Quimicando: oficina Kit Encaixe: uma proposta pedagógica para o professor de Química em formação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-02-15

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

MELO, Barbara de Lima. Quimicando : oficina Kit Encaixe : uma proposta pedagógica para o professor de Química em formação. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici; Coorientador: Marcio Lima do Nascimento. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15553. Acesso em:.

DOI

Dentro da escola, é comum encontrar estudantes da Educação Básica com dificuldades em compreender o conteúdo de Classificação das Cadeias Carbônicas, tema presente nos estudos da Química Orgânica, uma vez que esse conteúdo é considerado abstrato no que consiste à visualização das estruturas orgânicas. Da mesma forma, o professor de Química possui dificuldades em trabalhar esse conhecimento científico e relacioná lo com o cotidiano do estudante. Diante do contexto, a pesquisa em tela parte da seguinte questão-foco: de que forma atividades didáticas que envolvem a aprendizagem mão na massa podem contribuir com professores de Química em formação, com vistas a potencializar estratégias de ensino e de aprendizagem de estudantes da Educação Básica? Para responder a esta questão, traçamos como objetivo geral: explorar atividades didáticas com professores de Química em formação que envolvam a aprendizagem mão na massa, por meio da realização de uma oficina para trabalhar conteúdos referentes à Classificação das Cadeias Carbônicas, com vistas a potencializar estratégias de ensino e de aprendizagem de estudantes da Educação Básica. O produto educacional final é intitulado “Quimicando: Oficina Kit Encaixe” e pretende colaborar para a prática docente do professor de Química em formação. A pesquisa aborda aspectos referentes a atividades práticas que utilizam materiais de baixo custo, presentes na aprendizagem mão na massa, a qual, por sua vez, encontra se inserida nas premissas do Movimento Maker. Essas atividades têm por objetivo desenvolver no estudante a capacidade crítica e criativa, relacionando o conteúdo teórico com a prática. Para tanto, também são discutidas a formação do professor de Química no Ensino Superior e as dificuldades de ensinar e aprender Química no Ensino Médio. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa, e o percurso metodológico foi dividido em três etapas, a saber: (i) pesquisa bibliográfica inicial, com levantamento de referenciais no Google Acadêmico e no Portal de Dissertações e Teses da Capes; (ii) desenvolvimento da primeira versão da oficina, com estruturação e testagem de um roteiro com uma turma de 15 acadêmicos de Química, do quinto semestre do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Federal do Pará, no campus de Belém do Pará; e (iii) desenvolvimento do produto educacional final, a partir do refinamento dos resultados. Os resultados da testagem foram avaliados como positivos pelos professores em formação, evidenciaram o comprometimento dos acadêmicos na realização das atividades propostas na oficina e demonstraram o potencial que as atividades mão na massa podem ter na configuração de práticas pedagógicas que privilegiem o protagonismo do estudante. O produto educacional é a estruturação de uma oficina. Entretanto, nos mestrados profissionais é importante a elaboração de algo tangível para que possa ser adequado e replicado em outros contextos. Desse modo, foi estruturado um roteiro de oficina para ficar disponível, descrevendo todos os passos da referida oficina, para que seja possível desenvolver e adequar as atividades previstas.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

MELO, Barbara de Lima. Quimicando : oficina Kit Encaixe : uma proposta pedagógica para o professor de Química em formação. Orientadora: Marianne Kogut Eliasquevici; Coorientador: Marcio Lima do Nascimento. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15553. Acesso em:.