Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15460
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 22-Dez-2021 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Ana Vieira de |
Afiliação do(s) Autor(es): | Prefeitura Municipal de Salvaterra |
Primeiro(a) Orientador(a): | KETTLE, Wesley Oliveira |
Título: | Este rio é mais que minha rua: a história contada através do Rio Paracauari, uma experiência de ensino de História em Salvaterra – Marajó/PA |
Citar como: | OLIVEIRA, Ana Vieira de. Este rio é mais que minha rua: a história contada através do Rio Paracauari, uma experiência de ensino de História em Salvaterra – Marajó/PA. Orientador: Wesley Oliveira Kettle. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15460. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa se propôs a colocar em prática uma metodologia de ensinar história através dos rios, analisando as conexões entre a história das primeiras civilizações humanas que se organizaram nas margens dos rios e as vivências dos alunos do sexto ano do ensino fundamental da escola Oscarina Santos, localizada no município paraense de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, considerando o conhecimento e a experiência desses estudantes a respeito do rio Paracauari. Como resultado dessa pesquisa, produzimos um plano de ensino anual, para introdução do meio ambiente nas aulas de história, que contempla as 60h/aula distribuídas em 40 dias letivos referente a um ano letivo para turmas de sexto ano. Esse plano é subdividido em planos de aula, sequências didáticas e atividades. Nosso público-alvo são os educadores de história que desejem introduzir história ambiental em suas aulas. |
Abstract: | This research propose to put into practice a methodology of teaching history through rivers, analyzing the connections between the history of the first human civilizations that were organized on the riverside and the experiences of students in the sixth year of elementary school at Oscarina Santos School, located in the Para State, Salvaterra City, in the Marajo Island, considering the knowledge and experience of these students about the Paracauari river. As a result of this research, we produced an annual teaching plan, to introduce the environment in history classes, which includes 60 hours of classes distributed in 40 school days referring to a school year for sixth-year classes, this annual plan is subdivided into didactic sequence and activities. Our target audience is history educators who wish to introduce environmental history into their classes. |
Palavras-chave: | Ensino de História Historiografia dos rios Plano de Ensino Sequência didática Marajó History teaching Historiography of rivers Teaching Plan Didactic sequence |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EsteRioMais.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons