Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15470
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorRODRIGUES, Isabelle de Assunção-
dc.date.accessioned2023-04-06T13:42:53Z-
dc.date.available2023-04-06T13:42:53Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Isabelle de Assunção. Os desafios de ser mulher consumidora no brasil: um estudo sobre as desigualdades nas relações de consumo. Orientador: Dennis Verbicaro Soares. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Instituto de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15470. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15470-
dc.description.abstractThis research aims to discuss the inequalities, contradictions and discrimination suffered by Brazilian women in consumer relations, based on non-biological notions of gender. It seeks to highlight the challenges faced by consumers throughout their lives, from childhood to seniority; from analogue to digital consumption, which cause violations either in the patrimonial sphere or in the moral sphere of women. From traditional to innovative media, advertising campaigns involving women are historically seen as either hypersexualizing or stereotypical. In digital consumption, specifically, there is algorithmic discrimination, practiced especially in the face of women. Thus, the legal basis of equality and non-discrimination, as well as the concepts of “conduct harm” (LEAL, 2018) and “harmful state” (FONSECA, 2019), become fundamental for the understanding of Brazilian women as consumers. hypervulnerable, raising as some possible solutions the application of the theory of dialogue of sources as a way of making compatible the various existing normative instruments for the protection of women; the initiatives of the Government and, especially, the union of women through consumer associations. The methodology used, regarding the procedure, was the legal and transdisciplinary bibliographic research, in areas such as Sociology, Philosophy, Constitutional Law, Civil Liability, and, regarding the approach, the deductive method was used, starting from the premise that women are hypervulnerable or hypervulnerable, and inductive, using recent data and studies.en
dc.description.provenanceSubmitted by Mariza Costa (mariza.costa@yahoo.com.br) on 2023-01-25T18:57:54Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DesafiosMulherConsumidora.pdf: 871581 bytes, checksum: e1d3efae3a93b654357564c9eaffac63 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Karina Rodrigues (karinafr@ufpa.br) on 2023-04-06T13:42:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DesafiosMulherConsumidora.pdf: 871581 bytes, checksum: e1d3efae3a93b654357564c9eaffac63 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-06T13:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_DesafiosMulherConsumidora.pdf: 871581 bytes, checksum: e1d3efae3a93b654357564c9eaffac63 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-08-26en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via SAGITTApt_BR
dc.subjectRelações de consumopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.subjectHipervulnerabilização consumeristapt_BR
dc.subjectConsumer relationsen
dc.subjectWomenen
dc.subjectInequalitiesen
dc.subjectConsumerist hypervulnerabilizationen
dc.titleOs desafios de ser mulher consumidora no brasil: um estudo sobre as desigualdades nas relações de consumopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Dennis Verbicaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9961080231553419pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111206294098559pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo discutir as desigualdades, contradições e discriminações sofridas pelas mulheres brasileiras nas relações de consumo, a partir de noções de gênero não biologizantes. Busca-se evidenciar os desafios que são enfrentados pelas consumidoras ao longo da vida, da infância à senioridade; do consumo analógico ao digital, os quais provocam violações ora na esfera patrimonial, ora na esfera moral das mulheres. Dos meios de comunicação tradicionais aos inovadores, as campanhas publicitárias envolvendo mulheres são, historicamente, observadas ora como hipersexualizadoras, ora como estereotipadas. No consumo digital, especificamente, há a discriminação algorítmica, praticada especialmente em face das mulheres. Assim, o fundamento jurídico da igualdade e não discriminação, bem como os conceitos de “dano de conduta” (LEAL, 2018) e “estado de danosidade” (FONSECA, 2019), tornam-se fundamentais para a compreensão das mulheres brasileiras enquanto consumidoras hipervulnerabilizadas, suscitando-se como algumas soluções possíveis a aplicação da teoria do diálogo das fontes como forma de compatibilizar os diversos instrumentos normativos existentes para proteção das mulheres; as iniciativas do Poder Público e, especialmente, a união das mulheres mediante associações consumeristas. A metodologia utilizada, quanto ao procedimento, foi a pesquisa bibliográfica jurídica e transdisciplinar, de áreas como a Sociologia, Filosofia, Direito Constitucional, Responsabilidade Civil, e, quanto à abordagem, utilizou-se o método dedutivo, partindo-se da premissa de que as mulheres são hipervulneráveis ou hipervulnerabilizadas, e indutivo, com a utilização de dados e estudos recentes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.subject.linhadepesquisaCONSTITUCIONALISMO, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoDIREITOS HUMANOSpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2663-3303pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Direito (Mestrado) - PPGD/ICJ

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_DesafiosMulherConsumidora.pdf851,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons