Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14869
Tipo: Dissertação
Data do documento: 24-Set-2021
Autor(es): SOUZA, Jamille Silva Rodrigues de
Primeiro(a) Orientador(a): PERES, Ariadne da Costa
Título: A educação ambiental na prática docente em ciências em uma escola da rede municipal de Paragominas-PA
Citar como: SOUZA, Jamille Silva Rodrigues de. A educação ambiental na prática docente em ciências em uma escola da rede municipal de Paragominas-PA. Orientadora: Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e MatemáticaS) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14869. Acesso em:.
Resumo: A presente pesquisa apresenta-se como de caráter qualitativo que se propôs a compreender sob que termos teórico-metodológicos a Educação Ambiental se insere na prática docente de professores de ciências que atuam no ensino fundamental II (6º ano ao 9º ano) em uma escola pública da rede municipal de Paragominas. Utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso (único e holístico). Trata-se de uma pesquisa em que a triangulação dos dados se deu por três fontes de evidências: a partir de entrevistas semiestruturadas com os professores, da análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola Anésia da Costa Chaves, assim como, da análise do Projeto Público Municípios Verdes que diz respeito a Educação Ambiental. Os dados foram transcritos e analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a luz do referencial teórico das correntes em Educação Ambiental por Lucie Sauvé (2005). Participaram do estudo, quatro professores de ciências, sendo três mulheres e um homem. Nesse movimento de análise emergiu duas categorias A compreensão de professores de ciências sobre a Educação Ambiental, e A Relação da escola Anésia com a Educação Ambiental, os quais apresentam os resultados dos sentidos atribuídos à Educação Ambiental e as diferentes perspectivas teórico-metodológicas emergentes nos diálogos, de igual modo, traz a compreensão de como a escola define e insere a Educação Ambiental em seus diferentes componentes curriculares. A partir desses dados obtidos, observou-se que os diferentes formadores afirmam trabalhar com a Educação Ambiental e que a corrente resolutiva é predominante na forma de conceberem e praticarem a Educação Ambiental nesta escola. Desse modo, é notório que mesmo com os avanços educacionais no município de Paragominas, são necessárias ações que foquem na perspectiva educacional crítica, que questione as práticas socioambientais e problematizem os discursos que fundamentam essas ações, a fim de que fomentem pensamentos autônomos nos educandos.
Abstract: This research presents itself as a qualitative one, which aimed to understand under what theoretical-methodological terms Environmental Education is inserted in the teaching practice of science teachers who work in higher elementary education in a public school in the municipal network of Paragominas. The case study (unique and holistic) was used as a research strategy. This is a research in which data triangulation was based on three sources of evidence: from semi-structured interviews with teachers, from document analysis of the Political Pedagogical Project of the Anésia da Costa Chaves school, as well as from the analysis of the Project Public Green Municipalities with regard to Environmental Education. Data were transcribed and analyzed using Bardin's Content Analysis (2011), in the light of the theoretical framework of currents in Environmental Education by Lucie Sauvé (2005). Four science teachers actively participated in the study. In this movement of analysis, two categories emerged: The look of science teachers on Environmental Education, and The Relation of Anésia school with Environmental Education, which present the results of the meanings attributed to Environmental Education and the different theoretical-methodological perspectives emerging in the dialogues , likewise, brings an understanding of how the school defines and inserts Environmental Education in its different curricular components. From these data obtained, it was observed that the different trainers claim to work with Environmental Education and that the resolutive current is predominant in the way they conceive and practice Environmental Education in this school. Thus, it is notorious that even with educational advances in the municipality of Paragominas, actions are needed that escape the critical educational perspective, which questions the socio-environmental practices and problematize the discourses that underlie these actions, in order to encourage autonomous thoughts in students.
Palavras-chave: Educação ambiental
Prática docente
Ensino de ciências
Environmental education
Teaching practice
Science teaching
Área de Concentração: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Linha de Pesquisa: DOCÊNCIA E DIVERSIDADE
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EducacaoAmbientalPratica.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons