Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15414
Tipo: Tese
Data do documento: 25-Fev-2022
Autor(es): VANSILER, João Jairo Moraes
Afiliação do(s) Autor(es): SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): LEAL, Izabela Guimarães Guerra
Primeiro(a) coorientador(a): CARDOZO, Mauricio Mendonça
Título: Lutar com o verbo nunca foi apenas lamento: a poesia elegíaca de Paulo Plínio Abreu
Agência de fomento: 
Citar como: VANSILER, João Jairo Moraes. Lutar com o verbo nunca foi apenas lamento: a poesia elegíaca de Paulo Plínio Abreu.Orientadora: Izabela Guimarães Guerra Leal. Coorientadora: Maurício Mendonça Cardozo. 2022. 151 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15414. Acesso em:.
Resumo: A presente tese visa analisar a obra do poeta paraense Paulo Plínio Abreu (1921-1959). Tal obra foi desenvolvida nas décadas de 1940 e 1950, quando o poeta publicou poemas e traduções em revistas e jornais locais da época, a saber, as revistas Terra Imatura, Novidade, Encontro e Norte, e os jornais O Estado do Pará e Folha do Norte. Essa produção literária ganhou forma de livro, quando da edição e publicação em 1978, por iniciativa de Francisco Paulo Mendes (1910-1999), cerca de 20 anos após a morte precoce do poeta. O editor nomeou o livro de Poesia (1978/2008), constituindo um volume que contém o material poético publicado na imprensa supracitada, poemas e fragmentos destes, além da tradução inédita de uma das principais obras poéticas em língua alemão do século XX, As Elegias de Duíno, do poeta austríaco Rainer Maria Rilke (1875-1926). Objetivamos investigar os rastros dessa produtividade literária, de modo a pôr em evidência os fatores de fragmentação e inacabamento de um projeto literário deixado em aberto por força da morte inesperada do poeta. Tal condição da obra recebeu um tratamento editorial decisivo que fez com que ela não caísse no esquecimento, mas também a suplementou com investimentos editoriais que impactaram a sua composição final. Essa problemática em torno da sedimentação da obra em livro, faze com que houvesse um inevitável questionamento dos lugares comuns da obra literária, como o autor, a obra e o leitor. Esse questionamento é possível mediante a condição de possibilidade encontrada nos aportes teórico-metodológicos levantados, tais como (ANTELO, 2016), (ISER, 1996), (ECO, 1991), (FOUCAULT, 2001), (CHARTIER, 1999), (BARTHES, 2004), (GENETTE, 2009) e fundamentalmente, (BENJAMIN, 2018), no tocante ao seu estudo sobre o conceito de crítica de arte, dentre outros, que emolduram o quadro geral da nossa argumentação e balizam as nossas análises, as quais se distribuem em três seções principais. Nelas, discutiremos o itinerário percorrido pelos poemas e traduções, dando importância para o Zeitgeist que marcou a identidade “melancólica” da obra, para em seguida entender o objeto que se forjou como livro Poesia, lido por muitas gerações de leitores. Desse modo, esta tese pretende ser mais um instrumento, a se somar aos demais que elucidam a compreensão da obra deste poeta.
Abstract: This thesis examines the work of Paulo Plínio Abreu (1921-1959), a poet from Pará, Brazil, developed in the 1940s and 1950s, when he published poems and translations in local journals like Terra Imatura, Novidade, Encontro, and Norte, and the newspapers O Estado do Pará and Folha do Norte. By the initiative of Francisco Paulo Mendes (1910-1999), this literary production took the form of a book, edited and published in 1978, nearly 20 years after the poet's early death. The editor named the book Poesia (1978/2008). It entails the poetic material published in the press, including poems and portions of poems, but also the unpublished translation of one of the main German poetic productions of the 20th century: The Duino Elegies, by Austrian poet Rainer Maria Rilke (1875-1926). This thesis reviews traces of such literary production to highlight factors of fragmentation and incompleteness of a literary project left open due to the poet's unexpected death. The editorial decisions towards the book were imperative to avoid the work falling into oblivion. In addition, editorial investments positively impacted the literalness of the production. This issue of sedimentation when collecting the production in the form of a book prompted the inevitable questioning regarding commonplaces of a literary work, such as the author, the work itself, and the reader. Such questioning is conceivable for the condition of possibility founded in the theoretical-methodological bibliography, that includes (ANTELO, 2016), (ISER, 1996), (ECO, 1991), (FOUCAULT, 2001), (CHARTIER, 1999), (BARTHES, 2004), (GENETTE, 2009), and foremost (BENJAMIN, 2018). These authors provided the framework of the thesis’ argument and therefore guided its analysis, which is organized into five main sections. The thesis discusses the itinerary taken by the poems and translations, underlining the Zeitgeist that imprinted a ‘melancholic’ identity into the production. It facilitates the understanding of Poesia as a forged object read by the following generations. Therefore, this thesis is one more instrument to elucidate the work of Paulo Plínio Abreu.
Palavras-chave: Paulo Plínio Abreu - Crítica e interpretação
Paulo Plínio Abreu - Criticism and interpretation
Poesia - História e crítica
Poesia - História e crítica
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_LutarComVerbo.pdf4,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons