Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14734
Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Mai-2022
Autor(es): PEREIRA, Patricia Sheila Figueiredo
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC-PA
Primeiro(a) Orientador(a): BRANDEMBERG, João Cláudio
Título: Potencialidades didáticas de textos e problemas históricos egípcios e babilônicos para o ensino de matemática na educação básica
Citar como: PEREIRA, Patricia Sheila Figueiredo. Potencialidades didáticas de textos e problemas históricos egípcios e babilônicos para o ensino de matemática na educação básica. Orientador: Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14734. Acesso em:.
Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se investigar quais textos e problemas históricos presentes na matemática do Egito e da Babilônia apresentam potencialidades didáticas a serem exploradas no ensino de matemática. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na literatura de Boyer (1974) e de Eves (2011), os quais forneceram o contexto histórico da matemática, tal como revelaram diversas formas de resolução de problemas matemáticos antigos e que esses são possíveis de serem solucionados por meio da notação atual. Ao estudar a História da Matemática, identificou-se nos textos e problemas históricos diversas potencialidades que possibilitam o desenvolvimento de habilidades matemáticas, essas foram evidenciadas de acordo com os argumentos de Miguel (1997) e os estudos de Mendes e Chaquiam (2016), Brandemberg (2020) e Brandemberg (2021), que corroboram a relevância da história no ensino de matemática. A partir deste estudo, foi possível selecionar os textos da Tábua Plimpton 322, os problemas históricos do Papiro de Rhind e os da Tábua BM 13901 como fontes de/com potencialidades, as quais são: viabilizar o desenvolvimento conceitual da equação polinomial do 1º grau; possibilitar o desenvolvimento do conceito da equação quadrática; oportunizar ao aluno desenvolver novos discursos sobre o teorema de Pitágoras e, com isso, possibilitar o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, foi sugerida, por meio de atividades didáticas, uma forma de o professor utilizar os textos e os problemas históricos no ensino da matemática escolar. Desse modo, pode-se aduzir que os textos e problemas históricos selecionados dispõem de potencialidades que contribuem para a construção do conhecimento matemático, bem como foi evidenciado que podem ser empregados no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Básica.
Abstract: This research aimed to investigate which texts and historical problems present in the mathematics of Egypt and Babylon have didactic potentialities to be explored in the teaching of mathematics. For this, a bibliographical research was carried out in the literature of Boyer (1974) and Eves (2011), which provided the historical context of mathematics, as revealed several forms of solving ancient mathematical problems and that these are possible to be solved through the current notation. When studying the History of Mathematics, several potentialities that enable the development of mathematical skills were identified in the texts and historical problems that enable the development of mathematical skills, which were evidenced according to the arguments of Miguel (1997) and the studies of Mendes and Chaquiam (2016), Brandemberg (2020) and Brandemberg (2021), which corroborate the relevance of history in mathematics teaching. From this study, it was possible to select the texts of the Plimpton Table 322, the historical problems of the Rhind Papyrus and those of The BM Table 13901 as sources of/with potentialities, which are: to enable the conceptual development of the polynomial equation of the 1st degree; enable the development of the concept of the quadratic equation; to provide the student with new discourses on pythagoras' theorem and, with this, enable the development of skills foreseen in the National Common Curriculum Base (BNCC). In addition, it was suggested, through didactic activities, a way for the teacher to use the texts and historical problems in the teaching of school mathematics. Thus, it can be inferred that the selected texts and historical problems have potentialities that contribute to the construction of mathematical knowledge, as well as it was evidenced that they can be used in the process of teaching and learning mathematics in Basic Education.
Palavras-chave: História da matemática
Textos históricos
Potencial didático
Ensino de matemática
History of mathematics
Historical texts
Didactic potential
Mathematics teaching
Área de Concentração: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PotencialidadesDidaticasTextos.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons