Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14844
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 5-Jan-2021 |
Autor(es): | CASTRO, Bárbara Fernandes do Nascimento |
Primeiro(a) Orientador(a): | FREITAS, Nádia Magalhães da Silva |
Primeiro(a) coorientador(a): | BRITO, Maria dos Remédios de |
Título: | Ecosofia e formação de professores: composições de experiências formativas em tempos de emergência ambiental |
Citar como: | CASTRO, Bárbara Fernandes do Nascimento. Ecosofia e formação de professores: composições de experiências formativas em tempos de emergência ambiental. Orientador(a): Profa. Dra. Nádia Magalhães da Silva Freitas. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14844. Acesso em:. |
Resumo: | Por meio dessa escrita pretendemos provocar a reflexão acerca das questões ambientais e da emergência ecológica vivida atualmente, utilizando os encontros, as passagens, o que não está posto. A nossa intenção aqui não é a de mostrar soluções para tornar-nos sustentáveis, mas fomentar o diálogo e, principalmente, incentivar experiências em nos sentirmos parte da Terra. Também pretendemos refletir sobre alguns conceitos, como o cuidado e a valorização das relações da natureza conosco e com os outros. Nesse sentido, nos propomos a ministrar a disciplina: ―Educação em ciências e matemática e sustentabilidade‖, que faz parte das disciplinas obrigatórias do curso de Pós-graduação em docência em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (PPGDOC- IEMCI), utilizando como foco as mudanças climáticas e suas relações com outras áreas do conhecimento. Como fundamento teórico de tal proposta, recorremos às reflexões acerca da Ecosofia de Félix Guattari. Assim, questionamonos sobre o quanto a formação continuada é preponderante para a vinculação das questões ambientais de forma crítica e ampla a professores, e, portanto, nos propomos a investigar: O que se poderia espreitar nas experienciações, problematizando questões ambientais da contemporaneidade, por meio dos pressupostos dos três registros ecológicos de Félix Guattari, como motriz na construção de subjetividades? Tendo como objetivo central o de cartografar experiências e sensibilização de sujeitos acerca das questões ambientais, como as mudanças climáticas, considerando as produções de subjetividades individuais e coletivas, observadas principalmente no dispositivo diário de bordo, pudemos vivenciar possibilidades de ressingularização dos sujeitos participantes e, observando a importância desse tipo de intervenção na formação de professores e buscando explicitar as composições e atravessamentos construídos no decorrer dos encontros na disciplina, chegamos a algumas inferências que se aproximam de nossas indagações iniciais. Os discentes puderam experimentar o tema ―mudanças climáticas‖ de forma que tivessem liberdade em construir suas próprias sensações e que se fizessem valer do dispositivo diário de bordo como forma de expor suas narrativas. Observamos que a grande maioria dos discentes ainda possui grande resistência em conciliar temas científicos com a arte e o pensamento filosófico. A dicotomia evidente em seus discursos não nos causa espanto, pois nosso corpo, enquanto estudantes, foi bem treinado, docilizado para determinadas tarefas e determinada forma de entender o mundo. Sendo assim, não esperávamos por mudanças comportamentais bruscas, nosso objetivo era o de produzir sensibilidade para com a temática. |
Abstract: | Through this writing we intend to provoke reflection on environmental issues and the ecological emergency experienced today, using meetings, passages, which is not clear. Our intention here is not to show solutions to make us sustainable, but to encourage dialogue and, mainly, to encourage experiences in feeling part of the Earth. We also intend to reflect on some concepts, such as the care and appreciation of nature's relationships with us and with others. In this sense, we propose to teach the subject: ―Education in science and mathematics and sustainability‖, which is part of the mandatory subjects of the Postgraduate course in teaching in Sciences and Mathematics at the Institute of Mathematical and Scientific Education at UFPA (PPGDOC- IEMCI), focusing on climate change and its relations with other areas of knowledge. As a theoretical basis for such a proposal, we resort to reflections on the Ecosophy of Félix Guattari. Thus, we ask ourselves about the extent to which continuing education is preponderant for the linking of environmental issues in a critical and broad way to teachers, and, therefore, we propose to investigate: What could be lurking in the experiences, problematizing contemporary environmental issues, through the assumptions of the three ecological records of Félix Guattari, as a driver in the construction of subjectivities? With the central objective of mapping experiences and sensitization of subjects about environmental issues, such as climate change, considering the production of individual and collective subjectivities, observed mainly in the daily logbook device, we were able to experience possibilities of resingularization of the participating subjects and, observing the importance of this type of intervention in the training of teachers and seeking to make explicit the compositions and crossings built during the meetings in the discipline, we come to some inferences that come close to our initial inquiries. The students were able to experience the theme ―climate change‖ so that they were free to build their own sensations and that they made use of the daily logbook device as a way to expose their narratives. We observed that the vast majority of students still have great resistance in reconciling scientific themes with art and philosophical thinking. The dichotomy evident in their speeches is not surprising, since our bodies, as students, were well trained, docilized for certain tasks and a certain way of understanding the world. Therefore, we did not expect sudden behavioral changes, our goal was to produce sensitivity to the theme. |
Palavras-chave: | Ecosofia Ensino de ciências Emergência ambiental Formação Ressingularização Ecosophy Science teaching Environmental emergency Training Resingularization |
Área de Concentração: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
Linha de Pesquisa: | CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EcosofiaFormacaoProfessores.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons