Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Jeová Pereira-
dc.date.accessioned2022-10-27T20:58:46Z-
dc.date.available2022-10-27T20:58:46Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationMARTINS, Jeová Pereira. Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escola. Orientador: Prof. Dr. Iran Abreu Mendes. 2021. 267 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14892. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14892-
dc.description.abstractMathematics teaching in Basic Education requires special attention from teachers and researchers in the field of Mathematics Education, because one of its functions is the student’s integral education as far as the mathematics’ knowledge needed for teaching. This thesis points out possibilities for this formation process in Basic Education and aims to establish relationships between the elements of geometry as reflected in Leonardo da Vinci’s Codex Atlanticus and the elements of school level geometry. It is a qualitative research whose focus were Leonardo da Vinci’s drawings and notes contained in the Codex Atlanticus, where we searched for geometry objects with which we could establish relationships with school level geometry. The information gathered was dealt with based on a study of the Codex’s 602 pages, of which 13 were analyzed according to semiotic principles and to the reading of mathematical images as defined by Santaella (2005, 2012, 2018). The results of this analysis show that the drawings and notes contained in Leonardo da Vinci’s Codex Atlanticus present elements related to school level geometry which can be mobilized in teaching processes based on the problematization of these elements, materialized in teaching activities and investigation projects that may become didactical subsidies to be incorporated by mathematics’ teachers in the teaching of geometry in Basic Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-10-27T20:58:14Z No. of bitstreams: 2 Tese_LinguagemGeometricaRefletida.pdf: 13734344 bytes, checksum: 20f96a39986d33a6cdb3caeb46620bf9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heloísa Cardoso (heloisagomes@ufpa.br) on 2022-10-27T20:58:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_LinguagemGeometricaRefletida.pdf: 13734344 bytes, checksum: 20f96a39986d33a6cdb3caeb46620bf9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-27T20:58:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_LinguagemGeometricaRefletida.pdf: 13734344 bytes, checksum: 20f96a39986d33a6cdb3caeb46620bf9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2021-02-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLeonardo da Vincipt_BR
dc.subjectCódice Atlânticopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectCodex Atlanticuspt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectGeometry teachingpt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleUma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação Matemática e Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1MENDES, Iran Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3909598558519646 Orcid iD ?pt_BR
dc.description.resumoO ensino de matemática na Educação Básica requer especial atenção de professores e pesquisadores do campo da Educação Matemática, pois tem como uma de suas funções a formação integral do estudante no que tange aos conhecimentos matemáticos a ela necessários. Este trabalho aponta possibilidades para essa formação na Educação Básica e objetiva estabelecer relações entre os objetos da geometria refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci e os objetos da geometria escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como objeto central de investigação os desenhos e anotações de Leonardo da Vinci contidos no Códice Atlântico em busca de objetos da geometria para o estabelecimento de relações com a geometria escolar. As informações foram tratadas a partir de um estudo das 602 folhas do referido Códice, das quais 13 foram analisadas sob um enfoque da semiótica e leitura de imagens matemáticas abordados por Santaella (2005, 2012, 2018). Os resultados da análise apontam que os desenhos e anotações de Leonardo da Vinci contidos no Códice Atlântico possuem elementos relacionados à geometria escolar que podem ser mobilizados para o ensino a partir da problematização desses elementos, materializada em atividades de ensino e projetos de investigação que poderão se constituir em subsídios didáticos a serem incorporados pelo professor de matemática no ensino de geometria na Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticaspt_BR
dc.subject.linhadepesquisaHISTÓRIA, FILOSOFIA E ESTUDOS CULTURAISpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEDUCAÇÃO MATEMÁTICApt_BR
dc.description.affiliationSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO PARÁpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-7151-8136pt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7910-1602pt_BR
Aparece nas coleções:Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_LinguagemGeometricaRefletida.pdf13,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons