud, não são excludentes, mas se relacionam mutuamente. Sendo assim, acreditamos que esta dissertação trará valiosas contribuições aos estudos das literaturas do insólito, uma vez que, amparados em Victor Bravo, podemos pensar o conto maravilhoso da Matintaperera a partir da noção de alteridade e isso promove uma experiência resultante da transformação de si pela relação com a alteridade do outro (o texto, a cultura, os sujeitos).Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jornada ao centro da COHAB: pesquisa-ação e ecopedagogia em escolas e conjuntos habitacionais: (experiências no Cerrado e na Amazônia)(Universidade Federal do Pará, 2019-07-31) COELHO FILHO, Nereu Cavalcanti; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477Este trabalho acadêmico é uma Jornada ao Centro da COHAB (conjunto habitacional). Nesta jornada são usadas ferramentas da cultura popular e da ciência, em teoria e pratica. As paisagens urbanas periféricas são os espaços que refletimos a geografia urbana da habitação popular, amparados em dados estatísticos sobre a habitação e na visão dos moradores sobre suas casas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a questão urbana e habitacional no Brasil, concentrando em dois estados: Pará e Minas Gerais, onde foram desenvolvidas as pesquisas em campo nos conjuntos habitacionais de dois municípios (Bragança-PA e Patos de Minas-MG), em dois biomas (Amazônia e Cerrado). Em entrevistas e troca de ideias sustentáveis com os moradores, foram tecidos saberes em colaborações interculturais. Ao pesquisar o déficit habitacional e o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, buscamos entender como este programa foi desenvolvido para sanar a falta da habitação no país. Desenvolvemos práticas de pesquisa-ação e ecopedagogia, tanto como meios de pesquisa, tanto como laboratório didático da criação de materiais e métodos pedagógicos. Posteriormente ao estudo bibliográfico e as pesquisas em campo, são propostas algumas possíveis soluções sustentáveis para habitações de COHABs. São apresentadas técnicas sustentáveis da Permacultura, que propiciam um manejo mais ecológico na ocupação humana. Houve um estudo pratico de algumas destas técnicas em espaço escolar e, com estas experiências foi possível verificar que existem inúmeras possibilidades de ações criativas na educação ecopedagógica, onde várias faixas etárias, em diferentes espaços (salas de aula, praças ou ruas), podem pensar juntos temas relativos à habitação e ecologia. Todos estes processos da pesquisa desaguaram na criação de materiais e métodos pedagógicos, que dinamizaram a alfabetização ecológica e a valorização da etnobiodiversidade. Nesta jornada foi possível a cooperação e a divulgação de técnicas sustentáveis, em um laboratório acadêmico e popular que uniu saberes ao pensar a “casa” e suas dimensões geográficas (filosófica, ambiental e social), exercitando o pensamento coletivo a partir de maquetes e jogos didáticos construídos e refletidos no estudo da moradia de COHAB. A jornada é um giro decolonial no campo do habitar, espaço que é território e lugar de educar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Entre números e narrativas, um estudo sobre o fechamento de escolas em localidades rurais na Amazônia paraense(Universidade Federal do Pará, 2019-08-08) SILVA, Josiane Nascimento da; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Nesta pesquisa apresentamos reflexões sobre o fechamento de escolas em localidades rurais no Pará. Embora recente a visibilidade do problema, estudos apontam que o fechamento de escolas acontece no Brasil desde os anos 60, porém vem crescendo consideravelmente sobretudo a partir da segunda metade da década de 1990, vinculada a políticas de governo de cunho liberal, na contramão dos avanços obtidos em termos de legislação. Diante do expressivo número de escolas paralisadas e extintas no Pará, o Fórum Paraense de Educação do Campo vem empreendendo um conjunto de esforços, mobilizando diferentes setores da sociedade para discutir as causas e as consequências do fechamento das escolas no campo. Dentre as ações, destacam-se a campanha nenhuma escola a menos e o Disk Denúncia contra o fechamento de escolas, sendo estas, estratégias de atuação junto ao Ministério Público do Estado no apontamento de possíveis irregularidades cometidas por governos nos processos que culminam com o fechamento de escolas, em desacordo com os procedimentos estabelecidos na Lei Federal 12.960/2014. Assim, objetivamos refletir o fechamento de escolas, a partir dos números e narrativas produzidas sobre o fenômeno em cinco municípios paraenses, tendo como referência os dados do Disk Denúncia contra o fechamento de escolas do campo. Para tal, estudamos o contexto de implementação das principais políticas e programas de educação formal direcionada às populações rurais no Brasil, estabelecendo relações com os índices de fechamento de escolas na atualidade; analisamos o processo técnico de geração dos indicadores oficiais sobre o fechamento de escolas no Sistema Educacenso e descrevemos as estratégias de luta contra o fechamento de escolas no Pará. Adotamos uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista narrativa. As abordagens estão ancoradas em relevantes autores que discutem a temática, vinculados ao Fórum Nacional de Educação do Campo. As análises revelam que o fechamento de escolas no Pará apresenta fatores similares aos indicados em outros Estados brasileiros, sendo os indicadores do fechamento constituído majoritariamente por escolas multisseriadas sob dependência administrativa dos municípios. Entre as causas apontadas estão a diminuição de matrículas no campo e a insuficiência de recursos financeiros, onde a nucleação com deslocamento de alunos a bordo do transporte escolar é uma das principais estratégias utilizadas pelos governos para a continuidade da oferta escolar nas comunidades impactadas. Concluímos que o exercício do direito à educação, apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas no Brasil, vem se constituindo em meio a graves condicionantes estruturais, financeiros e políticos, atuando como impeditivos para a plena implementação de políticas públicas no interior dos municípios da Amazônia. Destacamos ainda que o fechamento de escolas no campo não tende a diminuir, enquanto a política pública de Educação do Campo não for seriamente discutida no interior dos sistemas de ensino e pelos órgãos de controle social, mediante diálogo direto com os sujeitos sociais do campo, em luta pela garantia da educação escolar pública, compreendida e afirmada como um direito de todos e dever do Estado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “Elas jogam, tocam e cantam”: práticas e discursos sobre a experiência histórica de mulheres capoeiristas no Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-08-08) CAMÕES, Luciane de Sena; LEAL, Luiz Augusto Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7967678999713659Este trabalho busca discutir as experiências históricas de algumas mulheres capoeiristas envolvidas na prática de “vadiagem” em algumas cidades do Pará, suas experiências foram analisadas a partir dos discursos construídos sobre o feminino e as relações de gênero geradas por tais concepções. De modo específico, buscamos traçar perfis das mulheres capoeiristas de algumas cidades do Pará, conhecer e discutir sobre suas experiências na capoeira; analisar o processo de inserção das capoeiristas nos grupos e suas formações; verificar a importância dos coletivos de capoeira; refletir sobre as questões ligadas as especificidades do feminino como gravidez, TPM e outras; e refletir sobre o saber-fazer na capoeira. A partir da análise de dados, pretende-se entender a trajetória das capoeiristas, suas experiências e vivências nos grupos de capoeira, e como estes grupos podem contribuir com o protagonismo destas mulheres. A pesquisa baseia-se em análise qualitativa de dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, diário de campo e questionário aberto aplicado a 19 mulheres do Pará (Belém, Abaetetuba, Bragança, Castanhal e Cametá), onde discussões são realizadas a partir de escritos sobre gênero, feminismo negro e capoeira. Na contação de história oral é possível buscar contribuições da etnografia e de teóricos que realizam estas reflexões. A partir das narrativas obtidas durante a pesquisa foi possível perceber que: as mulheres vivenciam frequentemente situações em que há reprodução do machismo, sexismo e violência. Os coletivos feministas de capoeiras estão realizando ações de protagonismo feminino como: rodas feministas; oficinas; rodas de conversa; atos públicos; e cartas de repúdio. É possível perceber que as mulheres estão avançando nas graduações. Entretanto as relações entre homens e mulheres na capoeira continuam muito desiguais, sendo necessário a desconstrução de discursos e práticas. Este processo de pesquisa poderá contribuir para construção de novos diálogos sobre a participação de mulheres na capoeira e sobretudo, contribuir com o protagonismo, a visibilidade e a construção de lugares de fala das mulheres na capoeira, e contribuir com a reflexão sobre a participação das mulheres nos grupos de capoeira e problematizar suas práticas construídas, visto que são aspectos importantes para ocupação da figura feminina nos seus espaços.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perfil comportamental e emocional de mulheres grávidas vítimas de violência inferido com auxílio de ferramenta computacional(Universidade Federal do Pará, 2019-11-19) COSTA, Saulo William da Silva; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082A violência contra mulheres é uma problemática que a cada dia ganha mais espaço em debates, ações e pesquisas sob os mais diversos enfoques. Esse trabalho aborda a questão a partir de um enfoque interdisciplinar e objetiva identificar, por meio de ferramenta computacional e entrevista com questionário digital, expressões faciais e traços comportamentais de mulheres grávidas atendidas nas Unidades de Saúde do município de Ananindeua, a fim de traçar padrões psicocomportamentais denotadores de violência ao mesmo tempo em que se busca elementos indicativos do desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático entre aquelas que têm um quadro de violência. Para se chegar a esse objetivo, desenvolveu-se uma ferramenta computacional própria a qual se chamou Women’s Health Observer Tool (WHOT) a qual se mostrou bastante promissora no tocante a comportar os questionários digitais utilizados nas entrevistas, registrar as expressões faciais das entrevistadas, inferir as emoções manifestadas na face de cada uma ao longo dos questionários e estabelecer ligações entre emoções e respostas dadas contribuindo, dessa forma, para traçar os perfis psicocomportamentais. Considerando o estudo principal no qual essa pesquisa se baseou (SANCHEZ et al., 2017), a WHOT mostrou-se capaz de indicar elementos indiciários de ocorrência de IPV, ACE e PTSD em mulheres grávidas o que corrobora sua importância para a descoberta e melhor tratamento da vítima; igualmente se mostra um promissor dispositivo auxiliar para os profissionais de saúde poderem intervir com eficiência e eficácia no atendimento às vítimas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ações antrópicas para o uso de analogias na experimentação investigativa em um Clube de Ciências(Universidade Federal do Pará, 2019-12-13) MONTEIRO, Joana Menezes Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729; https://orcid.org/0000-0002-2495-7806Esta pesquisa teve como objetivo analisar os tipos de Analogias manifestadas em uma atividade experimental investigativa sobre eletrostática, com um grupo de crianças do 6º ano do Ensino Fundamental, em um Clube de Ciências. Para isso, tivemos como base referencial sobre tipologias e Analogias Cognitivas de Conceitualização (ACC), Analogias de Processamento (ACP) e Analogias de Experiência (ACE) de acordo com Francisco Junior (2010); bem como, a Sequência de Ensino Investigativo em atividades experimentais (CARVALHO, 2013; MALHEIRO, 2016). Utilizou-se uma abordagem qualitativa com característica de pesquisa participante, tendo como local de investigação o Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, os participantes foram 4 professores-monitores (PM1,..., PM4) e oito alunos (A1,..., A8). Utilizamos como instrumentos de constituição de dados, fotografias, gravação audiovisual e notas de diário de Campo, com posterior transcrição das falas dos sujeitos, considerando a Análise do Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados apontam que é recorrente o uso de Analogias em atividade experimentais no Clube de Ciências, destacando-se manifestações iniciais de analogia já nos conhecimentos prévios dos alunos, o que permite levantamento de hipótese, problematizações e articulações práticas de aprendizagens. Na etapa 6 – escrevendo e desenhando, de SEI foi identificado maiores manifestações de entendimento conceitual sobre eletrostática. Nas etapas 2 e 3 que correspondem a resolução do problema, etapas 4 e 5 – Tomando consciência e Dando explicações causais, identificou a frequência das três tipologias ACC, ACP e ACE por parte dos alunos, já nos discursos dos professores-monitores o uso de ACC foi constante em ambas as etapas, portanto, concluímos que como recurso potencializador de aprendizagens a utilização da SEI para a construção do conhecimento pode gerar resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem, com a valorização da utilização de Analogia no ensino de ciências ampliando seu uso dentro de aspectos antrópicos e investigativos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Caracterização socioepidemiológica em comunidades quilombolas do nordeste do Pará-Amazônia, Brasil(Universidade Federal do Pará, 2019-12-19) RAMOS, Noêmia Maria José Maia; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902A trajetória da população negra no contexto histórico brasileiro deu origem as Comunidades quilombolas, as quais se consolidaram em espaços de resistência contra à escravidão a partir de suas relações sociais, econômicas e culturais. Este contexto gerou significativas consequências para os negros, como as grandes desigualdades socioeconômicas e ambientais, os quais contribuem com o processo de mortalidade para as doenças ligadas as precárias condições de vida na qual estão submetidas essas populações. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar os principais problemas socioambientais e epidemiológicos de origem antrópica existentes nas comunidades quilombolas de Taperinha e Sauá-Mirim, no Município de São Domingos do Capim – PA, que contribuem para o processo de adoecimento. A pesquisa foi realizada apartis de um estudo quantitativo e descritivo, através de levantamentos bibliográficos, pesquisa de campo, com a utilização de um questionário aplicado às comunidades em estudo, com perguntas fechadas e abertas, (relacionadas com questões socioeconômicas, epidemiológicas, ambientais, etc.) e Chek-list. Após a coleta, os dados foram armazenados e tabulados para a elaboração de figuras e gráficos que serviram como meio de melhor visualização, apresentação e discussão dos resultados. Estes, mostraram que estas Comunidades apresentam um alto índice de pobreza, relacionado as questões socioeconômicas, culturais e ambientais, os quais são responsáveis pelas condições de desigualdades sociais. Bem como pela interferência no modo de vida dos quilombolas, reincidência de doenças infecciosas e incidências de doenças crônicas degenerativas, as quais tem se mostrado com importantes repercussões epidemiológicas quando refere- se ás Comunidades quilombolas. Por fim, cabe destacar que estes resultados serão disponibilizados para futuras publicações acadêmicas, afim de servirem como subsídios de novas pesquisas equiparadas com o Estudo em questão, assim como outros temas foco referente aos quilombolas, afim de que os resultados encontrados possam contribuir para o desenvolvimento de projetos e uma maior atenção do poder público em relação às Comunidades quilombolas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aquaponia: uma ferramenta didática de ensino no IFPA-Santarém, Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-04-06) PAULA, Carla da Silva; SILVA, Luiz Rocha da; http://lattes.cnpq.br/0951402055398517; BARBOZA, Roberta Sá Leitão; http://lattes.cnpq.br/9331256487699477; https://orcid.org/0000-0003-2367-553XA aquaponia tem ganhado destaque como importante tecnologia sustentável agroalimentar, esse sistema incorpora ao mesmo tempo a produção de plantas e peixes numa relação simbiótica entre estes dois componentes e os microrganismos presentes no ambiente onde os nutrientes residuais do cultivo de peixes são modificados pelas bactérias em substâncias que podem ser absorvidos pelas plantas favorecendo o seu desenvolvimento. Assim, o uso da aquaponia durante as aulas incorpora o conhecimento de uma variedade de assuntos da biologia, física, matemática, agricultura, saneamento, engenharia, tecnologia e nutrição. Este trabalho teve como objetivo compreender como o uso de um sistema sustentável de aquaponia pode contribuir enquanto ferramenta de ensino nas práticas didáticas de docentes do IFPA – Campus Santarém. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa usamos como metodologia um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, análise das ementas das disciplinas, além de uma revisão bibliográfica sobre o assunto. O público alvo desta pesquisa foram nove docentes do IFPA-Campus Santarém que tiveram algumas de suas atividades teóricas ou práticas utilizando o sistema de aquaponia como ferramenta de ensino. A análise dos dados nos permitiu perceber que o uso da aquaponia proporciona aos professores uma dinâmica de ensino mais enriquecedora, capaz de unir prática e teoria de forma interdisciplinar, mesmo que esta ocorra de forma pouco intensa, os professores apontaram para a importância do uso de tecnologias sustentáveis na formação profissional, destacando o uso da aquaponia como aliada positiva no enriquecimento da formação dos alunos do ensino integrado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) “No meu sangue corre as águas desse mar”: o movimento do bloco Pretinhos do Mangue, Curuçá-PA, Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2020-06-07) FERREIRA, Marcus dos Reis; FURTADO, Lourdes de Fátima Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1828475659148260; https://orcid.org/0000-0002-5243-4607; VILLACORTA, Gisela Macambira; http://lattes.cnpq.br/4673875521234184Esta pesquisa busca discutir sobre a ideia de natureza produzida pelos brincantes-curuçaenses do bloco “Pretinhos do Mangue”, no Município de Curuçá – Região do Salgado Paraense. Para realizar essa discussão, parto das orientações teóricas da História Ambiental (ARNOLD, 2000; PÁDUA, 2010; WORSTER, 2015) e da Antropologia (CSORDAS, 2008; INGOLD, 2015). E, nessa perspectiva, a etnografia foi utilizada como caminho para experimentar as formas de habitar o ambiente, que estão presentes no desfile do bloco, no Carnaval (FABIAN, 2013; SALDI; WAGNER, 2013; PEIRANO, 2014; INGOLD, 2015). Nesse período, os interlocutores buscam apresentar os principais não humanos que habitam o ambiente da cidade e, também, enunciar o dia-a-dia do pescador artesanal. E essas experiênciasperceptivas do “salgado” paraense são materializadas por meio das suas alegorias: o “Caranguejo”, o “Guará”, a “Ostra” e a “Barraca do Avoado”. Contudo, é o uso da “lama” (“tijuco”e “tabatinga”) que tem chamado mais atenção dos “brincantes”, já que para eles a lama-no-corpo manifesta a experiência “ecológica” e a ideia de “preservação da natureza”. Nesse contexto, os meios de comunicação começaram a divulgar essa experiência com o manguezal que, por sua vez, passou a fomentar cada vez mais o deslocamento de turistas para participar do bloco. Com isso, nota-se que os brincantes-curuçaenses buscam levar a vida do “salgado” paraense para o seu desfile, a fim de “mostrar” essa experiência para “todos” que visitam o Carnaval de Curuçá. Assim, a lama do manguezal e as alegorias não são simples acessórios utilizados pelos brincantes-curuçaenses, uma vez que eles apresentam as suas ideias de natureza, no desfile do Pretinhos do Mangue.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Vozes silenciadas: história e memória de outras interpretações do processo de interiorização do Campus UFPA no município de Castanhal - PA a partir de 1970(Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) SANTOS, Maria José Conceição dos; CHAVES, Túlio Augusto P. de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O trabalho tem como objetivo compreender a história da implantação do Campus da UFPA na cidade de Castanhal, a partir dos discursos e das narrativas dos sujeitos que vivenciaram o processo da interiorização a partir da década de 1970, com ênfase para o período do governo militar experimentado na UFPA. Relacionando o passado e o presente dessa trajetória, narrados segundo os documentos escritos e os sujeitos entrevistados, promoveu-se outra interpretação do processo histórico da instituição, uma vez que a história registrada carregou-se de ausências documentais, referentes aos períodos de lutas e acordos que se firmaram para a construção da Universidade no interior do Estado. O lócus da investigação foi o Campus/UFPA, estabelecido na cidade de Castanhal, microrregião Nordeste do Estado do Pará. A pesquisa foi norteada pelos seguintes questionamentos: Quais movimentos ocorreram no sentido de conceber a interiorização do Campus-UFPA em Castanhal? Quais foram os projetos institucionais que impulsionam a UFPA para a cidade? Quais os sujeitos que participaram da implementação? A Ditadura Militar impactou na política de criação da Universidade? A investigação fora pautada na pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e os procedimentos utilizados fundamentaram se na história oral, com instrumentos basilados em entrevistas e questionários, tendo como suporte a técnica de análise de conteúdo, que definiu os rumos das informações coletadas. O estudo provou que existem contradições na maioria dos documentos registrados, que pontuam a interiorização da Universidade na cidade mediante a força política dos governos Federal, Estadual e Municipal. Nesse sentido, a história oral confronta-se com os documentos oficiais registrados, porque apontou a existência de vários projetos institucionais que impulsionaram a UFPA para a cidade de Castanhal. O processo de Interiorização ocorreu na década de 1970, movido por muitos entraves e conflitos. E existiram diversos elementos que intermediaram a ação, além da interferência de projetos oriundos do Centro Rural Universitário de Treinamento de Ação Comunitária (CRUTAC), do Ministério da Educação e do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), com o intuito de estabelecer um convênio com a UFPA – por meio do Centro de Educação – e a Prefeitura, para implantar um polo Universitário na cidade, considerada uma das mais desenvolvidas da região.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação escolar e a formação da identidade: um estudo em uma escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA(Universidade Federal do Pará, 2020-06-25) SILVA, Wanessa Nogueira; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983Este trabalho objetiva compreender de que maneira a escola impacta na formação da identidade camponesa da comunidade de “São Luizinho”, analisando, assim, as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) da comunidade e verificando em que sentido incidem na formação e/ou valorização da identidade dos sujeitos do campo. O ponto de partida foi a seguinte questão: Qual tem sido o papel da escola na formação da identidade camponesa na comunidade “São Luizinho”, em Igarapé-Açu/Pa? Ressalta-se a necessidade da valorização e do incentivo da formação da identidade dos sujeitos do campo, considerando que o campo possui um passado de negação e silenciamento, sendo fortemente marcado pela luta contínua em prol da conquista e efetivação de seus direitos. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no paradigma qualitativo, tendo como o método, o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para o tratamento e a análise dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola multisseriada do meio rural do município de Igarapé-Açu/Pa. Os resultados indicam a importância do professor na formação da identidade dos alunos e, igualmente, na valorização do campo e do seu modo de vida. Destaca-se que a proposta curricular das escolas do meio rural não difere das escolas urbanas. Portanto, observa-se que, seguindo uma via contrária às reivindicações dos movimentos camponeses, não existe uma Educação do Campo, mas apenas uma Educação no Campo, pois todo esforço em valorizar o campo e fomentar uma identidade camponesa parte dos profissionais envolvidos nesse processo, não havendo um projeto institucional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Dinâmicas socioambientais no Rio Apeú em Castanhal, Pará-Brasil(Universidade Federal do Pará, 2020-07-30) SILVA, Laís Almeida da; PEDROSO, Augusto José Silva; http://lattes.cnpq.br/7493360101275598; BAHIA, Mirleide Chaar; http://lattes.cnpq.br/6052323981745384As formas da interação ser humano - natureza refletem em efeitos benéficos ou maléficos na complexidade dos sistemas de ambientes naturais e urbanos, expressando efeitos locais e mundiais. A problemática ambiental é o resultado da crise da civilização e, para resolver este problema, é necessário primeiro reconhecer essa visão, referindo-se sobre a construção de um novo paradigma de desenvolvimento que, por sua vez, intervenha positivamente nos sujeitos sociais e na dinâmica da economia. Compreendendo, dessa forma, que as complexas questões ambientais devem ser articuladas a todos os setores, haja vista que não se pode lidar com a natureza de forma isolada, com a atuação da interdisciplinaridade, pode ser possível gerar conhecimento suficiente para a construção de uma racionalidade produtiva e sustentável. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo central “Analisar as dinâmicas socioambientais no rio Apeú, em Castanhal - Pará”. A pesquisa foi desenvolvida no trecho do rio Apeú, na região da Amazônia, estando este localizado na vila Apeú, situada no município de Castanhal, Pará – Brasil. Tem uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, com dois enfoques: aspectos sociais e aspectos ambientais associados e referentes às dinâmicas ocorridas no rio. Para a coleta de dados empíricos sobre os aspectos sociais, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e, sobre os aspectos ambientais, foi utilizada a análise de qualidade de água. Sendo assim, como resultado, foi possível perceber que, a condição em que a região analisada se encontra, por meio de análises sobre a presença de bactérias indicadoras de qualidade, de condições físico-químicas, de declarações de moradores e de registros fotográficos, práticas inadequadas, que resultam em indicadores de contaminação e, como o rio é um ambiente dinâmico, isso desemboca em resultados que indicam que a situação desse rio é preocupante socio ambientalmente. Ainda assim, este possui potencial de atrair moradores e turistas para práticas e como espaço de lazer, para interações sociais e crescimento econômico da região amazônica, demonstrando a responsabilidade e a necessidade do Poder Público intervir com Políticas Públicas direcionadas à manutenção da qualidade desse rio e práticas lúdicas de sociabilidade, para a qualidade de vida da população local.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Fitoterapia tradicional por meio do uso da planta “insulina” (Cissus Verticillata), no tratamento do diabetes mellitus, em uma comunidade costeira do nordeste do Pará (Amazônia, Brasil)(Universidade Federal do Pará, 2020-07-30) MORAES, Jones Souza; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715; OLIVEIRA, Euzébio de; http://lattes.cnpq.br/1807260041420782; https://orcid.org/0000-0001-8059-5902A Bacia do Rio Caeté, localizada no Norte do Brasil, pertencente à região da Amazônia Brasileira, Nordeste do Estado do Pará, apresenta um grande número de espécies vegetais com variadas propriedades medicinais, muito utilizadas pelos moradores das populações tradicionais da região, em destaque neste caso, para as populações tradicionais ribeirinhos/costeiros que ali vivem. Apesar disso, muitas destas plantas ainda não foram identificadas ou tiveram registrados os seus usos medicinais de formas tradicionais. O presente trabalho objetivou analisar os usos terapêuticos/medicinais da etnoespécie da planta Cissus verticillata, conhecida popularmente como “Insulina”, no tratamento do Diabetes Mellitus, na Comunidade ribeirinha/costeira de Ponta de Urumajó NE do Pará. A pesquisa possui abordagem metodológica qualitativa, realizada por meio da pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de free listing, entrevistas com informantes-chaves, aplicação de formulários, coleta de amostras vegetais, observação, gravação de áudio/vídeo e fotografias. Resultados apontam que a comunidade da Ponta do Urumajó demonstra grande arcabouço de saberes sobre plantas medicinais, utilizando-as das mais diversas formas, além é claro, de conhecer, com muita propriedade, as práticas empregadas para o uso das plantas medicinais, que são utilizadas para o cuidado em saúde, que neste caso é a Cissus verticillata, que é utilizada para o tratamento do Diabetes Mellitus. A comunidade tem empregado o uso da “Insulina” amplamente, desconhecendo, porém, se esta planta apresenta algum efeito tóxico e ou perigo de reações adversas. Nesse intuito, a conclusão deste trabalho tende a contribuir com o reconhecimento e valorização dos saberes e práticas locais de populações tradicionais ribeirinhos/costeiros da Amazônia brasileira, em relação ao uso de plantas medicinais, bem como buscou uma maior integração entre os conhecimentos científicos e os tradicionais para a consolidação de práticas de conservação da espécie, tais como o seu uso medicinal de forma segura, dando qualidade de vida aos pacientes diabéticos.
