Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos bois-AP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-08-11

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

BARBOSA, Adrian Kethen Picanço. Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. Orientador: Rodrigo Correa Diniz Peixoto. 151 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. .Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14866. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa tem como tema a Educação Escolar Quilombola (EEQ) e, inserido neste contexto da referida modalidade de ensino, analisarei o Projeto Batuque como uma prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. O estudo segue a metodologia da Pesquisa-Ação-Participante de Orlando Fals Borda (1978), atualizando-a segundo uma perspectiva decolonial para identificar as transformações promovidas pela Educação Escolar Quilombola, com ênfase na análise do Projeto Batuque na citada comunidade quilombola. Dessa forma, a pesquisa apresenta a prática decolonial dentro da Escola Quilombola Estadual Teixeira de Freitas que é resultado de uma educação engajada e comprometida com o meio em que a instituição está inserida.

Agência de Fomento

FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

BARBOSA, Adrian Kethen Picanço. Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. Orientador: Rodrigo Correa Diniz Peixoto. 151 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. .Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14866. Acesso em:.