Sequência didática acerca do descarte de pilhas e baterias: com o uso da metodologia da problematização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-10-14

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

SANTOS, Charles Lima dos. Sequência didática acerca do descarte de pilhas e baterias: com o uso da metodologia da problematização. Orientadora: Karla Tereza Silva Ribeiro. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15076 . Acesso em:.

DOI

O presente trabalho intitulado “Sequência Didática Acerca do Descarte de Pilhas e Baterias: com o uso da metodologia da problematização”, objetivou elaborar, aplicar e validar uma sequência didática que vise promover o ensino de Ciências Ambientais, com enfoque no descarte adequado de pilhas e baterias baterias. A sequência didática propôs uma alternativa para a promoção do ensino considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem efetiva. As atividades foram realizadas através do Sistema de Ensino Interativo (SEI\SEDUC-PA), que trabalha com uma metodologia de ensino presencial com mediação tecnológica. O trabalho se intencionou em responder perguntas como: Qual a importância de pilhas e baterias em suas comunidades e quando descartadas de forma inadequada podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Como produto educacional desta dissertação foi elaborado uma Cartilha Orientadora da aplicação da Sequência Didática intitulada “Cartilha Orientadora”, no qual passou pelo processo de validação para averiguar sua potencialidade enquanto produto didático. Os resultados da etapa de validação indicaram que a SD possibilitou a promoção da prática educativa ambiental, além de despertar e estimular os educandos a construir um conhecimento crítico e reflexivo. E no tocante de sua avaliação geral os resultados apontaram que a validação realizada com os educadores (Juízes), evidência uma boa aceitação com 97% de aprovação, confirmando que a sequência didática potencializa o processo de ensino aprendizagem e caracteriza-se como um instrumento para a formação de cidadãos com pensar socioambiental, além de difundir o Ensino de Ciências Ambientais e Educação Ambiental, contemplando o objetivo do trabalho.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Sequência DidáticaTecnologia EducacionalMeio AmbienteFollowing teachingEducational technologyTake care of the environment

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

SANTOS, Charles Lima dos. Sequência didática acerca do descarte de pilhas e baterias: com o uso da metodologia da problematização. Orientadora: Karla Tereza Silva Ribeiro. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional Para o Ensino das Ciências Ambientais) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15076 . Acesso em:.