Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15535
Tipo: Dissertação
Data do documento: 17-Nov-2022
Autor(es): FRANCO, Leonardo Mesquita
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): COSTA, Renato Pinheiro da
Título: Ensino de História e Educação Patrimonial em um cenário digital
Citar como: FRANCO, Leonardo Mesquita. Ensino de História e Educação Patrimonial em um cenário digital. Orientador: Renato Pinheiro da Costa. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15535. Acesso em:
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo discutir a realização do ensino de história, com o recurso da educação patrimonial através dos novos formatos de linguagem empregado na rede social do Instagram. Desse modo, problematizo se é possível diante da rede de relacionamento do Instagram promover tópicos de formação que visem a construção de práticas de ensino-aprendizagem para a preservação e o registro do patrimônio histórico cultural a partir da criação de espaços de memória? Para responder tal questão foi constituída uma estrutura dissertativa com base na análise de bibliografias e conceitos do campo das Tecnologias da Informação e Comunicação, discutir historiograficamente o lócus da pesquisa que é a cidade de Bragança, delimitado pela manifestação cultural da Marujada que ocorre durante os festejos de São Benedito associado ao ensino de história local. Além disso, foi feita uma pesquisa cooperativa por meio de uma sequência didática com alunos do 7º ano da escola Mário Queiroz do Rosário, o que deu subsídios para concluir que no tocante ao ensino de história e ao currículo escolar da disciplina História, os elementos do patrimônio histórico e cultural do local tem um potencial educacional que aproxima os alunos da disciplina escolar e dos conteúdos de história, mas para que isso ocorra o professor deve lançar mão de métodos e recursos atuais, como os do campo das tecnologias digitais das redes sociais como instrumento de divulgação, valorização e preservação do patrimônio cultural da cidade.
Abstract: This thesis aims to discuss the teaching of history using the education in heritage tool, with a new language form of social networks such as Instagram. Therefore, the relationship in Insta-gram is problematized with a question: is possible to promote topics of teaching and teaching-learning practices that aim at the conservation and recording of historical and cultural heritage making memories spaces? Aiming to answer this question we use critical bibliographical data, which was analyzed during the research, about many different fields such as Information tech-nology, and communication, and build a historiographic discussion using the locus of research in Bragança (Brazil, Pará). The Marujada of Benedict the Moor (Benedetto da San Fratello) a cultural manifestation is a specific focus point that is used in teaching local history. Also, it had collaborative research using a teaching schedule of middle school (7th grade) students at Mário Queiroz do Rosário, this gave us searchability about the history teaching in the school curricu-lum of history subject, in this case, the elements of cultural and historical local heritage has the biggest potential into the classes because the students come from near of history subject, in turn to this the teachers should use new methods and tools, as a technological tool of social networks as advisement, valorization, and preservation tool from the cultural heritage of the city.
Palavras-chave: Ensino de História
Educação Básica
Redes sociais
Educação Patrimonial
Festa da Marujada
History teaching
Basic Education
Social network
Education Heritage
Marujada Feast
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoHistoriaEducacao.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons