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Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Abr-2022
Autor(es): BATISTA, Joniele Bentes
Primeiro(a) Orientador(a): PERES, Ariadne da Costa
Título: Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
Agência de fomento: 
Citar como: BATISTA, Joniele Bentes. Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Orientadora: Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres. 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14731. Acesso em:.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) surge de um entendimento sobre a construção social histórica do planeta, onde é necessária à mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política. Este estudo objetiva conhecer e compreender as macrotendências político pedagógicas em EA presentes nas práticas desenvolvidas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Assumimos a pesquisa qualitativa, com Análise de conteúdo. Os procedimentos foram organizados em dois momentos: 1. Visita ao Parque Zoobotânico do MPEG e análise da documentação objeto do estudo; 2. Entrevistas com as coordenadoras responsáveis pelos projetos e atividades da EA. Foram estabelecidas as seguintes categorias para análise: visão sobre meio ambiente, concepções de problemas ambientais, visão política e, prática/abordagem. A partir da análise, percebemos que as macrotendências político-pedagógicas de EA presentes nas práticas pedagógicas no Parque Zoobotânico do MPEG, apareceram concomitante, ou seja de forma mesclada, sem um consenso da intencionalidade ou referencial teórico. No entanto, foi observado certa dominância para as macrotendências conservacionista e pragmática.
Abstract: Environmental Education (EE) arises from an understanding of the historical social construction of the planet, where it is necessary to change the paradigm that implies both a scientific and political revolution. This study aims to know and understand the political-pedagogical macrotrends in EE present in the practices developed at Zoobotanical Park of the Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). We assume qualitative research, with Content Analysis. The procedures were organized in two moments: 1. Visit to the MPEG Zoobotanical Park and analysis of the documentation object of the study; 2. Interviews with the coordinators responsible for EA's projects and activities. The following categories were established for analysis: vision of the environment, conceptions of environmental problems, political vision and practice/approach. From the analysis, we realized that the political-pedagogical macrotrends of EE present in the pedagogical practices in the Zoobotanical Park of MPEG, appeared concomitantly, that is, in a mixed way, without a consensus of intentionality or theoretical reference. However, a certain dominance was observed for conservationist and pragmatic macrotrends.
Palavras-chave: Educação ambiental
Antropoceno
Macrotendências
Parque Zoobotânico do MPEG
Práticas pedagógicas
Environmental education
Anthropocene
Macrotrends
MPEG Zoobotanical Park
Pedagogical practices
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

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