Método PLAN - Mapping, Writing, Learning: uma proposta de ensino de gêneros acadêmicos para alunos de Letras-Língua Inglesa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

12-07-2022

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

MESCOUTO FILHO, Rinaldo de Souza. Método PLAN - Mapping, Writing, Learning: uma proposta de ensino de gêneros acadêmicos para alunos de Letras-Língua Inglesa. Orientador: Marcus de Souza Araújo. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15193. Acesso em:.

DOI

Escrever é uma prática desafiadora e fundamental ao contexto universitário que deve fazer parte do repertório de estudantes e pesquisadores. Esse desafio se torna maior ao escrever em uma língua estrangeira, como é o caso dos alunos de graduação em Letras-Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém. Se a produção escrita em inglês desempenha um papel importante no crescimento da universidade em geral, para os alunos desta área de concentração é uma prática essencial e que demanda conhecimento tanto da língua inglesa, como das práticas sociais permeadas pela escrita no contexto acadêmico (BARTON; HAMILTON, 2000; BARTON, 1994; GEE, 2008; LEA; STREET, 2006; STREET, 2014, 2010). À vista disso, esta dissertação tem como objetivo propor um método de ensino de escrita acadêmica, denominado PLAN - Mapping, Writing, Learning, com foco nos gêneros resumo e resenha, e com a utilização de mapas mentais. As atividades propostas tiveram como base, além das teorias de letramentos, os movimentos e passos sugeridos nas teorias sócio retóricas de gêneros textuais (BAZERMAN, 2005, 2006; BHATIA, 1993; MILLER, 1984; SWALES, 1990). O método PLAN busca auxiliar os alunos no desenvolvimento da escrita e do letramento acadêmico, além de promover oportunidades para identificar as características dos gêneros e a organização retórica, organizar ideias para iniciar o processo de escrita e utilizar o vocabulário e estilo específicos de textos acadêmicos em inglês. Um e-book interativo foi criado para abarcar as atividades do PLAN contendo links para vídeos, sites e aplicativos para auxiliar os alunos em sua aprendizagem da escrita. O método PLAN e o e-book interativo foram validados por meio de um Painel de Especialistas, o qual deu um parecer favorável, considerando o material como um processo e um produto educacional criativo e de qualidade. A implementação deste método pode estimular a discussão dos processos que envolvem o desenvolvimento da escrita acadêmica e facilitar a compreensão das funções dos gêneros acadêmicos na universidade.

browse.metadata.ispartofseries

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br