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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15539
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 31-Ago-2020 |
Autor(es): | BARARUÁ, Marcus Vinícius Valente |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | LIMA, Maria Roseane Corrêa Pinto |
Título: | A formação dos docentes de História e a Lei nº 11.645/2008: mudanças de perspectivas no trato da temática indígena no ensino de História (2008-2018) |
Citar como: | BARARUÁ, Marcus Vinícius Valente. A formação dos docentes de História e a Lei nº 11.645/2008: mudanças de perspectivas no trato da temática indígena no ensino de História (2008-2018). Orientadora: Maria Roseane Corrêa Pinto Lima. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15539. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho pretende compreender as transformações ocorridas na formação inicial de professores e professoras de história em relação à temática indígena após a promulgação da Lei nº 11.645/2008 até o ano de 2018. O objetivo geral da dissertação é analisar a mudança de perspectiva sobre o agente histórico indígena nos documentos oficiais das faculdades de História da Universidade Federal do Pará (os Campi Belém, Bragança e Tocantins/Cametá) através das disciplinas, no desenvolvimento do planejamento curricular, projetos de pesquisa e extensão. Os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s) são as diretrizes da graduação de licenciatura em história, sendo uma fonte de percepção das mudanças ocorridas após a Lei nº 11.645/2008. Também como objetivo, analisar os relatos de experiência dos docentes formadores de professores e professoras de História da Educação Básica, possibilitando analisar as ações pedagógicas e acadêmicas realizadas após a promulgação da legislação, principalmente, para lecionar em sala de aula. As fontes documentais e orais foram analisadas através dos conceitos da decolonialidade e da interculturalidade crítica. Por meio das reflexões observou-se que as transformações em relação à temática indígena na formação de professores e professoras de História ocorreram de maneira particular a cada região dos campi da Universidade Federal do Pará. As maiores mudanças de perspectiva em relação à temática indígena nas graduações de licenciatura em história no Estado do Pará são perceptíveis no trabalho protagonizado pelos docentes que pesquisam, ensinam e promovem a História Indígena e do Indigenismo. Como desdobramento das reflexões nesta dissertação, foi desenvolvida uma cartilha que tem a intenção de apresentar o conceito da interculturalidade crítica e como essa linha de pensamento pode ser utilizada na formulação de sequências didáticas que valorizam a luta política, o conhecimento e a história dos povos indígenas brasileiros. |
Abstract: | This work intends to comprehend the transformations that occurred in the initial formation of history teachers regarding the indigenous thematic after the promulgation of the law number 11.645/2008 until the year of 2018. The general goal of the thesis is to analyze the change of perspective about the indigenous historical agent in the official documents of Federal University of Pará’s History faculties (from Belém, Bragança, Tocantins/Cametá campuses) through the subjects, in the development of the curricular planning, research and extension projects. The Pedagogical Projects of Course (PPC’s) are the guidelines for the history degree, being a source of perception in the changes that occurred after the law number 11.645/2008. It is also a goal to analyze the experience reports from the faculty who trained the history teachers for the Elementary Education, making it possible to analyze the academic and pedagogic actions held after the promulgation of the legislation, mainly to teach in class. The documental and oral sources were analyzed through the concepts of decoloniality and critical interculturality. Through the considerations it was noted that the transformations regarding the indigenous thematic in the formation of history teachers occurred in a particular way at each campus of the Federal University of Pará. The changes perceived on the research about the changes of perspective regarding the indigenous thematic in history degree of UFPA’s three selected campus are highlighted by the work featured by teachers who research, teach and promote the Indigenous History and Indigenism. The Intervention Project developed is a booklet which has the intention to present the concept of critical interculturality and how this line of thought can be used on the formulation of didactic sequences that values the political fight, the knowledge and the history of brazilian indigenous people. |
Palavras-chave: | ProfHistória Ensino de História Relações étnico-raciais Currículo de História Decolonialidade Interculturalidade History teaching Ethnic-racial relations History Curriculum Decoloniality Interculturality |
Área de Concentração: | ENSINO DE HISTÓRIA |
Linha de Pesquisa: | LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Ananindeua |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte: | Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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