Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de História

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-09-25

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

CARDIN, Hortência Keize Araújo. Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de História. Orientador: José do Espírito Santo Dias Júnior. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15570. Acesso em:.

DOI

O Ensino de História foi diretamente afetado pela sanção da Lei nº 10.639/2003 que torna obrigatória a temática da “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino, o Ensino de História ao longo da sua trajetória foi pautado em um currículo com base em uma visão eurocêntrica de mundo, o que acarretou na reprodução de estereótipos acerca do continente africano e de seus descendentes, desta forma, o objetivo dessa pesquisa é mostrar a importância do ensino de história a partir de uma perspectiva decolonial e que possa contribuir de forma significativa para a formação de uma consciência histórica antirracista. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano e a partir de dados obtidos, foram propostas novas práticas e abordagens para o Ensino de História da África, que culminaram no produto final dessa dissertação no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História com a produção de uma Tecnologia Educacional, materializada através de um jogo de tabuleiro denominado de “Decolonizando a África Antiga” que apresente a diversidade da África e da cultura afro-brasileira, contribuindo assim para que o sistema educacional torne-se cada vez mais voltado para a educação das relações étnicorraciais a partir de uma educação antirracista.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br

item.page.dc.location.country

Citação

CARDIN, Hortência Keize Araújo. Decolonizando a África: o uso da tecnologia educacional para uma educação antirracista no ensino de História. Orientador: José do Espírito Santo Dias Júnior. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15570. Acesso em:.