Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14866
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 11-Aug-2022
metadata.dc.creator: BARBOSA, Adrian Kethen Picanço
metadata.dc.contributor.advisor1: PEIXOTO, Rodrigo Corrêa Diniz
Title: Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos bois-AP
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: BARBOSA, Adrian Kethen Picanço. Os tambores da África reverberam aqui: o projeto batuque como prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. Orientador: Rodrigo Correa Diniz Peixoto. 151 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. .Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14866. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como tema a Educação Escolar Quilombola (EEQ) e, inserido neste contexto da referida modalidade de ensino, analisarei o Projeto Batuque como uma prática decolonial na comunidade quilombola de São Pedro dos Bois - AP. O estudo segue a metodologia da Pesquisa-Ação-Participante de Orlando Fals Borda (1978), atualizando-a segundo uma perspectiva decolonial para identificar as transformações promovidas pela Educação Escolar Quilombola, com ênfase na análise do Projeto Batuque na citada comunidade quilombola. Dessa forma, a pesquisa apresenta a prática decolonial dentro da Escola Quilombola Estadual Teixeira de Freitas que é resultado de uma educação engajada e comprometida com o meio em que a instituição está inserida.
Abstract: This research has as its theme Quilombola School Education (EEQ). Within this modality of teaching, I will analyze the Batuque Project as a decolonial practice in the Quilombola community of São Pedro dos Bois, Amapá. The study follows the methodology of Orlando Fals Borda's Participatory Action Research (1978), updating it according to the perspective of decoloniality. My analysis of the Batuque Project in the aforementioned Quilombola community emphasizes the decolonial transformations promoted by Quilombola School Education. The research presents the decolonial practice within the State Quilombola School Teixeira de Freitas, which is the result of an education engaged and committed to the environment in which the institution is inserted.
Keywords: Educação Escolar Quilombola
pertencimento
Quilombo
batuque
decolonialidade
Quilombola School Education
Belonging
drumming
Decoloniality
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: SOCIOLOGIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_TamboresAfricaReverberam.pdf21,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.