Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15512
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAMPOS JÚNIOR, João Thomaz de-
dc.date.accessioned2023-04-12T18:52:03Z-
dc.date.available2023-04-12T18:52:03Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationCAMPOS JÚNIOR, João Thomaz de. O Ensino em História na Educação do Campo durante a pandemia de 2020/2021. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15512. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15512-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the teaching, during the year 2020. Starting from the perspective of the need to understand the effects of the covid 19 pandemic (Corona virus) in rural education, having as object of analysis the teaching of the discipline of history. The study for the research was carried out at the school E. E. E. F. M of Campo Professor Benedita Lima Araújo, which is located approximately one kilometer from PA-151, in the community of Murutinga, interior of the municipality of Abaetetuba in the lower Tocantins region, belonging to the rural area. This research project aims to analyze, how the teaching of the discipline of history was written within this period and what were the strategies adopted by the State, Department of Education, School Coordination to enable teaching`, and investigate what strategies the teacher used to achieve the proposed objectives`. The study presented here in this work is part of the research line of historical knowledge in the school space, of the Graduate Course PROFHistória (UFPA), since the focus is on the training of both the teacher and the student during the period of the year 2020. The product to be developed is a guide " that demonstrates the possibilities of Distance Learning within field education, in which it values its specificities and that is capable of creating socialization between students and members of the school community.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-04-12T18:51:54Z No. of bitstreams: 2 Lista de TCCs - Graduação e Especialização.doc: 312320 bytes, checksum: 7616d0983d24fca47a32ab6cde672f4a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2023-04-12T18:52:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Lista de TCCs - Graduação e Especialização.doc: 312320 bytes, checksum: 7616d0983d24fca47a32ab6cde672f4a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-12T18:52:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lista de TCCs - Graduação e Especialização.doc: 312320 bytes, checksum: 7616d0983d24fca47a32ab6cde672f4a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCOVID 19pt_BR
dc.subjectEnsino a Distânciapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectField Educationen
dc.subjectDistance learningen
dc.titleO Ensino em História na Educação do Campo durante a pandemia de 2020/2021pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.contributor.advisor1NUNES, Francivaldo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125313573133140pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8743818161358335pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar o ensino, durante o ano de 2020. Partindo da perspectiva sobre a necessidade de compreender os efeitos da pandemia da COVID 19 (Corona Vírus) na Educação do Campo, tendo como objeto de análise o ensino da disciplina de História. O estudo para a pesquisa foi realizado na escola E.E.E.F. M do Campo Professora Benedita Lima Araújo, que está localizada a aproximadamente um quilômetro da PA-151, na comunidade do Murutinga, interior do Município de Abaetetuba na Região do Baixo Tocantins, pertencente a zona rural. Este projeto de pesquisa objetiva analisar, ´´como o ensino da disciplina de história foi redigida dentro deste período e quais foram as estratégias adotadas pelo Estado, Secretaria de Educação, Coordenação Escolar para viabilizar o ensino``, e investigar ´´quais as estratégias o professor usou para alcançar os objetivos propostos``. O estudo aqui apresentado neste trabalho se enquadra na linha de pesquisa dos Saberes históricos no espaço escolar, do curso de pós-graduação PROFHistória (UFPA), uma vez que, o foco é a formação tanto do professor quanto do aluno durante o período do ano de 2020. O produto a ser desenvolvido é um ´´Guia`` que demonstre as possibilidades de Ensino a Distância dentro da Educação do Campo, em que valorize suas especificidades e que seja capaz de criar socialização entre os educandos e membros da comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2750-0625pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoHistoriaEducacao.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons