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Tipo: Tese
Data do documento: 22-Dez-2022
Autor(es): CURCINO, Gabrielle dos Anjos
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): BRAGA, Eduardo de Magalhães
Título: Custo de oportunidade (trade-off) para diferentes estratégias de manutenção de trilhos ferroviários na Amazônia
Título(s) alternativo(s): Opportunity cost (trade-off) for different maintenance strategies and railway tracks in the amazon
Citar como: CURCINO, Gabrielle dos Anjos. Custo de oportunidade (trade-off) para diferentes estratégias de manutenção de trilhos ferroviários na Amazônia. Orientador: Eduardo de Magalhães Braga .2022. 115 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15111 . Acesso em:.
Resumo: A manutenção emergencial dos ativos ferroviários na Amazônia brasileira tem gerado perdas de receita e custos de oportunidade. O objetivo geral deste estudo foi identificar a importância do custo de oportunidade na tomada de decisão para estratégias de manutenção corretiva e preventiva. A metodologia propôs a modelagem das variáveis referentes aos dados econômicos e operacionais da manutenção ferroviária nos últimos dez anos, por aprendizado de máquina não paramétrico Gradient Boosting Regression Tree, e hibridizando-o com a análise do custo de oportunidade para o trade-off decisão de uma ferrovia de minério na Amazônia brasileira. Os resultados mostraram que o GBDT foi eficiente em ajustar os dados de treinamento com r2 igual a um. Da mesma forma, os dados do teste apresentaram valores de r2 satisfatórios, próximos a um, onde se obteve o grau de importância das variáveis independentes na predição das variáveis dependentes. O método de Pearson foi utilizado para construir a matriz de correlação para cada par de variáveis. A partir do modelo gerado, foram criados oito grupos de previsão para o ano de 2022. Em seguida, foram estabelecidos níveis de conflito, sugeridos pela literatura econômica, entre os cenários de previsão, onde o custo de oportunidade foi identificado entre as alternativas com melhor benefício às estratégias de manutenção. Dessa forma, o custo de oportunidade aliado ao aprendizado de máquina serve como um instrumento para auxiliar as empresas na busca por melhores decisões de manutenção, o que contribui para o aprimoramento da gestão dos ativos ferroviários. O estudo do custo de oportunidade a partir de uma análise trade off baseada em predições do custo das estratégias de manutenção através da modelagem por Machine Learning - Gradient Boosting Regression é um objetivo inédito na literatura.
Abstract: The emergency maintenance of railway assets in the Brazilian Amazon has generated revenue losses and opportunity costs. The general objective of this study was to identify the importance of opportunity cost in decision-making for corrective and preventive maintenance strategies. The methodology proposed the modeling of the variables referring to the economic and operational data of railway maintenance in the last ten years, by non-parametric Gradient Boosting Regression Tree machine learning, and hybridizing it with the analysis of the opportunity cost for the trade-off decision making of an ore railroad in the Brazilian Amazon. The results showed that the GBDT was efficient in fitting the training data with r2 equal to one. Similarly, the test data presented satisfactory r2 values, close to one, where the degree of importance of the independent variables in the prediction of the dependent variables was obtained. Pearson's method was used to construct the correlation matrix for each pair of variables. From the generated model, eight forecast groups were created for the year 2022. Then, conflict levels were established, suggested by the economic literature, between the forecast scenarios, where the opportunity cost was identified among the alternatives with the best benefit to maintenance strategies. In this way, the opportunity cost combined with machine learning serves as an instrument to help companies in the search for better maintenance decisions, which contributes to the improvement of rail asset management.
Palavras-chave: Aprendizado de máquina
Gestão de mnutenção
Aumento de gradiente
Custo benefício
Tomada de decisão
Machine learning
Gradient boosting
Maintenance strategies
Railroads
Opportunity cost
Área de Concentração: USO E TRANSFORMAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS
Linha de Pesquisa: ENGENHARIA DE PROCESSOS
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (Doutorado) - PRODERNA/ITEC

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