Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15076
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 14-Out-2021 |
Autor(es): | SANTOS, Charles Lima dos |
Primeiro(a) Orientador(a): | RIBEIRO, Karla Tereza Silva |
Título: | Sequência didática acerca do descarte de pilhas e baterias: com o uso da metodologia da problematização |
Citar como: | SANTOS, Charles Lima dos. Sequência didática acerca do descarte de pilhas e baterias: com o uso da metodologia da problematização. Orientadora: Karla Tereza Silva Ribeiro. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15076 . Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho intitulado “Sequência Didática Acerca do Descarte de Pilhas e Baterias: com o uso da metodologia da problematização”, objetivou elaborar, aplicar e validar uma sequência didática que vise promover o ensino de Ciências Ambientais, com enfoque no descarte adequado de pilhas e baterias baterias. A sequência didática propôs uma alternativa para a promoção do ensino considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem efetiva. As atividades foram realizadas através do Sistema de Ensino Interativo (SEI\SEDUC-PA), que trabalha com uma metodologia de ensino presencial com mediação tecnológica. O trabalho se intencionou em responder perguntas como: Qual a importância de pilhas e baterias em suas comunidades e quando descartadas de forma inadequada podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Como produto educacional desta dissertação foi elaborado uma Cartilha Orientadora da aplicação da Sequência Didática intitulada “Cartilha Orientadora”, no qual passou pelo processo de validação para averiguar sua potencialidade enquanto produto didático. Os resultados da etapa de validação indicaram que a SD possibilitou a promoção da prática educativa ambiental, além de despertar e estimular os educandos a construir um conhecimento crítico e reflexivo. E no tocante de sua avaliação geral os resultados apontaram que a validação realizada com os educadores (Juízes), evidência uma boa aceitação com 97% de aprovação, confirmando que a sequência didática potencializa o processo de ensino aprendizagem e caracteriza-se como um instrumento para a formação de cidadãos com pensar socioambiental, além de difundir o Ensino de Ciências Ambientais e Educação Ambiental, contemplando o objetivo do trabalho. |
Abstract: | The present work entitled "Didactic Sequence About the Disposal of Batteries and Batteries: using the problematization methodology", which aimed to elaborate, apply and validate a didactic sequence, which aims to promote the teaching of Environmental Sciences, with a focus on the proper disposal of Batteries. The didactic sequence proposed an alternative for the promotion of teaching considering local knowledge, enabling the student to learn effectively. The activities were carried out through the Interactive Teaching System (SEI\SEDUC), which works with a classroom teaching methodology with technological mediation. The work was intended to answer questions such as: What is the importance of batteries in their communities and when discarded inappropriately they can cause damage to the environment and human health. As an educational product of this dissertation, a Guidance Booklet was prepared for the application of the Didactic Sequence entitled "Orientation Booklet", which went through the validation process to ascertain its potential as a didactic product. The results of the validation stage indicated that DS enabled the promotion of environmental educational practice, in addition to awakening and encouraging students to build critical and reflective knowledge. And regarding its general evaluation, the results showed that the validation carried out with the educators (Judges), shows a good acceptance with 97% approval, confirming that the didactic sequence enhances the teaching-learning process and is characterized as an instrument for the formation of socio-environmental citizens, in addition to disseminating the Teaching of Environmental Sciences and Environmental Education, contemplating the objective of the work. |
Palavras-chave: | Sequência Didática Tecnologia Educacional Meio Ambiente Following teaching Educational technology Take care of the environment |
Área de Concentração: | ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
Linha de Pesquisa: | RECURSOS NATURAIS E TECNOLOGIA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Geociências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Mestrado) - PROFCIAMB/IG |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_SequenciaDidaticaAcerca.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons