Análise dos índices dos efeitos multiplicadores e das ligações para trás e para frente da renda, do produto e do emprego: uma abordagem a partir da matriz de contabilidade social do Brasil

Imagem de Miniatura

Data

01-08-2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Revista de Desenvolvimento Econômico

Citar como

CARVALHO, André Cutrim; CARVALHO, David Ferreira. Análise dos índices dos efeitos multiplicadores e das ligações para trás e para frente da renda, do produto e do emprego: uma abordagem a partir da matriz de contabilidade social do Brasil. Revista de Desenvolvimento Econômico, online, v. 2, n. 40, p. 85-115, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.21452/rde.v2i40.5488. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15213. Acesso em:.

DOI

10.21452/rde.v2i40.5488
O objetivo do artigo é analisar os efeitos multiplicadores da renda, do produto e do emprego, além das ligações intersetoriais para trás e para frente da renda, do produto e do emprego das indústrias-chave da economia brasileira nos anos de 2000, 2005 e 2010, a partir da Matriz de Contabilidade Social (MCS) do Brasil. A pesquisa procurou analisar os impactos interativos causados pela indústria de transformação em seus próprios setores internos e setores das outras indústrias que com ela formam o sistema industrial brasileiro. Foram analisados, também, os índices em cadeia do poder de dispersão e de sensibilidade de dispersão da indústria manufatureira sobre todos os setores do sistema industrial da economia brasileira com base na MCS. O artigo constatou que a renda que excede a parcela da compra de insumos é dispendida pelas famílias, utilizando os canais que resultam em demanda extra sobre os produtos do setor agropecuário, através do efeito circular líquido de Stone. Logo, o mesmo fortaleceu as ligações de demanda, que, por sua vez, catalisaram o processo que derivou na disseminação do crescimento do PIB nacional. Percebe-se, portanto, o papel da indústria de transformação como uma indústria-chave para a economia do país, especialmente porque o índice de ligação para trás e o índice de para frente são altos e seus respectivos coeficientes de variação baixos.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Salvador

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UNIFACS

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

https://revistas.unifacs.br/index.php/rde/article/view/5488