Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15543
Tipo: Dissertação
Data do documento: 22-Dez-2022
Autor(es): RODRIGUES, Irailton Brabo
Afiliação do(s) Autor(es): SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Primeiro(a) Orientador(a): LEAL, Luiz Augusto Pinheiro
Título: Branquitude na escola: percepções, relações, poder e resistências
Citar como: RODRIGUES, Irailton Brabo. Branquitude na escola: percepções, relações, poder e resistências. Orientador: Luiz Augusto Pinheiro Leal. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15543. Acesso em:.
Resumo: O texto dissertativo que se segue é o resultado final de nossos estudos no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, o ProfHistória UFPA, e apresenta como tema BRANQUITUDE NA ESCOLA: PERCEPÇÕES, RELAÇÕES, PODER E RESISTÊNCIAS. Buscamos analisar como estudantes e professores da escola, assim como a comunidade escolar, que é majoritariamente negra, percebem ou não percebem como a branquitude está inserida e funciona na escola, no ensino de História e na sociedade enquanto poder; como funcionam suas relações; e de que forma se apresentam as resistências. A partir da obtenção de dados quantitativos e qualitativos, buscamos apoio nos conceitos e estudos sobre a branquitude, Ensino de História, decolonialidade e relações étnico-raciais, fazendo os diálogos pertinentes e apontando caminhos que contribuam para melhorarmos e acumularmos conhecimentos, informações e formação para quem sabe podermos combater e superar problemas relacionais, educacionais e raciais. Assim, faz parte desta dissertação também cartilha com as descrições que formam o percurso de nossas experiências até chegarmos ao debate sobre a branquitude que fazemos atualmente, com sugestões de intervenções (in) formativas para os grupos pesquisados na escola e com possibilidade de expansão para outros espaços.
Abstract: The dissertation text that follows is the final result of our studies in the Professional Master's Program in History Teaching, ProfHistória UFPA, in which we present as a theme - WHITENESS AT SCHOOL: PERCEPTIONS, RELATIONS, POWER AND RESISTANCE. We seek to analyze how students and teachers at the school and also the school community, which is mostly black, perceive or do not perceive how whiteness is inserted and works at school, in the teaching of History and in society as power; how their relationships work; and how the resistances are presented. From obtaining quantitative and qualitative data, we seek support in the concepts and studies on whiteness, History Teaching, decoloniality and ethnic-racial relations, making the pertinent dialogues and pointing out paths that contribute to improving and accumulating knowledge, information and training for those who knows that we can combat and overcome relational, educational and racial problems. Thus, part of this dissertation is also a booklet with the descriptions that form the course of our experiences until we reach the debate about whiteness that we currently have, with suggestions for (in) formative interventions for the groups researched at school and with the possibility of expansion to other spaces.
Palavras-chave: Ensino de História
ProfHistória
Branquitude na escola
Cartilha
History teaching
Whiteness at school
Primer
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_BranquitudeEscolaPercepcoes.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_CaminhosParaDebater.pdf10,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons