Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15570
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 25-Sep-2020
metadata.dc.creator: CARDIN, Hortência Keize Araújo
metadata.dc.description.affiliation: CEPF - Centro Educacional Paula Frassinetti
metadata.dc.contributor.advisor1: DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo
Title: Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de História
Citation: CARDIN, Hortência Keize Araújo. Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de História. Orientador: José do Espírito Santo Dias Júnior. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15570. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O Ensino de História foi diretamente afetado pela sanção da Lei nº 10.639/2003 que torna obrigatória a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino, o Ensino de História ao longo da sua trajetória foi pautado em um currículo com base em uma visão eurocêntrica de mundo, o que acarretou na reprodução de estereótipos acerca do continente africano e de seus descendentes, desta forma, o objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância do ensino de história a partir de uma perspectiva decolonial e que possa contribuir de forma significativa para a formação de uma consciência histórica antirracista. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano e a partir de dados obtidos, foram propostas novas práticas e abordagens para o Ensino de História da África, que culminaram no produto final dessa dissertação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História com a produção de uma Tecnologia Educacional, materializada através de um jogo de tabuleiro denominado de “Decolonizando a África Antiga” que apresente a diversidade da África e da cultura afro-brasileira, contribuindo assim para que o sistema educacional torne-se cada vez mais voltado para a educação das relações étnicorraciais a partir de uma educação antirracista.
Abstract: The Teaching of History was directly affected by the sanction of Law nº 10.639 / 2003 which makes the theme of “Afro-Brazilian History and Culture” mandatory in the official curriculum of the Teaching Network, the Teaching of History along its trajectory was guided by a curriculum based on a Eurocentric world view, which resulted in the reproduction of stereotypes about the African continent and its descendants, thus, the objective of this research is to show the importance of teaching history from a decolonial perspective and that can contribute significantly to the formation of an anti-racist historical conscience. The research was carried out with 6th grade students and based on the data obtained, new practices and approaches were proposed for the Teaching of African History, which culminated in the final product of this dissertation in the context of the Postgraduate Program in Teaching History ( PROFHISTÓRIA) with the production of an Educational Technology, materialized through a board game called "Decolonizing Ancient Africa" that presents the diversity of Africa and Afro-Brazilian culture, thus contributing for the educational system to become more and more more focused on the education of ethnic-racial relations from an anti-racist education.
Keywords: Ensino de História
Prof.História
Jogos Educacionais
História africana
Antirracismo
History teaching
Educational games
African history
Antiracism
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DecolonizandoAfricaUso.pdf3,29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons