Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14874
Tipo: | Tese |
Fecha de publicación : | 5-mar-2021 |
Autor(es): | ROCHA, Nádia Sueli Araújo da |
metadata.dc.description.affiliation: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS BRAGANÇA |
Primer Orientador: | CONTENTE, Ariadne da Costa Peres |
Título : | Do lago do segredo ao segredo da escola: experimentações formativas no ensino de ciências em diálogos com a tradição |
Citación : | ROCHA, Nádia Sueli Araújo da. Do lago do segredo ao segredo da escola: experimentações formativas no ensino de ciências em diálogos com a tradição. Orientadora: Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres Contente. 2021. 204 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14874. Acesso em:. |
Resumen: | Considerando a relevância sociocultural dos saberes da tradição presentes no contexto da comunidade Segredinho pertencente ao município de Capanema no Estado do Pará, nordeste paraense, constitui o objeto de pesquisa a partir dos saberes ligados a pesca artesanal e ao mito originados no Lago do Segredo, ambiente natural, que agrega ciência, cultura e história. A composição destes elementos fez emergir a seguinte questão de pesquisa: como se configuram as relações entre os saberes da tradição e o conhecimento científico no Ensino de Ciências na escola da comunidade Segredinho? Tendo a compreensão de que as relações dialógicas entre os saberes da tradição e o conhecimento cientifico escolar são fundamentais para um Ensino de Ciências pautado na diversidade e na multidimensionalidade dos saberes. Esta tese teve como objetivo compreender as relações entre o conhecimento científico e os saberes da tradição da comunidade Segredinho no Ensino de Ciências tendo em vista a formação das professoras na perspectiva do diálogo entre esses conhecimentos. Em busca de compreender estas relações me amparei na pesquisa qualitativa na modalidade da pesquisa-ação em que estiveram envolvidos seis (06) moradores, três (03) professoras da escola da comunidade que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade multissérie e dois (02) alunos da escola. Após analisar e problematizar a prática docente exercida na escola da comunidade e perceber o Ensino de Ciências pautado na transmissão do conteúdo, na falta de articulação com os saberes da tradição e na memorização de conceitos didáticos, foram desenvolvidos encontros formativos com a professora da turma do 4ª/5º ano (multissérie) do Ensino Fundamental, considerando a formação como constructo para a ressignificação da prática e a renovação do ensino. Os encontros formativos foram desenvolvidos na perspectiva dialógica considerando a complexidade do ser e do saber envolvendo além da professora, uma moradora e os/as alunos/as que experienciaram uma ação pedagógica a partir do desenvolvimento da sequência didática intitulada, Peixes: do mito ao alimento, em que foi possível dialogar com os diferentes saberes no Ensino de Ciências. Os resultados me permitem compreender que a construção das relações entre os saberes é imprescindível para uma formação docente e discente pautada na complexidade, no respeito as diferentes leituras dos fenômenos e na variedade dos modos de vida e de cultura no qual os sujeitos estão envolvidos. O que consequentemente reverbera em um Ensino de Ciências dialógico e construído na integralidade de saberes. |
Resumen : | Whereas the sociocultural relevance of the traditional knowledge in the context of the Segredinho community belonging to the Municipality of Capanema in the Pará State of the northeast Pará, it is the object of the present study from the knowledge related to artisanal fishing and the myth originated in Segredo Lake, environment natural, which adds science, culture, and history. The composition of these elements gave rise to the following research question: how are the relationships between traditional knowledge and scientific knowledge configured in Science Teaching at the school of the Segredinho community? Taking into account that the dialogical relations between traditional and scientific knowledge are fundamental for Science Teaching based on the diversity and multidimensionality of knowledge. Thus, this thesis aimed to understand the relationship between scientific knowledge and the traditional knowledge of the Segredinho community in Science Teaching, considering a view to the formation of teachers in the perspective of the dialogue between this knowledge. In order to understand these relationships, this study was supported in qualitative research in the form of action research in which six (06) residents, three (03) teachers from the community school, who worked in the early years of Elementary School were involved in the multi-series modality and two (02) school students. Science Teaching was perceived through the transmission of content, the lack of articulation with the knowledge of tradition, and the memorization of didactic concepts. After analyzing and problematizing the teaching practice carried out at the community school were formative meetings were developed with the teacher 4th/5th year (multi-series) of Elementary Education, considering training such as a construct for the re-signification of practice and the renewal of teaching. These formative meetings weredeveloped from a dialogical perspective considering the complexity of being and knowledge involving. I addition to the teacher, a resident and the students who experienced a pedagogical action based on the development of the entitled didactic sequence, Fish: from myth to food in which it was possible to dialogue the different knowledge in Science Teaching. In order to the construction of relationships between knowledge is essential for teacher and student training based on complexity, respecting the different readings of the phenomena and the variety of ways of life and culture in which the subjects are involved. Which consequently reverberates in a dialogical Science Teaching and built on the knowledge integrality. |
Palabras clave : | Comunidade segredinho Saberes da tradição Conhecimento científico escolar Ensino de ciências nos anos iniciais Formação dialógica Segredinho community Tradition knowledge School scientific knowledge Science teaching in the early years Dialogical training |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Aparece en las colecciones: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_LagoSegredoEscola.pdf | 8,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons