Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BARBOSA, Adrian Kethen Picanço | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-20T18:49:13Z | - |
dc.date.available | 2022-10-20T18:49:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Adrian Kethen Picanço. Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. Orientador: Rodrigo Correa Diniz Peixoto. 151 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. .Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14866. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14866 | - |
dc.description.abstract | This research has as its theme Quilombola School Education (EEQ). Within this modality of teaching, I will analyze the Batuque Project as a decolonial practice in the Quilombola community of São Pedro dos Bois, Amapá. The study follows the methodology of Orlando Fals Borda's Participatory Action Research (1978), updating it according to the perspective of decoloniality. My analysis of the Batuque Project in the aforementioned Quilombola community emphasizes the decolonial transformations promoted by Quilombola School Education. The research presents the decolonial practice within the State Quilombola School Teixeira de Freitas, which is the result of an education engaged and committed to the environment in which the institution is inserted. | en |
dc.description.provenance | Submitted by Anderson Santos (anderson.conceicao.santos@icsa.ufpa.br) on 2022-10-18T18:11:23Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_OsTamboresDaÁfrica.pdf: 21630815 bytes, checksum: b0bf5303f907a47203bf0e3f9aa7f070 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2022-10-20T18:49:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_OsTamboresDaÁfrica.pdf: 21630815 bytes, checksum: b0bf5303f907a47203bf0e3f9aa7f070 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-20T18:49:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_OsTamboresDaÁfrica.pdf: 21630815 bytes, checksum: b0bf5303f907a47203bf0e3f9aa7f070 (MD5) Previous issue date: 2022-08-11 | en |
dc.description.sponsorship | FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Quilombola | pt_BR |
dc.subject | pertencimento | pt_BR |
dc.subject | Quilombo | pt_BR |
dc.subject | batuque | pt_BR |
dc.subject | decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | Quilombola School Education | en |
dc.subject | Belonging | en |
dc.subject | drumming | en |
dc.subject | Decoloniality | en |
dc.title | Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos bois-AP | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PEIXOTO, Rodrigo Corrêa Diniz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9872938064820413 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0327225724560430 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como tema a Educação Escolar Quilombola (EEQ) e, inserido neste contexto da referida modalidade de ensino, analisarei o Projeto Batuque como uma prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. O estudo segue a metodologia da Pesquisa-Ação-Participante de Orlando Fals Borda (1978), atualizando-a segundo uma perspectiva decolonial para identificar as transformações promovidas pela Educação Escolar Quilombola, com ênfase na análise do Projeto Batuque na citada comunidade quilombola. Dessa forma, a pesquisa apresenta a prática decolonial dentro da Escola Quilombola Estadual Teixeira de Freitas que é resultado de uma educação engajada e comprometida com o meio em que a instituição está inserida. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-3120-3962 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_TamboresAfricaReverberam.pdf | 21,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.