Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15540
Tipo: Dissertação
Data do documento: 22-Dez-2021
Autor(es): MORAES, Ieda Palheta
Afiliação do(s) Autor(es): SESOL - Sistema de Ensino Sol
Primeiro(a) Orientador(a): CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos
Título: Gênero e ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção de cidadania
Citar como: MORAES, Ieda Palheta. Gênero e ensino de História: uma análise sobre a mobilização dos saberes docentes para a construção de cidadania. Orientador: Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves. 2023. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15540. Acesso em:.
Resumo: Essa dissertação problematizou como/se os (as) professores (as) de História da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paraense, localizada no município de Ananindeua no Estado do Pará, mobilizam seus saberes docentes no desenvolvimento de discussões de gênero e, se essa discussão contribui para a construção de cidadania dos (as) alunos (as). Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram professores (as) de história, a diretora e uma das coordenadoras educacionais da escola supracitada. O trabalho foi desenvolvido em quatro etapas, com a catalogação das fontes e leituras para os referenciais teóricos e metodológicos que embasaram a investigação. Realizamos entrevistas semiestruturadas, com análise de discurso dos (as) professores (as) da referida escola. Também recolhemos alguns documentos como: BNCC, DCEPA, PPP, Livro didático, ocorrência escolar, para cruzarmos essas informações com as entrevistas semiestruturadas, nos permitindo construir um panorama geral sobre a discussão de gênero e cidadania realizadas por esses (as) docentes. A partir dos primeiros resultados das entrevistas realizamos um minicurso de formação continuada para os (as) docentes, visando discutir e ampliar a perspectiva sobre as questões de gênero e cidadania no ensino de história. Após a conclusão do minicurso produzimos um instrumento didático formado por um conjunto de sequências didáticas, uma para cada série do ensino fundamental II. Com essa proposta buscamos trazer novas perspectivas sobre o protagonismo, as vivências e os desafios (im) postos sobre os corpos das mulheres negras, pois, observamos que essa é uma discussão pouco explorada nas aulas de história, em geral a visão que persiste é a de submissão e escravidão.
Abstract: The present work problematized how/if the history teachers of Primary and High Paraense School, located in the city of Ananindeua in State of Pará, mobilize their teaching knowledge in the development of gender discussions and, if this discussion contributes to the construction of students citizenship. The participants of this research were history teachers, the principal and one of the educational coordinators of the aforementioned school. The work was developed in four stages, with the cataloging of sources and readings for the theoretical and methodological references that supported the investigation. We carried out semi-structured interviews, with discourse analysis of the teachers from that school. We also collected some documents such as: BNCC, DCEPA, PPP, textbook, school occurrence, to cross this information with the semi-structured interviews, allowing us to build an overview of gender and citizenship discussion carried out by these teachers. Based on the first results of the interviews, we carried out a mini-course of continuing education for teachers, aiming to discuss and expand the perspective on gender and citizenship issues in history teaching. After completing the mini-course, we produced a didactic instrument formed by a set of didactic sequences, one for each grade of elementary school II. With this proposal we seek to bring new perspectives about the protagonism, experiences and challenges imposed on black women bodies, as we observe that it is a discussion little explored in history classes, in general the view that persists is one of submission and slavery.
Palavras-chave: Ensino de História
Gênero
Cidadania
Saberes docentes
Sequência didática
History teaching
Gender
Citizenship
Teaching Knowledge
Didactic sequence
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_GeneroEnsinoHistoria.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons