SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Cultura e consumo: programas telerreligiosos e a percepção de jovens católicos e assembleianos

Imagem de Miniatura

Data

01-06-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Compós

Citar como

MALCHER, Maria Ataide; RODRIGUES, Ronaldo de Oliveira. Cultura e consumo: programas telerreligiosos e a percepção de jovens católicos e assembleianos. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14653. Acesso em:.

DOI

Neste artigo são apresentados dados de observação dos processos de consumo e assistência de programas telereligiosos das Igrejas Católica (IC) e Assembleias de Deus (AD) por jovens moradores de Breves-Marajó, no Pará. A partir de uma agenda de observação, foram identificadas e analisadas as estratégias de uso de anúncios publicitários em programas veiculados em TV aberta das Igrejas Católicas (TV Nazaré e Canção Nova) e das igrejas Assembleia de Deus do Brás e Vitória em Cristo, a partir da percepção de jovens católicos e assembleianos. Enquanto a IC tem utilizado com mais cadência a exploração de anúncios em sua programação de TV, a AD mostra esse recurso como sua principal estratégia dentro dos programas telerreligiosos. De modo geral, observações que as práticas de consumo institucionalizadas pela igreja e os processos de consumo estabelecidos pelos jovens não podem ser compreendidos em uma perspectiva isolada das demais mediações implicadas no cotidiano do grupo investigado.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

ConsumoProgramas telerreligiososJovemConsumptionReligious TV programsYoung

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country