Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2021-12-10

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

COZZI, Andréa Lima de Souza. Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva. 2021. 252 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14992. Acesso em:.

DOI

Os saberes ambientais são construídos milenarmente a partir da observação e da experiência, passados de geração após geração pelas vozes. O exercício da escuta envolve a transposição do entendimento de outras formas de ver e explicar o mundo, expressas em práticas socioculturais dos humanos. As explicações para os fenômenos naturais vivenciados nas áreas rurais-ribeirinhas da Amazônia são elucidadas por conceitos formulados dentro da seara do imaginário, criações e representações, modos de dar significados às experiências cotidianas. O presente trabalho explora, a partir do amálgama das culturas amazônicas, essa zona difusa de interpretação em que o real e o imaginário se misturam. O tema de estudo construído apresenta-se por meio da seguinte pergunta: Como são tecidos os saberes ambientais enredados com o imaginário mítico expresso na voz do contador de histórias e como circulam na região insular de Belém? A hipótese construída diz da existência de significâncias nos saberes ambientais construídos e reconstruídos por meio do imaginário, contidos nas narrativas orais amazônicas evocadas a partir das memórias dos narradores, o que denominei de econarrativas. Os caminhos metodológicos aportam na abordagem qualitativa, etnográfica, por meio de entrevista narrativa, photovoice, diário de campo, caderno de atividades e oficinas. A tese se desenvolve em três partes: Portal - Memórias de quintal desvela minhas experiências significativas nos estágios da infância, vida profissional e acadêmica com a oralidade e o cuidado com o meio ambiente, enfocando como eles se entrelaçam e determinam a temática da pesquisa. O quintal como espaço da liberdade, do aprendizado e do pertencimento. O portal chama-se Memórias do mundo e apresenta os movimentos do ensinar e aprender a partir dos conhecimentos construídos pela humanidade, a contextualização do pensamento científico ocidental e a transição da vertente diurna para a noturna trazida por Bachelard. Apresenta as configurações do imaginário amazônico numa relação com as narrativas orais e os saberes ambientais que circulam na região insular de Belém, bem como os caminhos percorridos para tornar possível a pesquisa na perspectiva metodológica. Por fim, o portal intitulado de Memórias de rio e floresta nos conta sobre o encontro com o contador tradicional da ilha do Murutucu, Mestre Simeão, e as narrativas orais contadas em suas performances que falam do cuidado com o meio ambiente, das quais despontam a Zeladora, a Mãe d’Água e a Curupira, articulando com os saberes ambientais presentes no repertório das narrativas do contador de histórias das Ilhas. Na conclusão, apresento os resultados alcançados durante a pesquisa, além das contribuições que os passos dados na experiência vivida trouxeram como proposições de ampliação dos diálogos no ensino de Ciências nos anos iniciais no que diz respeito aos saberes ambientais contidos nas econarrativas.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

COZZI, Andréa Lima de Souza. Vozes do rio e da mata: saberes ambientais em narrativas orais. Orientador: Prof. Dr. Carlos Aldemir Farias da Silva. 2021. 252 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14992. Acesso em:.