Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games

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2016-06

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Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação

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ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:.

DOI

Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre as práticas interacionais desenvolvidas nos games, tendo como objeto empírico, o jogo Brasil Ragnarök Online-BRO. Uma das principais motivações referentes ao ato de jogar é a interação entre jogadores mediada pelos games (jogo como atividade social), o que evidencia o caráter comunicativo do jogo a partir das ações dos jogadores. Nossa proposta busca compreender as potencialidades das ações dos jogadores quando em interação com o jogo, como processos modificadores em diferentes gradações na experiência com o produto midiático. BRO possibilita a interação entre os jogadores e destes com o mundo virtual, transformando-o e transformando-se, de modo que ambos são agentes mediadores, fazendo emergir novas práticas culturais permeadas por essas interações, tanto nos ambientes virtuais, quanto nos presenciais.

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ASSIS, Bruno Monte de; COSTA, Luciana Miranda. Interações sociais e dinâmicas comunicacionais nos games. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 25., 2016, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14654. Acesso em:.