Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15381
Tipo: Dissertação
Data do documento: 29-Jul-2019
Autor(es): PANTOJA, Felipe Farias
Afiliação do(s) Autor(es): Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IGARAPÉ-MIRI, SEMED, Brasil.
Primeiro(a) Orientador(a): Vieira, Eduardo Paiva de Pontes
Título: Scrapbook como recurso pedagógico no ensino de citologia na primeira série do ensino médio
Citar como: PANTOJA, Felipe Farias. Scrapbook como recurso pedagógico no ensino de citologia na primeira série do ensino médio. Orientador: Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15381. Acesso em:.
Resumo: A técnica do scrapbook é caraterizada pela confecção de um livro ou álbum de recortes relacionados a um determinado tema. Além de imagens, os álbuns podem ser constituídos por textos, artigos publicados em livros, revistas, mídias audiovisuais e objetos diversos. Neste sentido, a presente pesquisa foi desenvolvida a partir da possibilidade do uso do scrapbook em aulas de biologia do Ensino Médio. O objetivo foi explicitar a técnica de confecção do álbum como recurso pedagógico para a construção de conhecimentos voltados à perspectiva do letramento científico e para a autonomia do estudante, viabilizando uma alternativa metodológica para o processo de aprendizagem na área das Ciências da Natureza. Esta pesquisa caracteriza-se pela abordagem quanti-qualitativa. O desenvolvimento das atividades e a coleta de dados ocorreram em uma turma constituída por 40 (quarenta) estudantes da primeira série do Ensino Médio, em uma escola pública do município de Igarapé-Miri/PA, especificamente, em relação ao objeto de conhecimento citologia. Para as aulas utilizou-se uma Sequência Didática (SD) e construção do que se denominou Scrapbook Citológico, envolvendo essa temática com subitens predefinidos, exposição dos álbuns de recortes e aulas ministradas posteriormente com o intuito de sistematizar o conteúdo desenvolvido e construídos pelos educandos. Questionários semiestruturados foram utilizados para computação de informações e análise quantiqualitativa com inferências. Os resultados indicam que a temática desenvolvida atesta o êxito da técnica de scrapbook, assim podendo ser proposto como produto educacional no ensino de Biologia, ampliando possibilidades para o letramento científico. Como produto didático, propomos um guia de orientações para o uso da técnica do scrapbook por professores da área das Ciências da Natureza.
Abstract: The scrapbook technique is characteristic ized by the making of a book related to a particular theme. In addition to images, albums can consist of texts, articles published in books, magazines, audiovisual media and various objects. In this sense, this research was developed based on the possibility of using scrapbook in high school biology classes. The objective was to explain the technique of making the album as a pedagogical resource for the construction of knowledge focused on the perspective of scientific literacy and for the autonomy of the student, enabling a methodological alternative to the learning process in the area of Nature Sciences. This research is characterized by the quantitative-qualitative approach. The development of activities and data collection occurred in a class consisting of 40 (forty) students of the first grade of high school, in a public school in the municipality of Igarapé-Miri/PA, specifically, in relation to the object of cytology knowledge. For the classes, we used a Didactic Sequence (SD) and construction of what was called Cytological Scrapbook, involving this theme with predefined sub-items, exposure of the albums of clippings and classes given later in order to systematize the content developed and built by the students. Semi-structured questionnaires were used for information computation and quantitative-qualitative analysis with inferences. The results indicate that the theme developed attests to the success of the scrapbook technique, thus being proposed as an educational product in the teaching of Biology, expanding possibilities for scientific literacy. As a didactic product, we propose a guide of guidelines for the use of scrapbook technique by teachers in the area of Nature Sciences.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Citologia
Scrapbook
Letramento científico
Science teaching
Cytology
Scrapbook
Scientific literacy
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ScrapbookRecursoPedagogico.pdf11,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_OrientacoesUsoScrapbook.pdf8,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons