Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15513
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 24-may-2021
Autor(es): OLIVEIRA, Antônio Jefferson Paiva
metadata.dc.description.affiliation: EMEFS - Escola Municipal de Ensino Fundamental São José
Primer Orientador: NUNES, Francivaldo Alves
Título : A escola e a terra: ensino de História e Educação em situações de conflitos nas séries iniciais da Escola José Valmeristo, assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará
Citación : OLIVEIRA, Antônio Jefferson Paiva. A escola e a terra: ensino de História e Educação em situações de conflitos nas séries iniciais da Escola José Valmeristo, assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15513. Acesso em:.
Resumen: Esta dissertação propõe analisar as práticas pedagógicas utilizadas sobre o Ensino de História na escola José Valmeristo com o objetivo de analisar as ações históricas voltadas para os alunos das séries iniciais na escola José Valmeristo. Nesse sentido será apresentado um método de ensino de história para esses alunos. Será realizada a operação historiográfica combinando um lugar social onde as práticas que se relacionam ao método e a escrita. Os objetivos alcançados deram-se de forma presencial no assentamento e na escola, entrevistando professores e alunos, para a compreensão das lacunas existentes, sobre o Ensino de História na referida escola. Aqui se abordam a memória e a consciência histórica desses alunos, como pontos investigativos se eles possuem um determinado conhecimento, sobre a história local das terras em que eles vivem. Partindo de pressupostos teóricos e metodológicos que dialogam sobre o tema. Sobre a consciência histórica serão abordados autores que dialogam com o tema. É relevante a abordagem da ocupação das terras da fazenda cambará porque esse território está ligado a um passado de conflitos e envolve um personagem muito emblemático na região nordeste do Pará, que é o gatilheiro Quintino Lira. Através dessas análises, é possível a confecção de um produto didático para a aplicação e também como um suporte pedagógico a ser aplicado pelos professores na escola na escola José Valmeristo.
Resumen : This dissertation aims to analyze the pedagogical practices used in the Teaching of History at José Valmeristo school with the aim of analyzing the historical actions aimed at early grade students at José Valmeristo school. In this sense, a method of teaching history will be presented to these students. The historiographic operation will be carried out combining a social place where practices that relate to method and writing. The achieved objectives took place in person at the settlement and at the school, interviewing teachers and students, in order to understand the existing gaps, about the Teaching of History in that school. Here, the memory and historical awareness of these students are approached, as investigative points if they have a certain knowledge about the local history of the lands in which they live. Based on theoretical and methodological assumptions that dialogue on the subject. Authors who dialogue with the theme will be approached about historical consciousness. The approach to the occupation of the lands of the Cambará farm is relevant because this territory is linked to a past of conflicts and involves a very emblematic character in the northeast region of Pará, the triggerman Quintino Lira. Through these analyses, it is possible to make a didactic product for application and also as a pedagogical support to be applied by teachers in the school at José Valmeristo school.
Palabras clave : Ensino de História
Conflitos agrários
Educação no Campo
Nordeste do Pará
Memória
History teaching
Agrarian conflicts
Education in the Field
Northeast of Pará
Memory
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EscolaTerraEnsino.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons