Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15467
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 20-Mar-2018
metadata.dc.creator: SILVA, Neles Maia da
metadata.dc.description.affiliation: IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: CHARLET, Eliane Cristina Soares
Title: Para além do riso: charges, consciência histórica e Ensino de História
Citation: SILVA, Neles Maia da. Para além do riso: charges, consciência histórica e Ensino de História. Orientadora: Eliane Cristina Soares Charlet. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15467. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir sobre as leituras e produções de charges pelos alunos do Ensino Fundamental, tendo como foco os debates em torno da consciência histórica. A problemática se faz pertinente, haja vista que as imagens quase sempre são usadas como ilustração ou reforço e não como fontes históricas. Nesse sentido, buscamos compreender como os alunos leem e analisam as imagens, sobretudo, a charge e quais relações existem entre suas produções e a consciência histórica. Utilizamos a metodologia da aula-oficina de Isabel Barca e os debates teóricos de Jörn Rüsen, André Chervel, Juliá Dominique em diálogo com a historiografia nacional de Maria Auxiliadora Schmidt, Circe Bittencourt entre outros. As fontes de nossa pesquisa foram charges diversas, documentos da escola, charges dos alunos, ficha socioeconômica e textos produzidos por estes. A pesquisa foi desenvolvida na escola Guajarina Menezes em São João de Pirabas-PA, com uma turma de 9º ano, do Ensino Fundamental. O produto desta pesquisa foi um conjunto de charges produzidas pelos alunos e professor, sobre diferentes temas. Considerou-se ao fim da pesquisa que a consciência histórica não só está presente nos alunos, como apresenta-se de diferentes modos, tendo em vista suas leituras de mundo, suas escolhas temáticas ao produzir as charges e suas experiências. Os alunos não foram meros receptores do conhecimento, mas também construíram e foram sujeitos nesse processo.
Abstract: This work aims to discuss the reading and production of cartoons by primary school students, focusing on the debates around historical consciousness. The problem becomes pertinent, since the images are almost always used as illustration or reinforcement and not as historical sources. In this sense, we seek to understand how students read and analyze images, especially the cartoon and what relations exist between their productions and historical consciousness. We used the workshop-class methodology of Isabel Barca and the theoretical debates of Jörn Rüsen, André Chervel, Juliá Dominique in dialogue with the national historiography of Maria Auxiliadora Schmidt, Circe Bittencourt among others. The sources of our research were various cartoons, school documents, student cartoons, socioeconomic records and texts produced by them. The research was developed at the Guajarina Menezes School in São João de Pirabas-PA, with a 9th grade class from Elementary School. The product of this research was a set of cartoons produced by the students and teacher on different subjects. It was considered at the end of the research that the historical consciousness is not only present in the students, but also presents itself in different ways, in view of their world readings, their thematic choices in producing the cartoons and their experiences. Students were not mere receivers of knowledge, but they also constructed and were subject in this process.
Keywords: Ensino de História
Cultura visual
Mídias
Linguagens
Charges
Consciência histórica
History teaching
Visual culture
Media
Languages
Cartoons
Historical consciousness
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ParaAlemRiso.pdf3,14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons