Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15496
Tipo: Dissertação
Data do documento: 15-Jul-2021
Autor(es): SOUZA, Allyson Fabrício Freitas
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Belém
Primeiro(a) Orientador(a): MESQUITA, Thiago Broni de
Título: História em jogo: do joystick à sala de aula
Citar como: SOUZA, Allyson Fabrício Freitas de. História em jogo: do joystick à sala de aula. Orientador: Thiago Broni de Mesquita. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15496. Acesso em:.
Resumo: No estudo da História tudo pode servir de objeto de estudo, de construções e objetos antigos a discursos e comportamentos atuais, os quais contribuem para um entendimento não só de sociedades passadas, mas como a nossa própria sociedade entende e representa aquelas que a antecederam. Jogos eletrônicos também podem ser incluídos na categoria de artefatos históricos tal como um vaso grego do século V a.C. e pelos mesmos motivos: é fruto de uma sociedade que dispunha de uma dada tecnologia à época da produção desse artefato e que estava inserido dentro de um contexto social, político e econômico específico. Com base nessa proposição nossa pesquisa apresenta uma parte da história dos videogames, de seu surgimento ao ponto em que se consolidaram no mercado de entretenimento, depois discute e analisa narrativas históricas específicas encontradas em alguns jogos comerciais que podem ser utilizados no ensino de História, e, por fim, traz uma reflexão geral a respeito dos potenciais desses jogos. No que diz respeito aos objetivos específicos pretendemos fazer o aluno (i) perceber como um passado distante é apresentado e representado por pessoas de uma época bem posterior e que a seleção de fatos e personagens não pode mudar o passado, mas pode ressignificá-lo sob outras óticas; (ii) relacionar conceitos desenvolvidos em sala de aula com as situações encontradas no jogo; (iii) colocar a diversão como um elemento cativante no processo de ensino-aprendizagem de assuntos presentes no conteúdo programático.
Abstract: In the study of history, everything can serve as an object of study, from ancient constructions and objects to current discourses and behaviors, which contribute to an understanding not only of past societies, but how our own society understands and represents those that preceded it. Electronic games can also be included in the category of historical artifacts such as a Greek vase from the 5th century BC and for the same reasons: it is the result of a society that had a given technology at the time of the production of this artifact and that was inserted within a context social, political and economic. Based on this proposition, our research presents a part of the history of video games, from their emergence to the point where they consolidated in the entertainment market, then discusses and analyzes specific historical narratives found in some commercial games that can be used in teaching History, and finally, it brings a general reflection about the potential of these games. With regard to the specific objectives, we intend to make the student (i) realize how a distant past is presented and represented by people from a much later time and that the selection of facts and characters cannot change the past, but it can re-signify it from other perspectives; (ii) relate concepts developed in the classroom with situations found in the game; (iii) place fun as a captivating element in the teaching-learning process of subjects present in the syllabus.
Palavras-chave: Videogames
Narrativa histórica
Ensino de História
Ensino-aprendizagem
Historical narrative
History teaching
Teaching-learning
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_HistoriaJogoJoystick.pdf9,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons