Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14996
Tipo: Tese
Fecha de publicación : 10-jun-2022
Autor(es): RIBEIRO, Rosineide Almeida
Primer Orientador: ALVES, José Jerônimo de Alencar
Título : A dimensão subjetiva do aprender na formação para a docência interdisciplinar: um estudo de caso no Clube de Ciências da UFPA
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : RIBEIRO, Rosineide Almeida. A dimensão subjetiva do aprender na formação para a docência interdisciplinar: um estudo de caso no Clube de Ciências da UFPA. Orientador: Prof. Dr. José Moysés Alves. 2022. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14996. Acesso em:.
Resumen: Relato nesta tese um estudo de caso, que objetivou compreender a configuração subjetiva da ação do aprender de uma professora estagiária iniciante, ao planejar, realizar e avaliar atividades de ensino, dando atenção às características de criatividade e interdisciplinaridade de tais práticas. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Subjetividade, na Epistemologia Qualitativa e no Método Construtivo-interpretativo desenvolvidos por González Rey. Participaram desta investigação sete professores estagiários de uma turma de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, no Clube de Ciências da UFPA. As reuniões de planejamento e avaliação da equipe, assim como as atividades realizadas com os sócios mirins foram gravadas, transcritas e analisadas, junto com informações de outros instrumentos como complemento de frases, redação e conversações da equipe com a pesquisadora. Em termos coletivos, a equipe esteve, nos primeiros encontros, preocupada em proporcionar um ensino diferenciado, com foco no interesse dos alunos, contextualizado, lúdico, interdisciplinar e dialógico. Em seguida, norteada pelos mesmos princípios, deu ênfase ao caráter investigativo, utilizando atividades práticas. A turma foi dividida em grupos, que realizaram pesquisas sobre diferentes temas. Nesse contexto, a configuração subjetiva da ação de aprender de Tina, foco do nosso estudo de caso, esteve pautada por sentidos subjetivos convergentes aos da equipe e por outros de sua subjetividade individual. Caracterizei diferentes momentos de produções subjetivas de Tina em sua trajetória no Clube de Ciências, marcados por diferentes intencionalidades. No primeiro momento, a preocupação central de Tina foi vencer sua insegurança de interagir com a turma e fazer sua parte no ensino interdisciplinar. O segundo momento caracterizou-se por sua necessidade de aprender a dialogar. O terceiro, em conseguir a motivação e aprendizagem dos estudantes. O quarto, e último, caracterizou-se pela necessidade de aprender como motivar e favorecer a aprendizagem dos sócios mirins. No caso analisado, tais aprendizagens, originadas tanto na motivação individual quanto no trabalho coletivo, implicaram o desenvolvimento de estratégias relacionais e/ou operacionais, que foram suprindo, parcialmente, as necessidades de um momento e possibilitando o surgimento de novas demandas de aprendizagem. Nessa perspectiva, os resultados do estudo sustentam a tese de que a formação inicial de professores estagiários no CCIUFPA, ao incentivar práticas pedagógicas interdisciplinares, oferece condições favorecedoras para aprendizagens de docência pelos licenciandos e de estratégias relacionais e operacionais para realizar tais práticas.
Palabras clave : Aprendizagem de professores estagiários
Clube de ciências
Subjetividade
Criatividade
Interdisciplinaridade
Learning of trainee teachers
Science club
Subjectivity
Creativity
Interdisciplinarity
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_DimensaoSubjetivaAprender.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons