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Tipo: Dissertação
Data do documento: 26-Ago-2022
Autor(es): CUNHA, Gabriel da Silva
Primeiro(a) Orientador(a): MESQUITA, Thiago Broni de
Título: O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
Citar como: CUNHA, Gabriel da Silva. O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA. Orientador: Thiago Broni de Mesquita. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569. Acesso em:.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo debater o conceito de autoritarismo e como o mesmo mobiliza questões como o revisionismo e o negacionismo sobre a ditadura militar brasileira. Para realizar tal objetivo, foi realizado um estudo de caso com os professores de história da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, instituição escolhida como lócus da pesquisa por conta das dificuldades oriundas da pandemia do novo coronavírus para este trabalho e pela possibilidade de analisar as experiências de um número maior de professores. A pesquisa também analisa de que modo essas narrativas estão presentes em diferentes ambientes e como se apresentam em seu local de trabalho, além de discutir os diferentes recursos e estratégias que podem ser utilizadas pelos professores no ensino sobre a ditadura militar brasileira. Como produto, foi feito um blog, com postagens construídas a partir das análises das referências bibliográficas, experiências relatadas pelos professores participantes e da análise de páginas dedicadas a disponibilizar recursos sobre a ditadura militar brasileira.
Abstract: This work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal University of Pará, an institution chosen as the locus of research due to the difficulties arising from the new coronavirus pandemic. The research also analyzes how these narratives are present in different environments and how they present themselves in their workplace, in addition to discussing the different resources and strategies that can be used by teachers in teaching about the Brazilian military dictatorship. As a product, a blog was created, with posts built from the analysis of bibliographic references, experiences reported by the participating teachers and the analysis of internet pages dedicated to providing resources about the Brazilian military dictatorship.
Palavras-chave: Ensino de História
ProfHistória
Ditadura Militar Brasileira
Cultura histórica
History teaching
Brazilian Military Ditactorship
Historical culture
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

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