Multiletramentos na formação de Professores da EJA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-21

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

SILVA, Ethiene Cardoso da. Multiletramentos na formação de Professores da EJA. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15218. Acesso em: .

DOI

A presente pesquisa discute o trabalho no ensino da Língua Portuguesa com o gênero discursivo notícia on-line na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos, e tem por objetivo a criação de propostas, a partir do referido gênero, como possibilidades de ampliação da proficiência em leitura e escrita dos alunos da EJA. Os sujeitos são professores de Língua que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudos mobilizados se pautam nas pesquisas de Bakhtin(2003 [1979]), Bakhtin;Volochínov 2009[1929]), Ohuschi (2018), Menegassi (2010) e Rojo (2019, 2015, 2013, 2012). A pesquisa é de base aplicada e envolve a abordagem qualitativa a partir da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2001). Dialoga-se com as orientações da proposta de Lopes- Rossi (2008) quanto ao projeto pedagógico de leitura e escrita de gêneros discursivos. A metodologia envolveu encontros formativos desenvolvidos em 4 (quatro) minicursos, ocorridos virtualmente, nos quais foram trabalhados aspectos teóricometodológicos com vistas à elaboração e desenvolvimento de propostas de atividades com o gênero notícia on-line. Os resultados mostram a necessidade de ampliar as discussões sobre os Multiletramentos, a formação continuada de professores e o maior investimento pedagógico e estrutural das escolas, favorecendo a garantia de acesso a alunos e professores aos aparatos tecnológicos necessários para o trabalho de propostas pedagógicas que articulem as mídias digitais com o ensino do gênero notícia on-line.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

SILVA, Ethiene Cardoso da. Multiletramentos na formação de Professores da EJA. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15218. Acesso em: .